+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ccr-1036 com tx/rx drop na conexão pppoe

    Pessoal, estou com uma ccr 1036 com 1300 clientes pppoe, mas notei que todos os clientes estão tendo drop tx/rx. Isto seria consequência da ccr não esta suportando todos estes clientes. O consumo de banda desta rb é na casa de 1.1 gb.

  2. #2

    Padrão Re: Ccr-1036 com tx/rx drop na conexão pppoe

    Detalhe, o processamento máximo da rb não passa dos 15%

  3. #3

    Padrão Re: Ccr-1036 com tx/rx drop na conexão pppoe

    Boa noite.
    São poucas informações para um diagnóstico.
    o ideal seria vc criar um usuário com privilégio de "somente leitura", para que eu possa analisar e tentar te ajudar.

  4. #4

    Padrão Re: Ccr-1036 com tx/rx drop na conexão pppoe

    Esse drop eh na interface VLAN ou eh no usuário PPPoE?

  5. #5
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    @jasonlinux Amigo, tem muitos motivos para isso estar acontecendo, a quantidade de clientes e banda não é tão relevante e sim a quantidade de pacotes. Dependendo de quais portas está usando pode estar saturando a quantidade que o chip consegue processar nesta porta ou grupo de portas. Como sempre digo, MikroTik é um ótimo OS mas quando se trata de Hardware tem alguns problemas, e também tem o fato de falta de conhecimento, geralmente quando alguém pretende comprar um equipamento vai logo perguntando pro amigo ou aqui no fórum antes de ir no site do fabricante e olhar o datasheet que é bem detalhado.

    Se tiver duvidas ou quiser uma análise profissional acesse:

    https://facebook.com/provedorfacil

  6. #6

    Padrão Re: Ccr-1036 com tx/rx drop na conexão pppoe

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    Esse drop eh na interface VLAN ou eh no usuário PPPoE?
    Os drops estão acontecendo no usuário pppoe

  7. #7

    Padrão Re: Ccr-1036 com tx/rx drop na conexão pppoe

    Este concentrador tem mais de 2 anos ativos de funcionando normal, mas agora resolvemos adicionar mais clientes a esta ccr, a partir dos 1000 clientes conectados notei que começou a acontecer os drops de pacotes no usuários pppoe. Ja estamos providenciando outro concentrador para dividirmos a carga desta ccr.

  8. #8

    Padrão Re: Ccr-1036 com tx/rx drop na conexão pppoe

    Citação Postado originalmente por FernandoB Ver Post
    @jasonlinux Amigo, tem muitos motivos para isso estar acontecendo, a quantidade de clientes e banda não é tão relevante e sim a quantidade de pacotes. Dependendo de quais portas está usando pode estar saturando a quantidade que o chip consegue processar nesta porta ou grupo de portas. Como sempre digo, MikroTik é um ótimo OS mas quando se trata de Hardware tem alguns problemas, e também tem o fato de falta de conhecimento, geralmente quando alguém pretende comprar um equipamento vai logo perguntando pro amigo ou aqui no fórum antes de ir no site do fabricante e olhar o datasheet que é bem detalhado.

    Se tiver duvidas ou quiser uma análise profissional acesse:

    https://facebook.com/provedorfacil
    pelo o contrário amigo, o hardware é ótimo mas o routerOS peca muito.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jasonlinux Ver Post
    Pessoal, estou com uma ccr 1036 com 1300 clientes pppoe, mas notei que todos os clientes estão tendo drop tx/rx. Isto seria consequência da ccr não esta suportando todos estes clientes. O consumo de banda desta rb é na casa de 1.1 gb.
    Bom dia amigo. Conseguiu resolver? Também estou com mesmo problema numa 1036. Tenho 2 concentradores 1036, um com 750 clientes v6.45.8 e outro com 150 clientes v6.43.13. Onde tenho drop é somente no tx(download) dos clientes. Nada de ether, vlan, link, nada. Conversei com um amigo que mexe há mais tempo e também nunca viu isso. Eu suspeito que possa ser versão do RouterOS. Não fiz downgrade mas estou pegando o máximo de informação possível antes de executar.

    Edit: O drop ocorre na 1036 com 750 clientes. Ambas tenho transmissão por fibra e rádio. Reforçando, nada de drops em outras interfaces.
    Última edição por MrPaul; 08-04-2020 às 09:21. Razão: Complementando

  10. #10

    Padrão Re: Ccr-1036 com tx/rx drop na conexão pppoe

    Olha da uma checada no MTU da sua rede toda, digo todo o percurso que esse pacote faz até chegar ao cliente.

    Vamos supor que a sua rede seja o roteador de borda, switch gerencial, servidor PPPoE, olt e onu
    Então o pacote passa por todos esses ativos, confira se o MTU está o mesmo em toda a sua rede.

    Se não for o mesmo tamanho em todos os ativos vc pode sofre drop em algumas circunstâncias. Então vale apena conferir isso!!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    Olha da uma checada no MTU da sua rede toda, digo todo o percurso que esse pacote faz até chegar ao cliente.

    Vamos supor que a sua rede seja o roteador de borda, switch gerencial, servidor PPPoE, olt e onu
    Então o pacote passa por todos esses ativos, confira se o MTU está o mesmo em toda a sua rede.

    Se não for o mesmo tamanho em todos os ativos vc pode sofre drop em algumas circunstâncias. Então vale apena conferir isso!!
    Farei essa verificação e postarei aqui. Obrigado.

  12. #12

    Padrão Re: Ccr-1036 com tx/rx drop na conexão pppoe

    Galera aqui tb tenho esses drop e nao da problema algum, o drop começa a contar quando o cliente atinge banda maxima, esse é o controle de banda atuando! Alguém ai alegou que só ta tendo no download, pq o upload raramente é saturado...

  13. #13

    Padrão Re: Ccr-1036 com tx/rx drop na conexão pppoe

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Galera aqui tb tenho esses drop e nao da problema algum, o drop começa a contar quando o cliente atinge banda maxima, esse é o controle de banda atuando! Alguém ai alegou que só ta tendo no download, pq o upload raramente é saturado...
    Amigo, como informei tenho 2 concentradores utilizando radius e onde tenho menos cliente não dá perda nenhuma e tbm já atingiram o limite várias vezes. Então não acredito que seja isso.