+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Qual a melhor forma de integrar os concentradores de cada pop ao servidor

    Bom, dia amigos estou com uma duvida aqui, gostaria de saber a opinião de vocês, meu cenario é o seguinte Utilizo uma RB 4011 com 400 Clientes, ate ai tudo bem. Problema agora que abri mais dois POP em outros locais não quero que os clientes desses pop autentique na 4011 mas sim nas rb que cada pop vai ter. Cada POP vai ter uma RB 2011 sendo como concentrado. Dessa forma creio que fique melhor. Mas a duvida é deixo tudo em Bridge, ou Utilizo EOIP para ligar cada concentrador ou OSPF, oque seria melhor para mim, estava pensando em usar Bridge mas ai vi uns colegas meu falando que não é legal o cliente ficar correndo a rede para autenticar melhor deixar cada qual autenticar no POP dele. Oque vocês pode me indicar?

    Obs: O Sistema que Utilizo no Provedor e o ISPControll
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	143
Tamanho: 	37,3 KB
ID:      	69878  

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual a melhor forma de integrar os concentradores de cada pop ao servidor

    Citação Postado originalmente por adilsoncamargo Ver Post
    Bom, dia amigos estou com uma duvida aqui, gostaria de saber a opinião de vocês, meu cenario é o seguinte Utilizo uma RB 4011 com 400 Clientes, ate ai tudo bem. Problema agora que abri mais dois POP em outros locais não quero que os clientes desses pop autentique na 4011 mas sim nas rb que cada pop vai ter. Cada POP vai ter uma RB 2011 sendo como concentrado. Dessa forma creio que fique melhor. Mas a duvida é deixo tudo em Bridge, ou Utilizo EOIP para ligar cada concentrador ou OSPF, oque seria melhor para mim, estava pensando em usar Bridge mas ai vi uns colegas meu falando que não é legal o cliente ficar correndo a rede para autenticar melhor deixar cada qual autenticar no POP dele. Oque vocês pode me indicar?

    Obs: O Sistema que Utilizo no Provedor e o ISPControll
    tanto faz vc deixar em bridge ou autenticar em cada pop desde que não use as rb 2011 ela não aguenta muito não

  3. #3

    Padrão Re: Qual a melhor forma de integrar os concentradores de cada pop ao servidor

    Pela quantidade de clientes imagino que vc não tenha AS .Sendo assim vc vai criar um ramal para concentrador e dizer como vc chegar o link no concentrador.
    Basicamente a configuração que vc vai usar no principal será a mesma nos demais .
    Agora se vc chega com o link no bgp ou firewall fazendo a distribuição dos ips seria outra condição.

  4. #4

    Padrão Re: Qual a melhor forma de integrar os concentradores de cada pop ao servidor

    A solução mais simples é:
    1.º Se seus POPs não estão interligados directamente, vai precisar de um VPN que pode ser na nuvem que é mais pratico e economico;
    2.º Informe nos seus concentradores o IP do seu RADIUS;
    3.º No seu radius informe qual concentrador um determinado cliente ira se conectar ou no caso de alguns RAIUS como o que eu uso eu deixo todos e ele seleciona automaricamente o concentrador mais proximo do cliente.

  5. #5

    Padrão Re: Qual a melhor forma de integrar os concentradores de cada pop ao servidor

    Sua topologia está meia confusa, mais te aconselharia fechar ospf com mpls... fecha vpls entre core e concentradores.. 0% de dor de cabeça.

  6. #6

    Padrão

    bom dia


    Roteamento simples resolve, sem bridge ( dor de cabeça).