+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Interface Mikrotik - Não registra acima de 100M Full Duplex

    Boa noite prezados..

    Estou enfrentando um problema que não consigo entender onde esta sendo o erro:

    Minha interface ether2 (que esta conectado à um Rádio B5C "Mimosa" não registra 1G ou seja, não consigo fazer passar mais de 100M.

    RB4011iGS+ "atualizada para ultima versão estável" sendo que na ether1 esta perfeito, registrado 1G que faz link com um EDD Datacom.

    Não vejo erros nos logs, obs: na outra ponta do enlace, tenho um RB3011 com outra B5C, esta 1G perfeito.

    A configuração esta dessa forma atualmente como anexo:

    Já tentei de todos os modos as configurações, e não sobre para 1G.

    Por favor, alguem já teve e solucionou esse problema?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Log.PNG
Visualizações:	88
Tamanho: 	2,3 KB
ID:      	69763   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ethernet.PNG
Visualizações:	145
Tamanho: 	8,1 KB
ID:      	69764  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Status.PNG
Visualizações:	176
Tamanho: 	13,6 KB
ID:      	69765  

  2. #2

    Padrão Re: Interface Mikrotik - Não registra acima de 100M Full Duplex

    Já verificou o estado do cabo que você tá usando?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por patriciomartins Ver Post
    Já verificou o estado do cabo que você tá usando?


    Bom dia, obrigado por responder... uso esse cabo:
    Cabo Lan Cat6 Furukawa Soho Plus 24wgx4p 100% cobre.

    Optei por esse cabo com a informação de ser de grande qualidade, e possuem apenas 7 metros de comprimento, alimentação fonte 24v - 0.8mp com injetor original da B5C.

    Obrigado por estar ajudando amigo.

  4. #4

    Padrão Re: Interface Mikrotik - Não registra acima de 100M Full Duplex

    Qual o tráfego que tá passando atualmente na ether1 e nas demais?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por patriciomartins Ver Post
    Qual o tráfego que tá passando atualmente na ether1 e nas demais?
    Na ether2 que chega o conteúdo da rede que fica lacrado em 100 megas, na tenho ethr1 tenho link disponível de 200 megas para Transito IP.

    Ou seja, deveria estar passando e muito a banda, mas como apenas 100 megas na interface, o gargalo esta feito.

  6. #6

    Padrão Re: Interface Mikrotik - Não registra acima de 100M Full Duplex

    Já testou outras portas desse equipamento, ou em outro equipamento pra ver se o problema persiste?

    Talvez seja preciso coloca estático tanto na mimosa quanto na sua RB pra funcionar em Giga

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por patriciomartins Ver Post
    Já testou outras portas desse equipamento, ou em outro equipamento pra ver se o problema persiste?

    Talvez seja preciso coloca estático tanto na mimosa quanto na sua RB pra funcionar em Giga
    Já tentei em dois outro equipamentos, RB760 e RB1100Ah inclusive em outras portas dessa RB4011 mesmo.

    O que me deixa pensativo, é porque do outro lado, esta perfeito. só falta uma unica coisa, "cabo" que não troquei ainda.

  8. #8

    Padrão Re: Interface Mikrotik - Não registra acima de 100M Full Duplex

    Na mimosa a negociação tá automática?

  9. #9

    Padrão Re: Interface Mikrotik - Não registra acima de 100M Full Duplex

    Citação Postado originalmente por seafiber Ver Post


    Bom dia, obrigado por responder... uso esse cabo:
    Cabo Lan Cat6 Furukawa Soho Plus 24wgx4p 100% cobre.

    Optei por esse cabo com a informação de ser de grande qualidade, e possuem apenas 7 metros de comprimento, alimentação fonte 24v - 0.8mp com injetor original da B5C.

    Obrigado por estar ajudando amigo.

    boa tarde eu amigo .. nao sei ainda mais vc vai me dizer .. '' alimentação fonte 24v - 0.8mp com injetor original da B5C.'' esta no msm cabo que vc citou acima ?? caso sim ! esse e seu problema .. o cabo sao 4 pares ''8 fios'' 2 pares ''4fios'' sao usados para dados e os outros 2 pares ''4fios'' sao usados para alimentar ... entao por sua vez so vai trafegar ate 100M msm passe um cabo so para alimentar seus equipamentos e outro so para dados que vai dar tudo certo .. caso eu esteja errado ou equivocado alguem me corrija vlw forte abraco ..
    lembrando que a intencao e sempre ajudar vlw

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por patriciomartins Ver Post
    Na mimosa a negociação tá automática?
    Sim, esta "auto" ambos os lado.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adrianoal00 Ver Post
    boa tarde eu amigo .. nao sei ainda mais vc vai me dizer .. '' alimentação fonte 24v - 0.8mp com injetor original da B5C.'' esta no msm cabo que vc citou acima ?? caso sim ! esse e seu problema .. o cabo sao 4 pares ''8 fios'' 2 pares ''4fios'' sao usados para dados e os outros 2 pares ''4fios'' sao usados para alimentar ... entao por sua vez so vai trafegar ate 100M msm passe um cabo so para alimentar seus equipamentos e outro so para dados que vai dar tudo certo .. caso eu esteja errado ou equivocado alguem me corrija vlw forte abraco ..
    lembrando que a intencao e sempre ajudar vlw
    O cabo é 4 pares, correto, dois deles, branco_marrom/marrom é para energia, PoE, não tem como passar dois cabos, o conector/conexão é único! Alimentação B5C é unicamente via PoE.
    Última edição por seafiber; 01-09-2019 às 15:13. Razão: Acrescentei informações.

