+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida, qual MCS, Utilizar Rb 912 como AP

    Boa, tarde caros amigo, estou na duvida aqui minha rede trabalho só com Airgrid, estou com 3 Painel da 2Flex de 120º com 3 RB 912, para teste, gostaria de saber qual seria o melhor MCS para configurar nos AP, para que nas Antenas elas não module para 6.5/6.5, como vou usar antena siso gostaria de ver qual seria o melhor MCS, para a Airgrid.... Abraços...

  2. #2

    Padrão Re: Duvida, qual MCS, Utilizar Rb 912 como AP

    Actualmente devido a quantidade de Interferências no Radio o que te aconselho é fixar o canal em 20Mhz caso seja 5.8Ghz de frequência e deixar o MCS em Automático isto vai fazer com q o Radio se comunique da melhor forma possível um com o outro.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida, qual MCS, Utilizar Rb 912 como AP

    Tentei trabalhar dessa forma, mas o problema que a Airgrid Fica modulando para 6.5/6.5

  4. #4

    Padrão Re: Duvida, qual MCS, Utilizar Rb 912 como AP

    Faz um scan de spetrum e analiza o com menos Interferência e Fixa o melhor canal

  5. #5

    Padrão Re: Duvida, qual MCS, Utilizar Rb 912 como AP

    Se não tiver tráfego de dados o data rate exibido do Airgrid e cia é o de troca de dados de sincronia e tal, ou seja, o menor.

    1, 2 ou 6,5Mbps mesmo.

    Só pode tirar como referência o data rate quando há tráfego de dados.

    Ah, Airgrid single-chain, está em RB912 single-chain também né? Porque não tem nada muito "rentável" (Em questão de uso de espectro) quando se mistura single-chain com dual-chain (Dupla polarização).

    Mas via de regra o melhor data rate é o que você escolhe. Se você quer trabalhar com sinal tipo -60dBm, obrigatoriamente terá que ser algo tipo MCS5. Se quiser usar sinais a -55dBm pode usar MCS7. Já se for como a maioria e ter uns clientes com visada porca (Digo, visada tem, mas não zona de fresnel) com sinal tipo -70dBm, aí tem que nivelar todos nisso aí e usar MCS4. Não existe possibilidade de escolher um data rate alto se tiver sinal baixo. Data rate automático só fica interessante pra quem tem clientes nivelados (Todos com sinal similar, pra isso que se diminui a potência na CPE do cliente) com sinal suficiente pro maior data rate, porque a maioria dos chipsets é pobre demais em processamento, e faz a burrice de ir pra MCS7 ter 20% de perdas até com sinal ruim tipo -70dBm.

    Escolher data rate é das últimas coisas a fazer, mas antes tem que RESPEITAR a sua própria escolha de sinal, se escolheu trabalhar com -60dBm que se foda se tem um cliente lá longe com -65dBm, esse sinal está abaixo do mínimo e terá que OU cancelar esse cliente ou colocar uma antena maior nele, não tem essa de deixar só 1 ou 2 clientes com instalação cagada se acha que não atrapalha, fazer todas (100%) das instalações com 100% da zona de Fresnel limpa é MUITO mais importante que se preocupar com data rate, ack timeout ou canal, não adianta nada se preocupar com esse detalhes quando uma parte dos clientes tem instalação toda cagada com metade da zona de Fresnel obstruída, terá CCQ ruim tipo 80% por mais que configure o modo mais otimizado possível (Nada em automático é otimizado).

  6. #6
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    @adilsoncamargo amigo como pode conferir no tópico https://under-linux.org/showthread.php?t=187580, fica claro que sua dúvida já se deve ao fato de que o desempenho não lhe agrada.

    A resposta honesta no seu caso é que não há resposta, pois o erro está em usar AirGrid que é uma antena "horrível" vazada que capta muito ruido de todos os lados e tem uma tecnologia AirMax com um painel MikroTik com Nv2, não vou me aprofundar em detalhes técnicos pois estou aqui pra descomplicar.

    Se tu configurar um MCS hoje e estiver um dia ensolarado, amanha pode chover e "ferrar com tudo" e assim tu vai ter que ficar sentado na frente do PC 24/7...é pra evitar esse tipo de doideira que os fabricantes trabalharam anos e gastaram milhões pra desenvolver ferramentas que fazem isso por você.

