Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sistema de prevenção contra raios.

    Pessoal, procurei uma "sala" melhor aqui pra postar, mas não achei, to postando nesse Redes mesmo.

    É o seguinte, cansado de ter problemas todo ano com raios, ano passado foram duas vezes, comecei a pesquisar no google se existia algo que "afasta" o raio de estruturas como torres, aqui tivemos duas descargas diretas no para-raios. Isso pode parecer impossível, mas achei algumas empresas prometendo isso. Uma americana chamada LPS e outra da Turquia, MTO com um produto chamado EVODis. Vou focar aqui nessa da Turquia.

    As chuvas de verão estão chegando e esse assunto me veio denovo à tona. Aqui temos proteções em todos cabos de rede, DPS aterrados em cada cabo que já nos livrou de prejuizos maiores. Teve DPS que arrancou as trilhas da placa interna dele, mas protegeu tudo depois dele. Temos DPS em todas entradas elétricas AC em três níveis, CLASSE A, B e C. A unica coisa que não conseguimos proteger são os rádios em cima da torre, sempre queima alguns.

    Enfim... achei essas soluções que parecem meio malucas, mas prometem deixar as estruturas metalicas "invisíveis" aos raios, não sei se isso é possível entretanto. Não sei explicar direito a teoria do funcionamento desse tipo de proteção, mas o que entendi é que ela aumenta a velocidade ou torna mais propícia a dissipação de cargas elétricas em direção ao ar, as centenas de pontas metalicas finas nesses produtos em teoria dissipariam essas cargas que segundo eles tornam essas estruturas mais vulneráveis aos raios.

    O site de uma delas é esse:

    https://www.mto.com.tr/

    Lá eles explicam essa teoria:

    https://www.mto.com.tr/single-post/L...Telecom-Towers

    No Youtube tem alguns vídeos la no canal deles, eles tem facebook, instagram, tem várias fotos mostrando mostrando o produto instalado, inclusive em torres de transmissão de alta tensão de operadoras de energia elétrica, guindaste, barcos...

    Vídeo apresentação do produto:

    https://youtu.be/YYOrUh0q8xw

    Porque então não comprar pra testar? Eu pensei nisso... mas após entrar em contato com a equipe deles, eles pedem uma foto ou projeto da estrutura a ser protegida, assim o fiz, quando retornaram com o valor, desisti. O valor em dolar é razoavel pra quem compra em dolar la fora. Pra uma torre aqui, ficou 1800 dólares 3 unidades do modelo com 2 anos de garantia e mais de 2500 pro modelo Inox com 10 anos de garantia, isso só pra uma torre! 2500 dolares x 4 reais, 10.000, se a receita federal tarifar, o que tem muita chance de acontecer, bota mais 60% em cima, 16.000 reais! E ainda nem incluí o frete que não era barato quando entrei em contato com eles ou seja, gastar 16.000 só se houvesse um artigo científico comprovando a eficácia, mas só achei "supostos" testes laboratoriais, alguns vídeos e "supostos" relatos no site. Lá no site deles eles divulgam quem são seus clientes, tem emissoras de TVs da Turquia, operadoras de celular de la tb, etc... Tem alguns supostos documentos de alguns órgãos e laboratórios que não conheço, aprovando o produto e sua eficácia, mas nada que te dá 100% de confiança. Aos entendidos, esse produto funciona ao menos teoricamente?

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

    Eu acho que valeria a pena comprar um e depois fazer os outros aqui no Brasil mesmo.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

    Inicialmente os para-raios não possui a finalidade de proteger os equipamentos e salvaguardar vidas ou até mesmo incêndios.
    Raio direto na torre, raramente queima algum equipamento( arco eletrostático) fora dele isso sim causa danos.
    Três anos atrás caiu um raio na torre da igreja, lá nada queimou mas meu LNBF, TV LCD( até hoje não consertei), receptores de antena, um dos roteadores, enfim os que estavam desligados da tomada elétrica. Estavam ligados 2 receptores, duas TVs, internet, wi-fi, alarme e nada aconteceram. TV na realidade pifou uma semana depois, e como raramente estava ligando ela e hoje menos ainda que é de tubo.

    Alguns anos atrás, minimizei o caso usando um transformador de isolação ( 1 : 1) ou seja entrada 127 e saída 127 totalmente isolados, a saída não pode ser aterrado. Nas propriedades rurais uso F + F ou 230 volts, linha energizada nada tem a ver com o Neutro da distribuidora.
    As teles usam uma fonte normalmente em 230 volts ou trifásico em sua entrada, com um banco de retificadores e reguladores alimentando um banco de baterias. Baterias é que alimentam todos os equipamentos, qualquer falha ou um simples mau contacto dispara o alarme mesmo no AC, achei incrível.

    No caso de importação, não havendo produto similar no país basta entrar com pedido na RFB que será submetido para análise, caso aprovado pode ser que fique isento de impostos e o vendedor costuma ter menos impostos por conta da exportação, barateando ainda mais. Válido somente para PJ, segue todas as regras de licitação; existe despachantes alfandegários para isso, em alguns casos pode-se montar um consórcio de 2 ou mais empresas, não pode ser comercializado e nem ser cedido a terceiros e o fabricante/vendedor precisa estar apto a exportar em seu país de origem.
    Escolher o porto ou aeroporto pode fazer uma diferença significativa no frete.

  4. #4

    Padrão

    Nossos problemas com raios em torres diminuiram muito com práticas simples.
    Isolar cabeamento da estrutura da torre, subir cabo por roldana e cabo com capa mais grossa.

  5. #5

    Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Eu acho que valeria a pena comprar um e depois fazer os outros aqui no Brasil mesmo.
    Problema é jogar fora uns 3000,00 reais em uma unidade apenas caso esse sistema seja charlatanisse. Quem será que conseguiria fabricar algo similar? Alguma serralheria...?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Inicialmente os para-raios não possui a finalidade de proteger os equipamentos e salvaguardar vidas ou até mesmo incêndios.
    Raio direto na torre, raramente queima algum equipamento( arco eletrostático) fora dele isso sim causa danos.
    Três anos atrás caiu um raio na torre da igreja, lá nada queimou mas meu LNBF, TV LCD( até hoje não consertei), receptores de antena, um dos roteadores, enfim os que estavam desligados da tomada elétrica. Estavam ligados 2 receptores, duas TVs, internet, wi-fi, alarme e nada aconteceram. TV na realidade pifou uma semana depois, e como raramente estava ligando ela e hoje menos ainda que é de tubo.

    Alguns anos atrás, minimizei o caso usando um transformador de isolação ( 1 : 1) ou seja entrada 127 e saída 127 totalmente isolados, a saída não pode ser aterrado. Nas propriedades rurais uso F + F ou 230 volts, linha energizada nada tem a ver com o Neutro da distribuidora.
    As teles usam uma fonte normalmente em 230 volts ou trifásico em sua entrada, com um banco de retificadores e reguladores alimentando um banco de baterias. Baterias é que alimentam todos os equipamentos, qualquer falha ou um simples mau contacto dispara o alarme mesmo no AC, achei incrível.

    No caso de importação, não havendo produto similar no país basta entrar com pedido na RFB que será submetido para análise, caso aprovado pode ser que fique isento de impostos e o vendedor costuma ter menos impostos por conta da exportação, barateando ainda mais. Válido somente para PJ, segue todas as regras de licitação; existe despachantes alfandegários para isso, em alguns casos pode-se montar um consórcio de 2 ou mais empresas, não pode ser comercializado e nem ser cedido a terceiros e o fabricante/vendedor precisa estar apto a exportar em seu país de origem.
    Escolher o porto ou aeroporto pode fazer uma diferença significativa no frete.
    Rapaz, eu não acreditaria nessa de raio queimar só se cair em outro local que não seja a torre, se é que foi isso que você falou, mas foi o que entendi. Acho que depende de mais fatores aí, nessa igreja talvez não tinha nenhum equipamento mais sensível, porque aqui vários rádios nas torres queimaram já mais de duas vezes. Aqui as entradas AC ou seja, tomadas, não temos nenhum dano por conta dos DPS's, o problema são os radios do lado de fora, na torre. Queriamos investir nesses radios PRISM Gen2 da Ubiquiti, mas pelo valor e medo de raio queimar, fica dificil...

    Esse modo de importação que você mencionou, vou analisar.


