+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Altas Velocidades com Rádio

    Bom dia a todos os colegas.

    Meus clientes são 95% no interior, e hoje meus planos são de 5M, 10m e 15M. Mas sei que eles estão precisando de mais banda, pois sua utilização esta bem parecida com a da cidades. Temos até stremer aqui no interior.

    Preciso levar mais banda, exmeplo: Planos de 10M, 20M, 30M e 50M, o que fazer?

    Trabalhar com quais equipamentos, UBNT ou Mikrotik?
    Tecnologia AC seria a minha resposta?
    Equipamentos mais robustos como Mimosa ou Cambium?

    Alguém com cenário parecido? Alguma ideia?

  2. #2

    Padrão Re: Altas Velocidades com Rádio

    Se puder, vá de rádios licenciados.

  3. #3

    Padrão Re: Altas Velocidades com Rádio

    os radios ac ja consegue entregar esta banda seja ubiquit ou cambium, ubiquit preço acho mais acessivel que cambium.

  4. #4

    Padrão Re: Altas Velocidades com Rádio

    Citação Postado originalmente por thefox Ver Post
    Se puder, vá de rádios licenciados.
    Rádio licenciado no cliente? Vai quebrar o provedor... Vai de litebem AC. Distâncias de até 5Km você consegue essas bandas tranquilamente.

  5. #5

    Padrão Re: Altas Velocidades com Rádio

    Ai e loko de mais vender 50 Mb no radio pros clientes, se colocar 10 clientes nesse painel ai ele tem q passar no minimo 250 mb pra ter a metade da banda disponivel, imagina o tanto de painel que vc teria que ter em uma unica torre pra atender uns 100 clientes com alta velocidade, o melhor seria investir em fibra pq radio sempre vai ser limitado mesmo sendo em Ac.

  6. #6

    Padrão Re: Altas Velocidades com Rádio

    Bom dia amigo, vou te passar um cenário que tenho aqui com meu provedor. Tenho uma torre em uma serra que tem 1020m de altura segundo o google earth ao redor dessa serra tem vários sítios e chácaras (clientes em média de 2 a 8km da torre) Tenho 02 painéis de 90º x 20dBi com Rocket AC Gen2 (os painéis estão configurados em modo AP misto (AC e N), num deles tem 17 conectados, uns 10 com litebeam ac gen2, um com powerbeam ac gen2, e o restante com litebeam m5. Vendo planos de 15 a 60MB, se fossem todos ac seria melhor ainda, por serem 2x2 e acredito que o algoritmo do rádio trabalharia com mais folga... Até o momento tudo tranquilo, latência EXCELENTE. Apesar de planos "altos" ainda não observei mais que 100MB de tráfego. (Por ser um lugar muito alto sempre chove mais nessa área, mas mesmo assim até o momento sem grandes quedas de performance. Pode ir sem medo.

  7. #7

    Padrão Re: Altas Velocidades com Rádio

    Um adendo, caso você esteja em uma torre com MUITA interferência, pode usar como ap os Prismstation da UBNT, segue vídeo do produto, nunca usei, mas aparentemente é muito bom: