+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Conectar Mikrotik CRS na OLT Fibehome em duas interfaces

    Não estou conseguindo ligar duas interfaces trunk de uma CRS em duas interfaces Uplink em trunk de um OLT fiberhome
    quando ligo as duas, uma interface da CRS bloqueia e a outro continua normal, provavelmente pelo spanningtree,
    Se desativo a interface que ficou up no passo anterior a outra que tinha sido bloqueado volta ao ser ativada.
    Um comportamento tipico do spannigtree


    Porem preciso ligar a CRS na OLT por duas interfaces ao mesmo tempo
    cada interface passando vlans com tags diferentes.


    Alguém sabe como conectar essas duas interfaces trunks da CRS em duas interfaces Trunk da OLT fiberhome sem que uma das portas seja bloqueada ?
    Crs328 versão routeros 6.45.6

    já ativei ingress filter nas interfaces
    já permit apenas frames com tag na interfaces
    em cada interface esta liberada apenas para as vlan que passará por elas.

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Conectar Mikrotik CRS na OLT Fibehome em duas interfaces

    só configurar o lacp corretamente que funciona

  3. #3

    Padrão Re: Conectar Mikrotik CRS na OLT Fibehome em duas interfaces

    Obrigado pela resposta, mas o objetivo é poder escolher por qual interface vai passar cada vlan.

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Conectar Mikrotik CRS na OLT Fibehome em duas interfaces

    Citação Postado originalmente por ory0n Ver Post
    Obrigado pela resposta, mas o objetivo é poder escolher por qual interface vai passar cada vlan.
    ai vc não precisa criar lacp
    só ligar as 2 interface e la nas vlan escolher as interface

  5. #5

    Padrão Re: Conectar Mikrotik CRS na OLT Fibehome em duas interfaces

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    ai vc não precisa criar lacp
    só ligar as 2 interface e la nas vlan escolher as interface
    Não funciona, esse é o problema, uma interface fica bloqueada

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Conectar Mikrotik CRS na OLT Fibehome em duas interfaces

    Citação Postado originalmente por ory0n Ver Post
    Não funciona, esse é o problema, uma interface fica bloqueada
    não tb pq ficar bloqueada
    eu tenho uma olt aki que ta com 7 portas usadas

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Conectar Mikrotik CRS na OLT Fibehome em duas interfaces

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    não tb pq ficar bloqueada
    eu tenho uma olt aki que ta com 7 portas usadas
    vc não vai usar trunk na crs
    vai configurar as vlan em cada interface

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Conectar Mikrotik CRS na OLT Fibehome em duas interfaces

    Citação Postado originalmente por ory0n Ver Post
    Não estou conseguindo ligar duas interfaces trunk de uma CRS em duas interfaces Uplink em trunk de um OLT fiberhome
    quando ligo as duas, uma interface da CRS bloqueia e a outro continua normal, provavelmente pelo spanningtree,
    Se desativo a interface que ficou up no passo anterior a outra que tinha sido bloqueado volta ao ser ativada.
    Um comportamento tipico do spannigtree


    Porem preciso ligar a CRS na OLT por duas interfaces ao mesmo tempo
    cada interface passando vlans com tags diferentes.


    Alguém sabe como conectar essas duas interfaces trunks da CRS em duas interfaces Trunk da OLT fiberhome sem que uma das portas seja bloqueada ?
    Crs328 versão routeros 6.45.6

    já ativei ingress filter nas interfaces
    já permit apenas frames com tag na interfaces
    em cada interface esta liberada apenas para as vlan que passará por elas.

    quando vc usa o trunk e configura errada o STP da olt ou do do mikrotik vai bloquear ela

    se vc quer seprar por vlan colocando cada vlan em uma interface vc não usa interface trunk

  9. #9

    Padrão Re: Conectar Mikrotik CRS na OLT Fibehome em duas interfaces

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    quando vc usa o trunk e configura errada o STP da olt ou do do mikrotik vai bloquear ela

    se vc quer seprar por vlan colocando cada vlan em uma interface vc não usa interface trunk
    Entendi, sobre não usar trunk, conectar um interface de acesso a vlan, mas eu gostaria de poder passar mais de uma vlan por interface, por exemplo duas vlans em uma interface e outras duas vlans em outra, e caso uma interface da olt der problema eu possa passar as vlans desta interface com problema para outra interface, pra ficar maleável a questão da vlan.

    Isso funcionava normalmente com switch cisco, dois trunks do switch para olt, configurados iguais, e na olt eu apenas escolhia por qual interface cada vlan iria sair, não dava looping, agora na crs3xx da looping.

    Imaginei que poderia ser algum detalhe na configuração de vlan na crs3xx, liberei vlans diferentes em cada trunk, ativei ingress filter na interface e coloquei para aceitar apenas tag em cada interface trunk, não coloquei as mesmas vlans nos dois trunks, e mesmo assim uma interface é bloqueada quando conecto as duas.
    Última edição por ory0n; 15-11-2019 às 19:15.