    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    Nossos problemas com raios em torres diminuiram muito com práticas simples.
    Isolar cabeamento da estrutura da torre, subir cabo por roldana e cabo com capa mais grossa.
    Cara, todos nossos cabos são grossos, Hercules, com conectores blindados e aterrados num aterramento TN-S e mesmo assim não resolve 100%.

  6. #6

    Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Problema é jogar fora uns 3000,00 reais em uma unidade apenas caso esse sistema seja charlatanisse. Quem será que conseguiria fabricar algo similar? Alguma serralheria...?



    Rapaz, eu não acreditaria nessa de raio queimar só se cair em outro local que não seja a torre, se é que foi isso que você falou, mas foi o que entendi. Acho que depende de mais fatores aí, nessa igreja talvez não tinha nenhum equipamento mais sensível, porque aqui vários rádios nas torres queimaram já mais de duas vezes. Aqui as entradas AC ou seja, tomadas, não temos nenhum dano por conta dos DPS's, o problema são os radios do lado de fora, na torre. Queriamos investir nesses radios PRISM Gen2 da Ubiquiti, mas pelo valor e medo de raio queimar, fica dificil...

    Esse modo de importação que você mencionou, vou analisar.




    Cara, todos nossos cabos são grossos, Hercules, com conectores blindados e aterrados num aterramento TN-S e mesmo assim não resolve 100%.
    Pode ate ser tolice minha, mas pensso que conector blindado leva energia pra dentro da lan, eu aterro a malha do cabo e nao uso conector blindado, espero nem descobrir na pratica se o q pensso e valido...(teclado nao e ABNT) por isso a falta de acentos)

  7. #7

    Padrão

    Companheiro, bom dia.

    Não existe mágica, nenhum desses para raios são eficientes.

    Para se proteger de para raio tem que seguir a norma NBR-5419-2015, ( quase 400 paginas, até cansa!!!), mas é o que tem de melhor, (ela é uma versão da norma europeias).
    Você não precisa saber dela totalmente a menos que seja engenheiro eletricista, mas tem um blog https://tel.com.br/blog/

    Que explica bem o que pode e não ser feito, também tem lá um post sobre para raios milagrosos, vai falar justamente desse que você pergunta.

    Boa sorte.

  8. #8

    Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Pode ate ser tolice minha, mas pensso que conector blindado leva energia pra dentro da lan, eu aterro a malha do cabo e nao uso conector blindado, espero nem descobrir na pratica se o q pensso e valido...(teclado nao e ABNT) por isso a falta de acentos)
    Mas se você não fizer isso você não aterra o rádio em si, algumas lans de alguns modelos possuem protetores que dependem que o aterramento "entre" na placa, se vc aterra só a blindagem do cabo, você nao conseque aterrar o rádio em si, a não ser naqueles que tem um parafuso que vc liga um fio terra a parte.


    Citação Postado originalmente por NelsonMichels Ver Post
    Companheiro, bom dia.

    Não existe mágica, nenhum desses para raios são eficientes.

    Para se proteger de para raio tem que seguir a norma NBR-5419-2015, ( quase 400 paginas, até cansa!!!), mas é o que tem de melhor, (ela é uma versão da norma europeias).
    Você não precisa saber dela totalmente a menos que seja engenheiro eletricista, mas tem um blog https://tel.com.br/blog/

    Que explica bem o que pode e não ser feito, também tem lá um post sobre para raios milagrosos, vai falar justamente desse que você pergunta.

    Boa sorte.
    Vou dar uma lida! Vlw!

  9. #9

    Padrão

    Olá,


    Trabalho na MTO, fabricante do sistema EvoDis. Ouvimos sobre as discussões e perguntas no fórum, por isso, gostaria de responder se você tiver alguma dúvida técnica sobre a única solução de proteção contra descargas atmosféricas para torres de telecomunicações.


    PS: Eu uso o Google para traduzir as frases do inglês para o português. Desculpe-me por qualquer erro.