    O que acontece é que muitos se perguntam e até brigam defendendo usar MikroTik RB9xx ou Ubiquiti Rocket xxx ou até mesmo outros rádios como painel como se isso fosse o mais importante quando na verdade o segredo está em equalizar as tecnologias.

    Basicamente existem 2 coisas principais a se levar em consideração;

    1º- Simples ou Dupla Polarização? seja 1x1 2x1 ou 2x2 No seu caso RB 912 é 2x2, então no momento que coloca uma AirGrid que não é automaticamente tu coloca o desempenho da sua rede no minimo.

    2º- Mais importante, quando utiliza "Marcas" ou seja tecnologias que partem de uma base igual seja 802.11 e tem seus ápices de desempenho com tecnologias proprietárias de cada marca, quando usa marcas diferentes logicamente vai ser obrigado a utilizar o velho 802.11 sem nem um ganho de desempenho que seria possível utilizando todos os equipamentos de uma só "marca".

    Eu particularmente prefiro Mikrotik, tanto cliente como AP por mil motivos ele é melhor que os outros. Mas quando vem o dilema de não perder a oportunidade de usar o equipamento que o cliente já tem sem "ferrar" com seu projeto eu lhe aconselho a colocar cada um em seu devido lugar. Mikrotik com Mirotik, UBNT com UBNT e assim por diante...dessa maneira irá atender todos com mais eficiência utilizando os protocolos proprietários de cada marca.

    Eu poderia me aprofundar mais em cada uma para lhe explicar mas isso causa "atrito" com alguns aqui no fórum que não conseguem usar a lógica.

    Neste caso se quiser saber mais a respeito

    Whats 65 99694 8460

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandoB Ver Post
    @adilsoncamargo amigo como pode conferir no tópico https://under-linux.org/showthread.php?t=187580, fica claro que sua dúvida já se deve ao fato de que o desempenho não lhe agrada.

    A resposta honesta no seu caso é que não há resposta, pois o erro está em usar AirGrid que é uma antena "horrível" vazada que capta muito ruido de todos os lados e tem uma tecnologia AirMax com um painel MikroTik com Nv2, não vou me aprofundar em detalhes técnicos pois estou aqui pra descomplicar.

    Se tu configurar um MCS hoje e estiver um dia ensolarado, amanha pode chover e "ferrar com tudo" e assim tu vai ter que ficar sentado na frente do PC 24/7...é pra evitar esse tipo de doideira que os fabricantes trabalharam anos e gastaram milhões pra desenvolver ferramentas que fazem isso por você.

    O que acontece é que muitos se perguntam e até brigam defendendo usar MikroTik RB9xx ou Ubiquiti Rocket xxx ou até mesmo outros rádios como painel como se isso fosse o mais importante quando na verdade o segredo está em equalizar as tecnologias.

    Basicamente existem 2 coisas principais a se levar em consideração;

    1º- Simples ou Dupla Polarização? seja 1x1 2x1 ou 2x2 No seu caso RB 912 é 2x2, então no momento que coloca uma AirGrid que não é automaticamente tu coloca o desempenho da sua rede no minimo.

    2º- Mais importante, quando utiliza "Marcas" ou seja tecnologias que partem de uma base igual seja 802.11 e tem seus ápices de desempenho com tecnologias proprietárias de cada marca, quando usa marcas diferentes logicamente vai ser obrigado a utilizar o velho 802.11 sem nem um ganho de desempenho que seria possível utilizando todos os equipamentos de uma só "marca".

    Eu particularmente prefiro Mikrotik, tanto cliente como AP por mil motivos ele é melhor que os outros. Mas quando vem o dilema de não perder a oportunidade de usar o equipamento que o cliente já tem sem "ferrar" com seu projeto eu lhe aconselho a colocar cada um em seu devido lugar. Mikrotik com Mirotik, UBNT com UBNT e assim por diante...dessa maneira irá atender todos com mais eficiência utilizando os protocolos proprietários de cada marca.

    Eu poderia me aprofundar mais em cada uma para lhe explicar mas isso causa "atrito" com alguns aqui no fórum que não conseguem usar a lógica.

    Neste caso se quiser saber mais a respeito

    Whats 65 99694 8460


    Obrigado vou chamar sim meu amigo.... Obrigado pelas informação........

  8. #8

    Padrão Re: Duvida, qual MCS, Utilizar Rb 912 como AP

    Citação Postado originalmente por FernandoB Ver Post
    @adilsoncamargo amigo como pode conferir no tópico https://under-linux.org/showthread.php?t=187580, fica claro que sua dúvida já se deve ao fato de que o desempenho não lhe agrada.