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Conectar Mikrotik CRS na OLT Fibehome em duas interfaces

    Citação Postado originalmente por ory0n Ver Post
    Entendi, sobre não usar trunk, conectar um interface de acesso a vlan, mas eu gostaria de poder passar mais de uma vlan por interface, por exemplo duas vlans em uma interface e outras duas vlans em outra, e caso uma interface da olt der problema eu possa passar as vlans desta interface com problema para outra interface, pra ficar maleável a questão da vlan.

    Isso funcionava normalmente com switch cisco, dois trunks do switch para olt, configurados iguais, e na olt eu apenas escolhia por qual interface cada vlan iria sair, não dava looping, agora na crs3xx da looping.

    Imaginei que poderia ser algum detalhe na configuração de vlan na crs3xx, liberei vlans diferentes em cada trunk, ativei ingress filter na interface e coloquei para aceitar apenas tag em cada interface trunk, não coloquei as mesmas vlans nos dois trunks, e mesmo assim uma interface é bloqueada quando conecto as duas.
    quando usa trunk que na olt é agregação ela transforma 2 interface em uma
    no cisco o termo trunk é outra coisa kkk

    mais assim vc pode usar mais que 1 vlan por interface eu aki por exemplo uso a vlan 1000 a 1999 em 1 interface e 2000 a 2999 em outra

  11. #11

    Padrão Re: Conectar Mikrotik CRS na OLT Fibehome em duas interfaces

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    quando usa trunk que na olt é agregação ela transforma 2 interface em uma
    no cisco o termo trunk é outra coisa kkk

    mais assim vc pode usar mais que 1 vlan por interface eu aki por exemplo uso a vlan 1000 a 1999 em 1 interface e 2000 a 2999 em outra
    Pra mim trunk é um interface que passa mais de uma vlan tagueada e se nescessário uma nativa sem tag.
    Agregação é juntar duas ou mais interfaces em camada 2 como se fossem uma, somando as capacidades e com redundância

    O que eu gostaria de fazer funcionar, são dois trunks entre um switch mikrotik CRS3xx e uma olt fiberhome, cada trunk será uma unica interface, sem agregação lacp, um trunk simples em um interface sfp de 1g e outro trunk em outra interface de sfp+ 10g, porem passando vlans diferentes em cada trunk.
    Mas obviamente interligar uma olt em camada 2 com um switch camada 2 com dois cabos gera um looping, é como interligar dois switchs, o spanning tree detecta o looping e bloqueia um interface.

    Eu gostaria que o looping não acontecesse, pois não tem as mesmas vlans nos dois trunks, nem na olt nem no switch.
    eu acho que a vlan 1 no switch crs3xx esta passando pelos trunks e gerando o looping mesmo a vlan1 não estando configurada em nenhum deles.

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Conectar Mikrotik CRS na OLT Fibehome em duas interfaces

    Citação Postado originalmente por ory0n Ver Post
    Pra mim trunk é um interface que passa mais de uma vlan tagueada e se nescessário uma nativa sem tag.
    Agregação é juntar duas ou mais interfaces em camada 2 como se fossem uma, somando as capacidades e com redundância

    O que eu gostaria de fazer funcionar, são dois trunks entre um switch mikrotik CRS3xx e uma olt fiberhome, cada trunk será uma unica interface, sem agregação lacp, um trunk simples em um interface sfp de 1g e outro trunk em outra interface de sfp+ 10g, porem passando vlans diferentes em cada trunk.
    Mas obviamente interligar uma olt em camada 2 com um switch camada 2 com dois cabos gera um looping, é como interligar dois switchs, o spanning tree detecta o looping e bloqueia um interface.

    Eu gostaria que o looping não acontecesse, pois não tem as mesmas vlans nos dois trunks, nem na olt nem no switch.
    eu acho que a vlan 1 no switch crs3xx esta passando pelos trunks e gerando o looping mesmo a vlan1 não estando configurada em nenhum deles.
    Vamos la

    "Pra mim trunk é um interface que passa mais de uma vlan tagueada e se nescessário uma nativa sem tag.
    Agregação é juntar duas ou mais interfaces em camada 2 como se fossem uma, somando as capacidades e com redundância
    "
    exato é uma agregação de porta independente se vc vai passar vlan estas vlan poe ser taged ou untaged alguns swith usa o termo trunk e native

    o que vc quer fazer é simples não precisa usar a função trunk da olt e nem da crs a não ser vc ja esteja pensando no futuro uma agregação

    mais eu não lembro se a crs aceita agregação com 1 porta apenas

    faz como eu te falei não cria trunk na olt usa apenas a interface normal

    "Eu gostaria que o looping não acontecesse, pois não tem as mesmas vlans nos dois trunks, nem na olt nem no switch.
    eu acho que a vlan 1 no switch crs3xx esta passando pelos trunks e gerando o looping mesmo a vlan1 não estando configurada em nenhum deles."
    provavelmente a default esta passando mesmo ai depende como vc fez na crs

  13. #13
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Veja nesta olt que eu tenho uso 3 interface na mesma ccr
    sem trunk sem nada
    pra estar dando problema de block é alguma configuração da CRS
    posta ai como vc esta fazendo as tag das vlan nele
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         olt.png
Visualizações:	263
Tamanho: 	623,4 KB
ID:      	69887