    Saudações,
    Erdem

  10. #10
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

    Bom dia;
    Voltemos até uns 20 ou 30 anos atrás.
    1- Aparelhos de radio-comunicação fixa, estações repetidoras e até mesmo unidades móveis eram fabricados no chassi de aço bi-cromatizados e os racks/gabinetes eram de aço com pintura eletrostática presentes ainda hoje. Muitos dos switchs ainda são montados sob chapas de aço.
    2- Rádios PTP em micro-ondas eram usados com guias de onda, atualmente pouco necessário conforme a faixa de frequência. Por precisar de alimentação, numa descarga a queima ocorre mais por indução eletrostática, costumo acrescentar diodo polarizado reversamente. Muitos aparelhos fabricados para condições brasileiras( ANATEL e ANEEL), possui itens não presentes no mercado de origem.
    3- Ainda acredito que gaiola de faraday em uma construção de alvenaria seja a melhor solução ao invés de racks out doors que estão utilizando atualmente por melhor que seja o seu sistema de aterramento. Montar gaiola de faraday em muros na área rural, tem minimizado em muito seu danos.

    Não existe solução mágica, no caso é o uso de equipamentos apropriados, condutores elétricos de acordo com a sua demanda. Considero 5 Vac de perda em consumo nominal para 127 Vac ou 2 Vdc para 24 volts; para 230 Vac em torno de 8 Vac e 3 Vdc para 48 volts, portanto é log não é tabela linear. CA em relação F + N, F + F para 230 Vac pode chegar a 15 volts. Tudo depende da unidade distribuidora, não existe regra geral.
    Ter vegetação no perímetro do terreno ou cerca também ajuda ainda que seja gramínea, ajuda a conservar a umidade do solo.

  11. #11

    Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

    Citação Postado originalmente por ErdemOzkan Ver Post
    Olá,


    Trabalho na MTO, fabricante do sistema EvoDis. Ouvimos sobre as discussões e perguntas no fórum, por isso, gostaria de responder se você tiver alguma dúvida técnica sobre a única solução de proteção contra descargas atmosféricas para torres de telecomunicações.


    PS: Eu uso o Google para traduzir as frases do inglês para o português. Desculpe-me por qualquer erro.


    Saudações,
    Erdem
    Hi Erdem! How are you?

    Thank you for your answer. I've already come in contact with you guys from MTO about a year ago or so, but due to the high price we have to pay for imported stuff when they arrive in Brazil because of our taxes and the devaluation of our currency in relation to the dollar currency, I can't afford for something that there is no actual proof that really works. I've decided to create this topic here hoping someone already uses your product in Brazil or knows the theory behind these lightning prevention systems and if it really works.

  12. #12

    Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Bom dia;
    Voltemos até uns 20 ou 30 anos atrás.
    1- Aparelhos de radio-comunicação fixa, estações repetidoras e até mesmo unidades móveis eram fabricados no chassi de aço bi-cromatizados e os racks/gabinetes eram de aço com pintura eletrostática presentes ainda hoje. Muitos dos switchs ainda são montados sob chapas de aço.
    2- Rádios PTP em micro-ondas eram usados com guias de onda, atualmente pouco necessário conforme a faixa de frequência. Por precisar de alimentação, numa descarga a queima ocorre mais por indução eletrostática, costumo acrescentar diodo polarizado reversamente. Muitos aparelhos fabricados para condições brasileiras( ANATEL e ANEEL), possui itens não presentes no mercado de origem.
    3- Ainda acredito que gaiola de faraday em uma construção de alvenaria seja a melhor solução ao invés de racks out doors que estão utilizando atualmente por melhor que seja o seu sistema de aterramento. Montar gaiola de faraday em muros na área rural, tem minimizado em muito seu danos.

    Não existe solução mágica, no caso é o uso de equipamentos apropriados, condutores elétricos de acordo com a sua demanda. Considero 5 Vac de perda em consumo nominal para 127 Vac ou 2 Vdc para 24 volts; para 230 Vac em torno de 8 Vac e 3 Vdc para 48 volts, portanto é log não é tabela linear. CA em relação F + N, F + F para 230 Vac pode chegar a 15 volts. Tudo depende da unidade distribuidora, não existe regra geral.
    Ter vegetação no perímetro do terreno ou cerca também ajuda ainda que seja gramínea, ajuda a conservar a umidade do solo.
    O meu maior problema aqui são os rádios expostos na torre, não tem muito o que fazer. O que tá no interior de Alvenaria tá tudo protegido por DPS, todas linhas, sinal e AC e não tenho muito problema, só DPS de sinal que protegem, mas não guentam o tranco, curto-circuitam, perde o sinal das LANs e aí só trocando DPS e rádio, alguns rádios de salvam... To postando nesse instante em que uma tempestade se forma, a primeira da primavera desse ano! Já to aqui apreensivo!