  12. #12

    Padrão Re: Interface Mikrotik - Não registra acima de 100M Full Duplex

    Coloca estático nos dois lados e faz o teste pra ver se identifica, aqui numa que eu uso já tive que fazer isso

  13. #13

    Padrão Re: Interface Mikrotik - Não registra acima de 100M Full Duplex

    Citação Postado originalmente por seafiber Ver Post
    dois deles, branco_marrom/marrom é para energia, PoE
    Então, isso é em poe 802.3af pra 100M! Com poe gigabit esses pinos com alimentação também tem dados.

    Então... você está usando o injetor poe original? Porque se tem alimentação DC vindo de sistema solar ou no break DC tem que comprar injetor poe gigabit. Tanto 802.3af como 802.3at tem padrão 100M e gigabit, esses Mimosa aceitam os 2 padrões, mas pra rolar gigabit precisa injetor gigabit (A tensão não vai direto nos pinos, há um trafinho/bobina, injetor gigabit por isso é mais caro que injetor 100M).

    Ou se está com injetor gigabit 802.3af, talvez se a troca de cabo não resolver seria caso de testar injetor poe gigabit 802.3at, em tese a Mimosa diz aceitar tudo, mas vai que ESSA sua unidade tá com o auto-sense com problemas e não aceita gigabit quando detecta 802.3af.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Então, isso é em poe 802.3af pra 100M! Com poe gigabit esses pinos com alimentação também tem dados.

    Então... você está usando o injetor poe original? Porque se tem alimentação DC vindo de sistema solar ou no break DC tem que comprar injetor poe gigabit. Tanto 802.3af como 802.3at tem padrão 100M e gigabit, esses Mimosa aceitam os 2 padrões, mas pra rolar gigabit precisa injetor gigabit (A tensão não vai direto nos pinos, há um trafinho/bobina, injetor gigabit por isso é mais caro que injetor 100M).

    Ou se está com injetor gigabit 802.3af, talvez se a troca de cabo não resolver seria caso de testar injetor poe gigabit 802.3at, em tese a Mimosa diz aceitar tudo, mas vai que ESSA sua unidade tá com o auto-sense com problemas e não aceita gigabit quando detecta 802.3af.
    Opa, blz, amigo, então, o PoE é original da Mimosa mesmo, 48V DC 802.3at.

  15. #15

    Padrão Re: Interface Mikrotik - Não registra acima de 100M Full Duplex

    Essas Mimosa com certeza tem algum BO. O que mais aparece por aqui é esse problema de não fechar em gigabit na LAN. Praticamente todo mês aparece alguém por aqui com o mesmo problema.

    Deve ter jeito de resolver mas com certeza não é normal essa taxa de reincidência dada a pouca quantidade de usuários da marca.

  16. #16

    Padrão Re: Interface Mikrotik - Não registra acima de 100M Full Duplex

    Ja vi casos que o Mimosa ficava mudando de giga pra 100M por conta de nao ter aterramento adequado ? realmente se tiver outro pra testar em bancada seria bom.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thundernew Ver Post
    Ja vi casos que o Mimosa ficava mudando de giga pra 100M por conta de nao ter aterramento adequado ? realmente se tiver outro pra testar em bancada seria bom.
    Bom dia, valeu por responder...
    Mas o aterramento esta 100%, no Rádio, e com os cabos no RJ45 blindados, tudo conforme necessário em relação a aterramento.

  18. #18

    Padrão Re: Interface Mikrotik - Não registra acima de 100M Full Duplex

    Citação Postado originalmente por adrianoal00 Ver Post
    boa tarde eu amigo .. nao sei ainda mais vc vai me dizer .. '' alimentação fonte 24v - 0.8mp com injetor original da B5C.'' esta no msm cabo que vc citou acima ?? caso sim ! esse e seu problema .. o cabo sao 4 pares ''8 fios'' 2 pares ''4fios'' sao usados para dados e os outros 2 pares ''4fios'' sao usados para alimentar ... entao por sua vez so vai trafegar ate 100M msm passe um cabo so para alimentar seus equipamentos e outro so para dados que vai dar tudo certo .. caso eu esteja errado ou equivocado alguem me corrija vlw forte abraco ..
    lembrando que a intencao e sempre ajudar vlw
    tem que estudar um pouco irmãozinho, ja existe POE gigabit, não é nada de outro mundo, tem filtros internos pra dividir o sinal de dados da fonte de energia