+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Ponto a Ponto

    Boa tarde galera, não sou um grande conhecedor de projetos de rede wi-fi de grandes distâncias, tenho uma situação que gostaria da ajuda de vocês, tenho uma casa na cidade, e uma casa no sítio, gostaria de interligá-los através de uma rede ponto a ponto, consegui pelo google earth a distância e elevação entre os dois pontos, será que poderiam me ajudar com relação a torres e equipamentos que seriam necessários para inteligação?
    a distância é de 4,7KM
    Elevação Casa cidade: 442m;
    Elevação Casa Sítio: 397m

    Grato.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         casachacara.PNG
Visualizações:	133
Tamanho: 	1,33 MB
ID:      	69780  

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto

    Citação Postado originalmente por jranite Ver Post
    Boa tarde galera, não sou um grande conhecedor de projetos de rede wi-fi de grandes distâncias, tenho uma situação que gostaria da ajuda de vocês, tenho uma casa na cidade, e uma casa no sítio, gostaria de interligá-los através de uma rede ponto a ponto, consegui pelo google earth a distância e elevação entre os dois pontos, será que poderiam me ajudar com relação a torres e equipamentos que seriam necessários para inteligação?
    a distância é de 4,7KM
    Elevação Casa cidade: 442m;
    Elevação Casa Sítio: 397m

    Grato.
    Eu recomendaria 2 repetições. Tem muito morro aí.

  3. #3

    Padrão

    Pois é, mas penso que não consigo esse repetidor... mas tá dando uma diferença de elevação de 45m, não sei se vai ser possível msm.

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a Ponto

    o problema não é a diferença de altura e sim os obstáculos, verifica ai se tem visada, se tiver não precisa de torre nenhuma 5Km é pertinho qualquer bom equipamento vai funcionar fácil ok

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Ponto a Ponto

    Pergunta é; valerá a pena?
    1- precisará de pelo menos 6 antenas tipo air grid ou algo assim
    2- 3 mastros ou torres com 20 ou 30 metros, para-raios, energia etc
    3- um roteador no sítio
    4- Acordo, com os donos de propriedades rurais; pode envolver erário ou compartilhamento de internet
    5- Homologação de estação PTP no ministério da ciência e tecnologia, comunicações
    6- Interpérie ou furto de equipamento, correr atrás
    7- verificar com provedor local essa viabilidade é mais cômodo apesar de ser mais oneroso
    8- caso tenha sinal de celular, e mais para WhatsApp e facebook pode ser mais vantajoso e prático. As operadoras já possuem torres de 30 a 60 metros de altura até mais.
    9- Existe já no calendário em que povoados, assentamentos de sem terra, aldeias indígenas, quilombolas tenha antenas de celular 3G e 4G e tecnologias superiores. Com isso, acredito que o frete para esses locais tenderá a cair; parece incrível mas provedores de internet locais crescem junto.

    Dois anos atrás disse isso a uma pessoa, me xingou um monte por que não o encorajei a ter um PTP. Seguiu a orientação de contratar internet, e hoje pega sinal de 2 operadoras de celular, neste ano montei uma outra rede em outra fazenda.

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a Ponto

    Citação Postado originalmente por jranite Ver Post
    Boa tarde galera, não sou um grande conhecedor de projetos de rede wi-fi de grandes distâncias, tenho uma situação que gostaria da ajuda de vocês, tenho uma casa na cidade, e uma casa no sítio, gostaria de interligá-los através de uma rede ponto a ponto, consegui pelo google earth a distância e elevação entre os dois pontos, será que poderiam me ajudar com relação a torres e equipamentos que seriam necessários para inteligação?
    a distância é de 4,7KM
    Elevação Casa cidade: 442m;
    Elevação Casa Sítio: 397m

    Grato.
    Usa a ferramenta do ubiquiti pra fazer esse cálculo. E usar um par de antena pawerbeam ac
    Esse modelo passa até 400mb

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a Ponto

    Citação Postado originalmente por jranite Ver Post
    Pois é, mas penso que não consigo esse repetidor... mas tá dando uma diferença de elevação de 45m, não sei se vai ser possível msm.
    O problema não e a elevação. E que não tem visada e nem zona fresnel que passe nesses pontos. Pelo menos pelo desenho que voce mandou.