  13. #13

    Padrão

    [QUOTE = raumaster; 842109] Hi Erdem! How are you?

    Thank you for your answer. I've already come in contact with you guys from MTO about a year ago or so, but due to the high price we have to pay for imported stuff when they arrive in Brazil because of our taxes and the devaluation of our currency in relation to the dollar currency, I can't afford it for something that there is no current proof that really works. I've decided to create this topic here hoping someone already uses your product in Brazil or knows the theory behind these lightning prevention systems and if it really works. [/ QUOTE]

    Olá senhor, obrigado, espero que você esteja bem também.


    Antes de tudo, deixe-me apresentar o EvoDis System em nosso Catálogo de informações https://www.mto.com.tr/mto-info-en , que inclui relatórios de testes de laboratório e de campo, algumas referências e outros documentos.


    Deixe-me entender a hesitação que o impede de tomar uma decisão; você acha o sistema EvoDis caro ou a solução não é confiável?


    Além disso, informe-me, se não for confidencial, quanto dinheiro você perdeu devido a raios no ano passado?


    Saudações,
    Erdem

  14. #14

    Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

    Yes, the downtime cost and the cost of equipment is of a major concern. The amount of money we've spent on eletronics is not the problem, the problem is really the downtime and the furious clients calling us because "the Internet" is not working...

    What is holding us back on the decision of buying your system is the price of the product after all the taxes are paid when it arrives at our door and the fact that there is no regulation in my country approving these kinds of lightning protectio or lighrning avoidance systems. Our main tower is located near by houses where dozens of people live and if demages are made by lightning strikes and someone decides that our tower is the "culprit" and call an inspector or someone from the government to check if everthing is okay and within all regulations you get the picture... I've read somehere that your system is not approved in american countries and many other countries, so this holds back my decision as well, not only the price.

    You guys from MTO have told me once that I should eliminate all lightning rods from the tower but this makes me uncomfotable since this is what all regulations ask to have in any tower or high rise construction. What if a lightning strike "decides" to hit our tower directly even if your product is installed correctly? You guys can give us 100% garantee that no lightning will ever hit our tower? And if it hits our tower, wouldn't it be more destructive if the lightning rod were there to conduct all the energy to earth?

  15. #15

    Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

    Nesse tópico o Rubem já mencionou esse objeto que vc falou que creio ser um dissipador de estática https://under-linux.org/showthread.php?t=186567 no Próprio tópico um user menciona que vc pode conseguir esse dissipador de estática em aeroporto pois são usados em aviões procure no gogle
    por static dischargers tower
    Última edição por wala; 01-10-2019 às 23:04.

  16. #16

    Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

    Procure aqueles descarregadores de estatica de aviões quem sabe faz o mesmo efeito.

  17. #17

    Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    O meu maior problema aqui são os rádios expostos na torre, não tem muito o que fazer. O que tá no interior de Alvenaria tá tudo protegido por DPS, todas linhas, sinal e AC e não tenho muito problema, só DPS de sinal que protegem, mas não guentam o tranco, curto-circuitam, perde o sinal das LANs e aí só trocando DPS e rádio, alguns rádios de salvam... To postando nesse instante em que uma tempestade se forma, a primeira da primavera desse ano! Já to aqui apreensivo!
    Se sofre atoa tambem coloca aqueles fiber_poe da ubnt com um cabo o mais curto que vc consegui entre o fiberpoe e o radio e desce uma fibra ele tem que levar energia separado mais tem aquelas fibra da empresa fibracem que tem ja contdutores de cobre ai vc pode levar energia para o fiber poe no mesmo cabo da fibra, esse fiberpoe tem proteção contra descarga ja ajuda muito e o trajeto que a fibra vai fazer no lugar do cabo utp ja tem muitas chance de não queimar os seus rádios.

