+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB SXT ou SXTSQ

    ola meus amigos, estou com um ponto a ponto pra fazer de 4 km visada limpa, pensei em usar a rb sxt aquela redondinha que ja conhecemos, mas nas pesquisas de preços encontrei a rb sxtsq uma quadradinha, pelo q li sobre hardware e a mesma coisa, alguem sabem dizer se sao iguais ou tem alguma diferença, o sxtsq e um pouco mais barata, esperando alguma resposta abraço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: RB SXT ou SXTSQ

    Ela só é um modelo mais novo da sxt, com um design diferente. Tecnicamente elas são iguais, inclusive na antena de 16 dbi

  3. #3

    Padrão

    Eu uso a SXT, indicaria a uma distância de 2km somente, pra não ter dores de cabeça.

  4. #4

    Padrão Re: RB SXT ou SXTSQ

    Aproveitando o assunto oque acham da Routerboard Rblhg-5nd 24.5 Dbi L3 para um ptp de 4 km, tenho que passa uns 50 megas

  5. #5

    Padrão Re: RB SXT ou SXTSQ

    Citação Postado originalmente por dmnetcatende Ver Post
    Aproveitando o assunto oque acham da Routerboard Rblhg-5nd 24.5 Dbi L3 para um ptp de 4 km, tenho que passa uns 50 megas
    Otima antena também, fiz alguns ptp com ela e consegui atingir o maximo que a porta suporta, os 100MB

  6. #6

    Padrão Re: RB SXT ou SXTSQ

    Quantos km tinha seu ptp com ela que conseguiu os 100 MB ?

  7. #7

    Padrão Re: RB SXT ou SXTSQ

    Bom dia, eu não utilizaria as SXT para esse enlace não. Eu colocaria dois APc5A. Tenho certeza que te dará mais satisfação. Tanto de Banda quanto estabilidade.

  8. #8

    Padrão Re: RB SXT ou SXTSQ

    Sobre as LHG, por ter ganho bem maior pode limitar a potência (Dá menos distorção em transmissão e portanto menor perda de pacotes) que ainda terá sinal mais alto, com -50dBm um par de LHG passa o limite da porta ethernet, uns 92-96Mbps conforme cabos, isso sem afetar ping (Não adianta nada fazer teste de transferência e nele dar 80Mbps mas ao dar um ping de 64 bytes em paralelo ao teste ele levar 40ms pra ser respondido).

    SXT é fácil calcular, em 4km o sinal (Saindo de qualquer rádio, qualquer marca, sendo 5,8GHz. É o cálculo de free space loss, tem duzias de calculadoras no google) atenua 120dBm, então com a SXT de 16dBi a 18dBm de potência terá 16+18=34dBm EIRP, 34 - 120 = -86dBm no outro lado, como a outra antena tem 16dBi de GANHO ela aumenta em 16dBm o sinal, ou seja, sobe de -86 pra -70dBm. E -70dBm mal e mal presta pra MCS12, que em 40MHz de largura (Tem isso livre no espectro na vizinhança?) vai passar 75-80Mbps. Com um par de LHG são 8dBi a mais por lado, 16dBm a mais de sinal no destino então, dá -54dBm, suficiente pra MCS15 com folga.

  9. #9

    Padrão Re: RB SXT ou SXTSQ

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sobre as LHG, por ter ganho bem maior pode limitar a potência (Dá menos distorção em transmissão e portanto menor perda de pacotes) que ainda terá sinal mais alto, com -50dBm um par de LHG passa o limite da porta ethernet, uns 92-96Mbps conforme cabos, isso sem afetar ping (Não adianta nada fazer teste de transferência e nele dar 80Mbps mas ao dar um ping de 64 bytes em paralelo ao teste ele levar 40ms pra ser respondido).

    SXT é fácil calcular, em 4km o sinal (Saindo de qualquer rádio, qualquer marca, sendo 5,8GHz. É o cálculo de free space loss, tem duzias de calculadoras no google) atenua 120dBm, então com a SXT de 16dBi a 18dBm de potência terá 16+18=34dBm EIRP, 34 - 120 = -86dBm no outro lado, como a outra antena tem 16dBi de GANHO ela aumenta em 16dBm o sinal, ou seja, sobe de -86 pra -70dBm. E -70dBm mal e mal presta pra MCS12, que em 40MHz de largura (Tem isso livre no espectro na vizinhança?) vai passar 75-80Mbps. Com um par de LHG são 8dBi a mais por lado, 16dBm a mais de sinal no destino então, dá -54dBm, suficiente pra MCS15 com folga.
    Ótima explicação rubem, já me decidi vou de LHG mesmo, assim q fizer o ptp posto aqui os resultados

  10. #10

    Padrão Re: RB SXT ou SXTSQ

    Citação Postado originalmente por dmnetcatende Ver Post
    Quantos km tinha seu ptp com ela que conseguiu os 100 MB ?
    Tinha 5km

  11. #11

    Padrão Re: RB SXT ou SXTSQ

    Rblhg-5nd 24.5 Dbi é uma ótima antena para seu ptp.