+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Conectar smartphones e tablets em omini

    Gostaria de saber o seguinte ;em um senário onde conectar celulares e outros dispositivos wirelles em uma omini seria possível trabalhar em distancias de mais de 200 metros sem uso de radios ST ?
    Fui em uma fazenda e utilizaram uma omine 2.4 como AP pra atender todos os dispositivos 2.4 ,nesse local por não haver tanta interferência conseguia trabalhar bem ate uns 200 mts se a omini for 5.8 e meus dispositivos forrem tambme (logico) consigo trabalhar ate que distância ?

  2. #2

    Padrão Re: Conectar smartphones e tablets em omini

    Quanto maior a frequência menor a penetrabilidade dela, então omni 5,8GHz de mesmo ganho irá permitir conexão em distância MENOR, não maior que 2,4GHz. Se um pé de manga mata 20dBm em 2,4GHz, em 5,8GHz vai atenuar uns 30-33dBm. Esses 10dBm perdidos nesses caso é 1 ou 2 paredes a mais, ou algumas dezenas de metros sem obstáculos.

    Geralmente não é omni que faz milagre, elas são até bem toscas geralmente (Especialmente os lixos de fundo de quintal de 20-25dBi do MercadoLivre), quem garante alcance grande é ter a antena acima dos obstáculos ou em local melhor, se colocar setorial 21dBi terá ainda mais alcance em fazenda. Mas omni não tem ângulo vertical decente (Exceto os lixos sem homologação NEM CNPJ do MercadoLivre) então nem pode colocar muito alta pra ficar acima de todos os obstáculos! Pra ir bem alto, em torre de 20m, tem que ser setorial inclinada pra baixo.

    (Eu uso CPE velha de 20dBi na roça, fixo em modo B dá mais de 300m no pasto, mas isso é situação que NÃO EXISTE em cidade, não tem como ter centenas de metros sem uma casa, muro ou árvore na frente, ou no mínimo sem ter a fiação elétrica que atua como barreira já que o campo eletromagnético ao redor do cabo com 220V equivale a tubo de uns 20cm ao redor do fio))

    Provedor que TENTA vender conexão direto pra smartphone por ACHAR que wifi é conexão móvel igual GSM e cia, geralmente acaba com serviço péssimo, não é uma boa investir nisso. Se isso prestasse hotéis não gastariam uma fortuna com um Unifi a cada poucos quartos, são soluções de R$ 30 mil as vezes, mas é certeza de conexão boa por toda a área, enquanto as gambiarras com omni velha, ou setoriais da década passada tem velocidade ok só em locais específicos, e não há aproveitamento decente do espectro porque AP doméstico (Os de mesa são pra dona de casa mesmo, por isso tem setup simplório que até um capiau configura) não sabe lidar com as altas perdas de pacotes quando o smartphone, que é um lixo com anteninha de 2dBi, responde com sinal extremamente baixo (Essa é a maior noobice de quem tenta essas gambiarras, noob acha que escanear SSID garante alguma coisa, mas wifi é bidirecional, tem que ver como chegam as respostas no AP, precisa ser AP que tenha visualização das conexões, exibindo o ridículo nível de sinal dos smartphones).

    Se quiser testar a gambiarra não invista muito nisso nem prometa nada pra ninguém, porque certamente vai ficar com conexão lixo depois, e ter que comprar outro equipamento ou reembolsar cliente.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Conectar smartphones e tablets em omini

    Em uma propriedade rural montei o seguinte cenário:
    1- antena yagi 20 dBi de 850 MHz.
    2. cabo coaxial( 5 metros RGC 58 U.
    3- interface celular rural com wi-fi. sinal chegando a -102 dBm.
    4- roteador greatek com função repetidor
    5- cabo coaxial 15 metros RGC 213 U
    6- antena omni 15 dBi( M.L.)
    7- roteador/repetidor portátil intelbrás.

    Tinha tudo para não funcionar bem.
    - distância entre ponto 1 e 6; 120 metros e chegando ao equipamento -85 dBm.
    - distância entre 6 e 7; 450 metros com curso em "L", sinal chegando com -85 dBm, o mesmo em meu celular mas variando até -93 dBm sem visada direta.
    Testei carregamento de vídeo no you tube, perfect!!!!!!

    Hoje, com a inauguração da nova torre da Vivo, foi necessário apenas a interface. Sinal chegando a -98 dBm.
    Não sei quanto à veracidade, mas as torres da Vivo, Tim, Claro estão em mesma altura no planisfério( para-raio); 250 metros a nível do mar aproximadamente e 145 metros na sede administrativa. Ponto mais alto do município, onde possui torres de telecom 475 metros ou 900 metros nas pedras até mais.

    Conforme o modem ou roteador( 20 dBm), meu celular consegue navegar até 300 metros de visada no meio rural. Nesta região celulares da Motorola ganham força, principalmente entre os intermediários por que outros fabricantes raramente conseguem captar o sinal de operadora.