  18. #18

    Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Se sofre atoa tambem coloca aqueles fiber_poe da ubnt com um cabo o mais curto que vc consegui entre o fiberpoe e o radio e desce uma fibra ele tem que levar energia separado mais tem aquelas fibra da empresa fibracem que tem ja contdutores de cobre ai vc pode levar energia para o fiber poe no mesmo cabo da fibra, esse fiberpoe tem proteção contra descarga ja ajuda muito e o trajeto que a fibra vai fazer no lugar do cabo utp ja tem muitas chance de não queimar os seus rádios.
    Aí queima a bagaça la em cima da torre junto com os rádios... pode minimizar, mas por ter que levar a energia num cabo a parte e ter mais uma bagaça eletronica em cima da torre, dá no mesmo! Fora o custo! Esse Fiberpoe alimenta quantos rádios? Pq tenho 11 rádios numa torre...

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Nesse tópico o Rubem já mencionou esse objeto que vc falou que creio ser um dissipador de estática https://under-linux.org/showthread.php?t=186567 no Próprio tópico um user menciona que vc pode conseguir esse dissipador de estática em aeroporto pois são usados em aviões procure no gogle
    por static dischargers tower
    Vou dar uma olhada.

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Procure aqueles descarregadores de estatica de aviões quem sabe faz o mesmo efeito.
    Vou olhar.

  19. #19

    Padrão

    [QUOTE = raumaster; 842137] Yes, the downtime and the cost of equipment is of a major concern. The amount of money we've spent on electronics is not the problem, the problem is really the downtime and the furious clients calling us because "the Internet" is not working ...

    What is holding us back on the decision of buying your system is the price of the product after all the taxes are paid when it arrives at our door and the fact that there is no regulation in my country approving these kinds of lightning protection or lighrning avoidance systems. Our main tower is located near by houses where dozens of people live and if demages are made by lightning strikes and someone decides that our tower is the "culprit" and call an inspector or someone from the government to check if everthing is okay and within all regulations you get the picture ... I've read somehere that your system is not approved in american countries and many other countries, so this holds back my decision as well, not only the price.

    You guys from MTO have told me once that I should eliminate all lightning rods from the tower but this makes me uncomfotable since this is what all regulations ask to have in any tower or high rise construction. What if a lightning strike "decides" to hit our tower directly even if your product is installed correctly? You guys can give us 100% guarantee that no lightning will ever hit our tower? And if it hits our tower, wouldn't it be more destructive if the lightning rod were there to conduct all the energy to earth? [/ QUOTE]



    Good morning. Let me go through your concerns one by one in English since that you are confortable with this language too.

    First of all, I appreciate your sense of responsibility that you pay attention to the downtime of your service and the complaints from your clients more than the loss in equipment. In most cases this is the opposite. This gives me the idea that you try to give the best service with no interruptions not only today, but for long period of time in order to grow your business. This is important to us because what we try to do is to support our clients’ operations and let them give even a better servce to their customers even in the heaviest lightning conditions where their competitors fail.

    Regarding the regulations in your country; we challenge you to find any single international lightning protection standard which advices lightning arresters as a protection method for metal towers. If you can find an international lightning protection standard that declares a written note that lightning arresters/lightning rods/Franklin rods can be applied on metal telecommunication towers, please send to [email protected] , I took the promise of my management,we will send you the EvoDis System for 1 one your towers free of charge!

    Regarding any possible complaints from residences around the tower, I believe that you are not responsible to attract all lightning strikes on your tower, correct? When your tower did not exist in that area, lightning was still striking to somewhere in the region, and by erecting the tower, you started to collect all lightning strikes on your tower. Considering that you are not obligated to do that, you naturally have the rights to protect your tower from lightning. For example, if the houses were the targets of thieves before your site was there, and if your site is the new target of theft because of the valuable electronics and/or copper cables, would you leave the door of the shelter open or would you take any precaution possible? And I don’t think that anybody can sue your company since that you have put alarm at the door of shelter and thieves start getting into the unprotected houses around again. Using EvoDis System makes your tower invisible to lightning strikes. Which means that lightning acts as if the tower does not exist there. EvoDis does not redirect the strikes to any other place, only takes the disadvantage of being the primary target of lightning strikes away, and turns the situation to the one before your tower was erected in the area. And if any inspection occurs, you should ask for an admissible standard that indcates the lightning arresters as the protection method for metal towers.

