+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antenas algcom adaptação

    Amigos , comprei uma antena Micro ondas da ALGCOM 8GHZ.
    O que pude perceber é que muda só a ponteira .
    O disco e o mesmo, nao muda nada .

    Antena 5.8 ALGCOM 1.2 M
    ANGULO DE MEIA POTENCIA 3.1º GRAU
    RELAÇÃO FRENTE-COSTAS > 57 DB


    Antena MiCRO ONDAS ALGCOM 8 GHZ 1.2M
    ANGULO DE MEIA POTENCIA 2.1º GRAU
    RELAÇÃO FRENTE-COSTAS > 60 DB


    A proposta seria essa , vms supor que em um cenario , meu radio digital queime e eu tenho um par de afx hd 5.8 AC .
    Se eu comprar so as ponteiras 5.8 da mesma marca para antena de 1.2M e colocar nas antenas microondas , quero saber se vai funcionar normal ao invés de eu comprar uma nova antena 5.8 de 1.2 M, Daí eu trocaria apenas as ponteiras e isso evitaria um novo gasto.

    Deixem suas opnioes

  2. #2

    Padrão Re: Antenas algcom adaptação

    RF reflete em qualquer lata, é a lata ter formato parabólico, focando na ponteira, que pode usar em 1GHz, 5,8GHz, 8GHz ou 80GHz.

    Só tem que ver que disco de 1,2m vai ter 38dBi em 8GHz, mas em 5GHz como a onda é maior o ganho é só 34dBi, e a 2,4GHz a onda é ainda maior então o ganho seria só 27dBi. Quanto MENOR a frequência MAIOR tem que ser o disco da antena pra ter o MESMO ganho.

    Se a ponteira 5,8 da Algcom deixa os elementos da antena na MESMA posição que a ponteira de 8GHz não sei, teria que pegar as 2 e colocar lado a lado pra comparar, mas se adaptar tudo dá certo, é só a parte da ponteira que deve receber sinal ficar certinho no ponto focal da antena ( http://3.bp.blogspot.com/-sD3J_uXHTw...-da-antena.jpg ) que funciona em qualquer frequência.

    Com grade você tem que usar frequência com onda maior que a grade, mas com disco fechado se a ponteira estiver no ponto focal pode usar de 1 a 14GHz, só muda o ganho (Quanto maior a frequência maior o ganho).

    Cuida isso, se tem digamos -50dBm com 8GHz com rádios de 34dBm, ao passar pra 5,8GHz com rádio de 24dBm o sinal não vai cair só 10dBm, o ganho também será mais baixo, 4dBi por lado dá 8dBm a menos de sinal, aí terá sinal 18dBm mais baixo. Rádios de frequências mais altas tendem a ter potências maiores até os data rates mais altos, rádio 5,8GHz é mais barato porque não tem isso, as potências em data rates altos são muito mais baixas.

    (Ah, a zona de Fresnel em 8GHz também é muito menor, um obstáculo que não atrapalha em 8GHz talvez atrapalhará em 5,8GHz)