+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB750GL Não passa a banda toda de internet

    Boa tarde prezados,

    Temos um link NET/CLARO de 240MB chegando na RB, e a mesma alimenta a rede da empresa, porém quando se faz o teste de velocidade não passa de 100MB, a conexão entre a RB e o Modem da operadora está em gigabit, assim como a conexão com do switch interno, quando eu conecto direto no modem da operadora, atinge a velocidade total da banda. Alguém tem alguma solução? Vi em alguns fóruns, varias pessoas com o mesmo problema, porém sem solução.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: RB750GL Não passa a banda toda de internet

    240mb fazendo roteamento e nat?

    Se for, troca por uma RB3011

    Ainda tem regras de firewall?

    Troca por um PFSense.

    100 mbps nesse cenário está sendo generoso.

  3. #3

    Padrão Re: RB750GL Não passa a banda toda de internet

    O Garoto, e isso mesmo, ta dando 100 megas porque e teste, se for outros tipos de comunicação vai ser menos, se for download vai ser isso ai, o que ta acontecendo e falta de processamento, a rb que vc esta usando não suporte tanta banda, se o link for banda largar eu indicaria uma 3011, se for dedicado uma 1100.

  4. #4

    Padrão Re: RB750GL Não passa a banda toda de internet

    Se estiver na configuração so Bridge (sem filter rules) e testar com pacotes de 64 Byte ele vai dar 99.3Mbps segundo o fabricante.

  5. #5

    Padrão Re: RB750GL Não passa a banda toda de internet

    como foi dito, pra passar 250 mega, a rb pra isso é a 3011, ela aguenta exatamente os 250 mega, na 750 você não vai conseguir, não tem processador pra aguentar o "PPS", pacotes por segundo necessário pra atingir esse rate, tem um video pratico aqui mostrando a rb750 em estresse,

  6. #6

    Padrão

    Entendi, vi na net que a 750 que eu tenho não passa mais de 100MB, porem a que eu tenho aqui não está passando mais do que 10MB, mesmo o link de internet tendo 240MB, e muitos usuários se queixam de lentidão na net e olhando no consumo, o mesmo não atinge nem 10MB, fiz um Queue com PCQ, marcando todos os pacotes que entram e mesmo assim o problema persiste. Como trabalhamos com sistemas aqui, tudo é via web, mesmo eu marcando os pacotes e dando prioridade a eles, continua tudo muito lento.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Interfaces.JPG
Visualizações:	351
Tamanho: 	93,0 KB
ID:      	69783   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Firewall.JPG
Visualizações:	301
Tamanho: 	91,2 KB
ID:      	69784  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Firewall2.JPG
Visualizações:	283
Tamanho: 	113,2 KB
ID:      	69785   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Firewall3.JPG
Visualizações:	261
Tamanho: 	101,6 KB
ID:      	69786  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Route.JPG
Visualizações:	280
Tamanho: 	54,8 KB
ID:      	69787   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Queue tree.JPG
Visualizações:	208
Tamanho: 	28,8 KB
ID:      	69788  


  7. #7

    Padrão Re: RB750GL Não passa a banda toda de internet

    Estou com o mesmo problema em uma RB760iGS que uso na minha empresa para servidor hotspot, um hotel.

    Tenho um link 500/250mbps que chega por fibra óptica, e medindo direto no roteador do provedor consigo a velocidade máxima. Porém mesmo ligando o cabo direto na RB, não consigo passar mais de 350mbps, e o processamento durante o teste nunca passa de 50%.


    Alguém tem uma sugestão para me ajudar??

    A principio não poderia usar o Fastrack porque utilizo controle de banda aqui. E como é um hotel, preciso ter uma certa segurança.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_6295.jpeg
Visualizações:	7
Tamanho: 	231,0 KB
ID:      	70802

  8. #8

    Padrão

    e isso mesmo @Rycpyres, quando mais regras menos banda, troca a rb que resolve. mesma coisa pra vc @GustavoEng

  9. #9

    Padrão

    @[MENTION];[/MENTION]
    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    e isso mesmo @Rycpyres, quando mais regras menos banda, troca a rb que resolve. mesma coisa pra vc @GustavoEng
    Aproveitando a oportunidade @UlissesCampos, para esse cenário de 800mbps a 1gbps, com aproximadamente 150 a 200 clientes em hotspot com controle de banda e firewall ativo, atualmente qual seria o equipamento mais em conta? Estive olhando a RB5009, mas não sei se ela atenderia. Os vendedores raramente sabem dar algum suporte na compra.

  10. #10

    Padrão Re: RB750GL Não passa a banda toda de internet

    @GustavoEng, é difícil indicar equipamentos, estou meio por fora de preços. Gosto de usar a pior situação de banda do site da MikroTik (https://mikrotik.com/product/rb5009u...tn-testresults).

    Nesta RouterBoard, a velocidade nominal seria de 400 Mbps. No entanto, se você tem muitas regras, usar Roteadores com mais processadores pode ajudar. Esta RouterBoard tem 4 processadores, algumas têm chips próprios para criptografia que melhoram a VPN IPSec. Quando você usa esse tipo de VPN sem esses chips específicos, a performance cai significativamente.

    Lembrando que o download de arquivos grandes nesta mesma RB pode alcançar velocidades bem maiores, mas você perde velocidade em processos que usam muitos pacotes. O número de pessoas usando a internet aumenta muito o número de pacotes.
    O mesmo roteador pode oferecer velocidades mais elevadas para um grupo de 10 pessoas do que para um grupo de 100.
    Tambem e iportante pensar no uso dos clientes, vai ser a maioria em celulares postantdo coisas na internet vendo videos?
    Geralmente o cliente não precisa de velocidades altas, mas de tempo de latência baixo, o que roteadores com processadores melhores fornecem mais. É normal testar a velocidade da internet para saber a qualidade, porém geralmente não é a melhor medida.
    E sempre bom ligar o monitor de recursos do mikrotik e acompanhar o uso de processador.

  11. #11

    Padrão Re: RB750GL Não passa a banda toda de internet

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    @GustavoEng, é difícil indicar equipamentos, estou meio por fora de preços. Gosto de usar a pior situação de banda do site da MikroTik (https://mikrotik.com/product/rb5009u...tn-testresults).

    Nesta RouterBoard, a velocidade nominal seria de 400 Mbps. No entanto, se você tem muitas regras, usar Roteadores com mais processadores pode ajudar. Esta RouterBoard tem 4 processadores, algumas têm chips próprios para criptografia que melhoram a VPN IPSec. Quando você usa esse tipo de VPN sem esses chips específicos, a performance cai significativamente.

    Lembrando que o download de arquivos grandes nesta mesma RB pode alcançar velocidades bem maiores, mas você perde velocidade em processos que usam muitos pacotes. O número de pessoas usando a internet aumenta muito o número de pacotes.
    O mesmo roteador pode oferecer velocidades mais elevadas para um grupo de 10 pessoas do que para um grupo de 100.
    Tambem e iportante pensar no uso dos clientes, vai ser a maioria em celulares postantdo coisas na internet vendo videos?
    Geralmente o cliente não precisa de velocidades altas, mas de tempo de latência baixo, o que roteadores com processadores melhores fornecem mais. É normal testar a velocidade da internet para saber a qualidade, porém geralmente não é a melhor medida.
    E sempre bom ligar o monitor de recursos do mikrotik e acompanhar o uso de processador.
    @UlissesCampos Obrigado pela resposta, entendi perfeitamente os ganhos na questão do processamento. Vou procurar saber de um equipamento que possa melhorar pra mim e que caiba no meu orçamento. Abraços!