+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas sobre energia -48

    Compramos um radio digital NEC , e uma fonte Algcom -48.
    O problema é o inverno, com surtos de energia , ele fica propicio a queimar , e foi bem salgadooooooo a fonte e o radio.

    Pretendemos colocar paineis solar e um banco de baterias pra da 48 V e excluir a fonte , pois ela consome muito. Queremos tirar tudo de energia.
    Esse modelo de radio , tem que subir um cabo PP de alimentação para o radio.

    Quero saber como ligar diretamente nas baterias , se é só inverter as polarização na bateria que vai ficar -48 .
    penso que seja assim, mas tenho medo de fazer e queimar .
    48 v Bateria + > - Radio ( 0 )terra
    48 v Bateria - > + Radio -48v

    Alguem que saiba ou tenha conhecimento , dá uma luz aiiiii

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ixa-main04.jpg
Visualizações:	84
Tamanho: 	249,5 KB
ID:      	69781

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas sobre energia -48

    Citação Postado originalmente por Gdanet Ver Post
    Compramos um radio digital NEC , e uma fonte Algcom -48.
    O problema é o inverno, com surtos de energia , ele fica propicio a queimar , e foi bem salgadooooooo a fonte e o radio.

    Pretendemos colocar paineis solar e um banco de baterias pra da 48 V e excluir a fonte , pois ela consome muito. Queremos tirar tudo de energia.
    Esse modelo de radio , tem que subir um cabo PP de alimentação para o radio.

    Quero saber como ligar diretamente nas baterias , se é só inverter as polarização na bateria que vai ficar -48 .
    penso que seja assim, mas tenho medo de fazer e queimar .
    48 v Bateria + > - Radio ( 0 )terra
    48 v Bateria - > + Radio -48v

    Alguem que saiba ou tenha conhecimento , dá uma luz aiiiii

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ixa-main04.jpg
Visualizações:	84
Tamanho: 	249,5 KB
ID:      	69781
    Se você ligar invertido queima (ou desarma o circuito)!

    Física básica do ensino médio.

    Negativo com negativo e positivo com positivo. Normal!

    A única coisa que você vai ter que projetar é o esquema elétrico para atingir 48Volts (baterias em série), painéis em série para 48V e controlador solar MPPT 36V/48V (algo em torno de R$800~R$1200).

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Se você ligar invertido queima (ou desarma o circuito)!

    Física básica do ensino médio.

    Negativo com negativo e positivo com positivo. Normal!

    A única coisa que você vai ter que projetar é o esquema elétrico para atingir 48Volts (baterias em série), painéis em série para 48V e controlador solar MPPT 36V/48V (algo em torno de R$800~R$1200).







    MASSAAAA , MAS VEJA SÓ...

    O suporte de quem me vendeu falou que ,se por acaso inverter , não tem problemas , o radio opera em de -56 v a até +56 v , mas estamos com um pé atras de ligar , por isso estamos atrás de informações.

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas sobre energia -48

    Bom dia... Pode inverter!!!

    O mais indicado seria trabalhar com uma fonte DC -48V ligar direto nos banco de Baterias pode não ser o indicado, pois a fonte ela consegue desativar a saída para proteger as baterias para não ter descarga 100%

  5. #5

    Padrão

    Muito simples, corrente continua, positivo com positivo e negativo com negativo. Vai precisar regulador para carregar as baterias corretamente e depois liga a carga no conjunto de baterias. Pergunta a quem vende regulador que ai esta todo explicado.

    Citação Postado originalmente por Gdanet Ver Post
    Compramos um radio digital NEC , e uma fonte Algcom -48.
    O problema é o inverno, com surtos de energia , ele fica propicio a queimar , e foi bem salgadooooooo a fonte e o radio.

    Pretendemos colocar paineis solar e um banco de baterias pra da 48 V e excluir a fonte , pois ela consome muito. Queremos tirar tudo de energia.
    Esse modelo de radio , tem que subir um cabo PP de alimentação para o radio.

    Quero saber como ligar diretamente nas baterias , se é só inverter as polarização na bateria que vai ficar -48 .
    penso que seja assim, mas tenho medo de fazer e queimar .
    48 v Bateria + > - Radio ( 0 )terra
    48 v Bateria - > + Radio -48v

    Alguem que saiba ou tenha conhecimento , dá uma luz aiiiii

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ixa-main04.jpg
Visualizações:	84
Tamanho: 	249,5 KB
ID:      	69781

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Duvidas sobre energia -48

    Normalmente quando se usa sistema de -48, -24 ou -12 ou qualquer outra tensão o positivo da bateria são aterrados devendo haver a gaiola de faraday se a construção for em alvenaria ou caixas metálicas com pinturas ou tratamentos específicos para resistir ao tempo.
    Sempre acho um tremendo erro as fabricantes de utilizarem circuitos de proteção( fusíveis) em 5 vezes até mais a corrente consumida. Uso uma fonte de 13,8 volts e 35 A/H, mas saída no secundário de 16 volts AC e entrada de 230 volts, fusível de entrada 2 A de ação rápida e em 20 anos nunca queimou, mesmo demandando uma carga de 55 A/H por 3 minutos mas em 127 volts o fusível de 6 A queimou.

    Equipamentos de qualidade e alta performance e durabilidade ainda consomem muita energia; celulares, PCs etc se colocarmos no modo econômico sua performance cai bruscamente em alguns aplicativos ou tarefas.