    We have applied EvoDis System on over 1500 sites all over the world and never received any restriction, including USA where we just shipped EvoDis Units last week for a telecom tower and last month for a tower crane.

    Lightning rods are attracting lightning strikes. EvoDis System prevents them to hit your tower. The existance of lightning rod lowers the performance of EvoDis System and hence we ask our clients to take all lightning rods off the tower, and the conductor cables as well because EvoDis does not need a conductor cable. Lightning does not hit the towers with EvoDis System. We have conducted high voltage lab tests for this, and calculated the potential of an imaginary lightning strike which can hit EvoDis Units. It does not exist. Besides, I think you would agree that it is not a coinsidence to have all 1500 sites including telecom towers, radio-tv broadcast towers, tower cranes, sailboats, CCTV poles, hv transmission towers, etc have been protected 100% successfully for the past 12+ years! All had been hit by lightning strikes many times before EvoDis applications, and NONE of them got hit by lightning since EvoDis installations.

    What you have asked for is not warranty, it is insurance. Nobody can give that warranty. However, first time ever, we apply such a warranty for No-Strike for sailboat applications with no additional cost. We can not give such as warranty for other fields of application for now but maybe in the future it can be done.

    Long story short; you have been using lightning arresters with down conductors and a proper grounding system. Eventhough this is not an approved solution for telecom towers in any international standard, you do that because this is the only protection method you know, and it has been applied on ordinary buildings for over 300 years. But you still suffer from lightning related damages in your equipment and loss of service. 10 years from now, if we can have a chance to discuss this issue here in this forum again, you will still have the same losses due to lightning and you will have lost 10 times annual loss due to lightning related damages.

    I understand that the final cost becomes considerably high due to the taxes applied by your government but not taking any precautions to lightning strikes does not let you make any profit. If you make a decision, and if you have your contact person from our marketing team in your mailbox, please go ahead and let him/her informed about this discussion and that price is the only issue. They may find a solution profitable for you.

    Regards,
    Erdem.

  20. #20

    Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Aí queima a bagaça la em cima da torre junto com os rádios... pode minimizar, mas por ter que levar a energia num cabo a parte e ter mais uma bagaça eletronica em cima da torre, dá no mesmo! Fora o custo! Esse Fiberpoe alimenta quantos rádios? Pq tenho 11 rádios numa torre...
    Ele so alimenta um radio pois o ideal e colocar cada um colado no radio com apenas um cabinho curtisssimo de cabo utp e quanto a levar energia separado procure cabo hibrido da empresa fibracem que vc só leva um cabo e antes queimar ele do que o radio. Mais os maiores problemas de queima de porta lan do radio e cabos longos utp se descer uma fibra drop para cada radio com fiber poe ja vai eliminar esse problema.
    Agora se vc quer alimentar mais radio ai vc tem que procurar o edgpoint da ubnt mais com ele vc vai ter que colocar cabos utp mais longo dependendo da onde for colocar na torre Esse edgpoint tem de 6 portas a 16 se nao me engano. O ideal e dois da versão mais barata deles de 6 portas para alimentar todos os seus radios ai vc usa uma fibra só mais ainda eu so um fiber poe para cada radio pois um cabo curtissimo de utp para cada radio é o ideal. Se for usar fiber poe alem de comprar ele vc tem que comprar um modulo gbic que pode ser de 3km e de preferencia para uma fibra só pois alguns usam aquele de duas via que não a necessidade e embaixo vc vai precisar de um switch ou rb de fibra ai vai ter que ter modulos gbic para cada fiber poe tipo um fiber poe la encima com um modulo gbic A ou B e la no switch um modulo gbic A ou B para o fiberpoe. O edgpoint vc leva uma fibra só o ideal do edgpoint é usar a versao mais barata deixando cada um num setor da sua torre que concentre mais radios proximos ai iria descer só uma fibra pra cada um. e seria duas fibras em fez de 11 fibras se fosse usar um fiberpoe por radio. Edgpoint a versao mais simples e 5 portas eletricas e uma fibra entao vc tem onze radios poderia comprar 3 edgpoint ai um ja taria preparado para receber mais 4 radio.