+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Cpe wifi/repetidor

    Fala galera, saudações... Bom vamos lá eu trabalhei com rede a muito tempo a trás, hoje em dia estou em outra profissão, por isso gostaria de um ajuda se possível...

    Atualmente estou com INTERNET WIFI OI FIBRA, 200mega

    Tenho uma CPE TP-LINK. Modelo: TL-WA5210G.

    Gostaria de saber se com ela eu conseguiria pegar WIFI do meu roteador no quarto e jogar para casa toda e em volta da casa. A ideia é, se ela funcionar como um repetidor por ela na varanda externa da casa para que a casa e em volta tenha sinal WIFI.

    Caso isso seja possível gostaria de uma ajuda em relação a isso configurar e etc...

    OBS: Tem anos que não mexo com rede, não sou leigo mais também não vou conseguir fazer com poucas informações, dês de já agradeço a presteza de todos e um ótimo dia ou noite para vocês Abraço.

  2. #2

    Padrão Re: Cpe wifi/repetidor

    Minha humilde opiniao, fuja dessa enrenca velha pra cacete.

  3. #3

    Padrão Re: Cpe wifi/repetidor

    Citação Postado originalmente por sylviofilho Ver Post
    Fala galera, saudações... Bom vamos lá eu trabalhei com rede a muito tempo a trás, hoje em dia estou em outra profissão, por isso gostaria de um ajuda se possível...

    Atualmente estou com INTERNET WIFI OI FIBRA, 200mega

    Tenho uma CPE TP-LINK. Modelo: TL-WA5210G.

    Gostaria de saber se com ela eu conseguiria pegar WIFI do meu roteador no quarto e jogar para casa toda e em volta da casa. A ideia é, se ela funcionar como um repetidor por ela na varanda externa da casa para que a casa e em volta tenha sinal WIFI.

    Caso isso seja possível gostaria de uma ajuda em relação a isso configurar e etc...

    OBS: Tem anos que não mexo com rede, não sou leigo mais também não vou conseguir fazer com poucas informações, dês de já agradeço a presteza de todos e um ótimo dia ou noite para vocês Abraço.
    Primeiro que essa bagaça aí é vela pra kct. Deve ter um chipset jurássico.
    Segundo que esse negócio de repetição de wifi na minha humilde opinião é fria. Dependendo do caso você pode acabar matando sua conexão de internet só pela poluição que esse trem aí faz.

    Se quiser realmente fazer algo do tipo. Procure um equipamento com um chipset moderno.

  4. #4

    Padrão Re: Cpe wifi/repetidor

    Em modo AP essa CPE velha no data rate de 54Mbps (O maior dela, o G do modelo é por ser da época do protocolo 802.11G da década passada) daria velocidade máxima de uns 20-22Mbps.

    Nesse uso, como AP, funciona normal, por ter antena de ganho bom vai ter conexão depois de muitas paredes, mas fixo no maior data rate não tem tanto alcance assim, teria o melhor alcance fixo no data rate de 24Mbps, que vai dar tráfego real de uns 10-12Mbps.

    Pra isso operar no modo repetidor terá que colocar o AP inicial em modo G, ou seja, limitar ele também a uns 20Mbps. E... repetidor é SEMPRE um erro, o repetidor recebe o pacote do smartphone, responde o checksum pro smartphone, usa a mesma etapa de RF pra mandar esse pacote pro AP, espera o checksum do AP, e então recebe o checksum do roteamento no AP (Diferente do checksum da conexão wifi) e repassa pro smartphone.

    A perda de tempo é tão grande que em condições ideais uma repetição dá metade do tráfego do AP. Ou seja, se o AP chega a 20Mbps de tráfego real no melhor data rate, então com repetidor vai ter uns 10Mbps. Mas o maior problema é ping alto, como os pacotes e os checksum's vem e vão pela mesma etapa de RF é normal ter ping de 20ms. É a situação onde a sensação de navegação é a mesma (Ruim) com internet de 5 ou de 500Mbps.

    Nem se fosse um repetidor 802.11N isso prestaria, repetidor é sempre uma ideia ruim, sempre tem muita perda de tempo e pacotes ao ficar recebendo e enviando pela mesma etapa de RF e mesmo canal.

    Se quer dar um uso pra essa velharia, bota um cabo até ela e bota ela como AP com outro SSID (Alias, mesmo que tivesse rádios iguais usar o mesmo SSID não adianta nada, cada rádio tem seu mac, a troca de chaves de criptografia é feita com cada um separado, usar o mesmo SSID em roteadores comuns só serve pra enganar trouxa, wifi não é conexão móvel, conexão móvel é outra coisa, é rede GSM e cia). Deixa em modo G, no data rate de 18 ou 24Mbps, vai ter tráfego real tipo 9-12Mbps, mas com o maior alcance possível, a antena de 12dBi é setorial boa, tem abertura acho que de uns 60° mas pros lados e pra trás ainda tem 1 ou 2dBi de ganho, ou seja, ainda permite conexão.

    Se quer muito alcance use aparelhos tipo os Ubiquiti Unifi ligados via cabo, com 2 deles atende fácil uma construção com 30 ou 40m de comprimento cheia de paredes, bota o mesmo SSID mas aí funciona porque é hardware feito especificamente pra isso (Eles trocam as chaves de criptografia entre si, um roteador sempre tem os dados da conexão do outro, tá pronto pra receber a conexão do outro hora que o outro se aproximar). Ou simplesmente usa SSID's diferentes com AP's diferentes, não é tão difícil trocar o AP onde está conectado num smartphone ou notebook, são 2 a 4 cliques conforme sistema operacional, depois que acostuma isso fica automático, assim terá baixo custo (Pode usar AP's de R$ 70) e alta velocidade (Essa CPE limita a 20Mbps, mas um AP de R$ 70 vai até 60Mbps, outros de R$ 100 vão até 100Mbps, e por aí vai, é só lembrar que a velocidade real será no máximo metade do data rate escrito na caixa, roteador de 300Mbps na real em condições perfeitas bate nuns 150Mbps, mas se tiver porta ethernet comum vai ficar limitado nos 100Mbps dela).

    Use qualquer coisa MENOS repetidores.

  5. #5

    Padrão Re: Cpe wifi/repetidor

    Bom dia Amigo. Quer tranquilidade ? Instala Unifi uap-ac mesh da Ubiquiti. Terá uma boa cobertura em 2.4GHz e garantirá boa velocidade nas proximidades em equipamentos 5GHz que suportem AC. E se for o caso de expandir sua cobertura, aí sim poderá usar o recurso mesh que o equipamento disponibiliza.