    A resposta honesta no seu caso é que não há resposta, pois o erro está em usar AirGrid que é uma antena "horrível" vazada que capta muito ruido de todos os lados e tem uma tecnologia AirMax com um painel MikroTik com Nv2, não vou me aprofundar em detalhes técnicos pois estou aqui pra descomplicar.

    Se tu configurar um MCS hoje e estiver um dia ensolarado, amanha pode chover e "ferrar com tudo" e assim tu vai ter que ficar sentado na frente do PC 24/7...é pra evitar esse tipo de doideira que os fabricantes trabalharam anos e gastaram milhões pra desenvolver ferramentas que fazem isso por você.

    O que acontece é que muitos se perguntam e até brigam defendendo usar MikroTik RB9xx ou Ubiquiti Rocket xxx ou até mesmo outros rádios como painel como se isso fosse o mais importante quando na verdade o segredo está em equalizar as tecnologias.

    Basicamente existem 2 coisas principais a se levar em consideração;

    1º- Simples ou Dupla Polarização? seja 1x1 2x1 ou 2x2 No seu caso RB 912 é 2x2, então no momento que coloca uma AirGrid que não é automaticamente tu coloca o desempenho da sua rede no minimo.

    2º- Mais importante, quando utiliza "Marcas" ou seja tecnologias que partem de uma base igual seja 802.11 e tem seus ápices de desempenho com tecnologias proprietárias de cada marca, quando usa marcas diferentes logicamente vai ser obrigado a utilizar o velho 802.11 sem nem um ganho de desempenho que seria possível utilizando todos os equipamentos de uma só "marca".

    Eu particularmente prefiro Mikrotik, tanto cliente como AP por mil motivos ele é melhor que os outros. Mas quando vem o dilema de não perder a oportunidade de usar o equipamento que o cliente já tem sem "ferrar" com seu projeto eu lhe aconselho a colocar cada um em seu devido lugar. Mikrotik com Mirotik, UBNT com UBNT e assim por diante...dessa maneira irá atender todos com mais eficiência utilizando os protocolos proprietários de cada marca.

    Eu poderia me aprofundar mais em cada uma para lhe explicar mas isso causa "atrito" com alguns aqui no fórum que não conseguem usar a lógica.

    Neste caso se quiser saber mais a respeito

    Whats 65 99694 8460
    Eu defendo limitar o teto do MCS e nunca fixar em um único MCS. Aqui por exemplo, conseguimos um CCQ geral mais estável em MCS 12, o que dá 86Mbps de taxa de dados, 40mega de Throughput na prática, o que considero suficiente pra meu cenário. Limitar o teto do Data Rate evita que o rádio fique tentando modular alto e depois "ver" que tá acontecendo muitos erros e volta pra um data rate menor, essa "briga" é sem fim se vc não impor um teto, data rate alto, data rate baixo, alto, baixo... ele nunca fica estabilizado em um valor que não fique pulando pra lá e pra cá sem definir um teto. Qual melhor, aí vai depender de várias coisas, melhor ir testando no seu cenário.

    Quando a marcas, hoje Ubiquiti está a frente de todas em desempenho puro x preço, em throuput com seu TDD, sincronia GPS e filtro ativo de ruidos, além de um segundo rádio analisador espectral constante. Mikrotik tá no passado pra mercado de provedor a rádio. Aqui ainda usamos só Mikrotik apenas por conta dos valores dos equipamentos Ubiquiti. Todo ano temos problema com raios e isso deixa a gente com medo de gastar alto em vários setores pra queimar todo ano! Com uma SXT 90 graus da Mikrotik conseguimos atender bem ainda até 10 mega, com 500 reais vc coloca outra no local se queimar.

  9. #9

    Padrão Re: Duvida, qual MCS, Utilizar Rb 912 como AP

    De fato em UBNT não se fixa o data rate, a opção é "Max tx rate", ou seja, o data rate MÁXIMO.

    A opção tá lá no firmware, e outros equipamentos tem opção de setar um único data rate, porque existe MOTIVO pra isso. Se a função não tivesse necessidade ela não existiria nos firmwares, tipo não existe a opção entre escolher entre ARP e proxy ARP na maioria dos firmwares, é feature desnecessária pra 99,999% dos usuários desses equiptos.