+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Internet Rural

    Olá, meus caros.

    Meus pais se mudaram para um sítio no pé do morro onde não pega nenhum sinal de celular. De nenhuma operadora. Nadinha.

    Eles tem que subir 300m no morro pra poder pegar sinal. No alto do morro pega muito bem, todas as operadoras.

    O problema é que eu vi alguns aparelhos de Internet rural e todos vem com cabo de 15m.

    Só que fui procurar cabo e o valor tem se mostrado exorbitante.
    1.000 por 15m de cabo?
    É isso mesmo ou estou procurando os cabos errados?

    Alguma dica?

  2. #2

    Padrão Re: Internet Rural

    Mas o cabo é pra que?

    Cabo RGC-213 é o cabo coaxial usado entre celulares de mesa e antenas externas, seja antena 900MHz ou antena 1800MHz. Esse cabo está uns R$ 12 a 15 por metro. 15m seria R$ 180 então, mais uns R$ 15 por conector (Um conector N pra antena, e um conector BNC pro celular de mesa) e fica uns R$ 210 ao todo.

    Cabo LMR-600 realmente é muito mais caro, mas ainda assim fica uns R$ 25 por metro, mas tem tempo que nem vemos mais a venda, o pouco uso de cabo coaxial é pra isso, no passado tinha muito porque a maioria dos pequenos provedores de internet usava antenas e cabos coaxiais, não CPE.

    Ou a intenção é colocar 300m de cabo? Se for essa, não tem funcionar, a antena terá ganho tipo de 14dBi, mas um cabo tão longo vai atenuar o sinal em digamos 30dBm, ou seja, terá depois do cabo um sinal muito pior que usar celular sem antena no alto.

    Se é pra internet, tem o aparelho Link 3G da Elsys, é uma CPE só que com interface GSM, você coloca um simcard nela (Não existe conexão GSM sem um chip desse), configura pra conectar na rede, e o cabo que a alimenta é um cabo comum de rede, pluga numa fonte POE e fica IGUAL uma CPE, no cabo ethernet saindo da fonte poe você tem conexão internet, pode plugar o cabo num desktop, num notebook, pode plugar num roteador wifi e ter wifi dento de casa, tanto faz, é uma CPE como qualquer outra, só que a conexão de entrada é 3G com a operadora do chip. Por usar alimentação poe via cabo de rede o limite de tamanho do cabo é uns 25 metros na prática. Talvez com um mastro de 6m em cima de casa pegue alguma coisa, só testando ou olhando com os olhos (Se não tem obstáculo de porte na frente).

    Outra coisa são os repetidores, não precisa cabo longo entre eles, e em 300m poucos funcionarão, além de ter navegação extremamente ruim com eles.

    A solução que vejo é colocar um Link 3G tipo da Elsys, botar um AP wifi com antena direcional virada pra casa, e terá wifi em casa (Talvez precise outro repetidor em casa, depende de como é a construção). Obviamente precisa energia elétrica nesse alto, então ou leva via cabo FE-80 (O mais barato, mas tem que ser 220V, e só pra alimentar as 2 fontes chaveadas, NEM PENSAR em alimentar mais coisas que isso com um cabo fino assim. Olha no MercadoLivre o preço do rolo de 500m do cabo FE-80). Ou então bota lá no alto uma placa solar, um controlador e uma bateria, pra eles alimentarem a CPE e o roteador wifi (Mas tem que calcular direito pra não descarregar a bateria de noite, bateria NÃO foi feita pra descarga diária). O problema de CPE 3G é que o chip lá dentro tá perdido, não tem como usar a CPE pra fazer ligações, precisaria ter um plano de dados nesse chip então, mas enfim, é um número perdido, a CPE não recebe ligações nem SMS, o chip seria só pro plano de dados mesmo, igual chip colocado num modem GSM USB.

    Tem mais opções, mas tem que dizer o que quer, porque "internet rural" e cabo coaxial não tem relação direta, não precisa usar cabo coaxial pra isso, e você nem disse que cabo é esse por esse preço, nem o que quer ligar (Cabo entre antena e celular é coaxial, já cabo entre CPE e roteador é cabo de rede, não é porque o nome é "cabo" que eles tem qualquer pingo de similaridade, são 100% diferentes).

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Internet Rural

    Trezentos metros morro acima deve ser em prática uns 230 metros no muito 250 metros. Aparelhos como D-Link DWR 922; ZTE MF 253 que possuem suporte a 4 G e os da Huawei na maioria 3 G consegui um alcance de 350 metros de visibilidade e -85 dBm no celular que são limitados a -90 dBm( conforme aplicativo pode indicar - 105 dBm).
    Não sou a favor de utilizar fio FE para energia, melhor levar fio de alumínio nu 4 mm² ou 6 mm² e de preferência cabo Flex( F+N ou F+N+F) e fio FE para telefone, em casa pode se utilizar repetidor de wi-fi mas como muitos de nós temos roteadores velhos guardados, basta usar um com antena externa e função cliente e outro como AP.
    Brincadeira que pode custar R$ 5.000,00 até mais entre postes, suportes REX, fios, canos, antena, aterramento etc. mais a mão-de-obra. Com certeza terá promessas de R$ 1.500,00 aí vem um temporal com raios e uma instalação inadequada pode provocar incêndio ou perda de vidas e nisso jamais se brinca; postes devem ter uma altura segura para que um indivíduo montado a cavalo passe por ele sem que se necessite a esquivar( um fazendeiro teve de pagar seu funcionário por 6 meses, por conta disso).

    Um cabo FE deve custar uns R$ 0,45 ( R$ 135,00), cabo FLEX uns R$ 3,00 ( R$ 900,00 F+N), vida útil de 2 anos no cabo FE e 10 anos no cabo FLEX em regiões normais no país. e como temos 10 anos de garantia nos postes e mourões de cerca( eucalipto) nada mau. Em algumas fazendas daqui já se trocou 5 vezes o fio FE e nenhuma nos postes ou cabo FLEX em 20 anos mas os FE utilizados na época das estatais permanecem até hoje.

    Na habilitação de um novo chip, bloqueio as mensagens de texto, caixa postal, chamadas de emergência etc, vez que isso terá de estar na agenda do telefone fixo( com fio/sem fio) e jamis no chip. Se a memória do dispositivo estiver cheia, os aparelhos fazem-nos o favor de pelo menos ficar maluco ou travar; volta a funcionar após o reset.
    Pelas novas regras, precisa inserir o CEP do local de instalação ou residência no sistema pré-pago e a Claro já exige isso faz quase uma década e era a única que recolhia o ICMS a favor do CEP favorecendo muitas cidades pequenas que possuem apenas um único CEP( repasse do ICMS). Embora a legislação diga que não deva ser cobrada, por que é tão caro aliás mais cara que outras modalidades como um todo.

  4. #4

    Padrão Re: Internet Rural

    Citação Postado originalmente por Blaugusto Ver Post
    Olá, meus caros.

    Meus pais se mudaram para um sítio no pé do morro onde não pega nenhum sinal de celular. De nenhuma operadora. Nadinha.

    Eles tem que subir 300m no morro pra poder pegar sinal. No alto do morro pega muito bem, todas as operadoras.

    O problema é que eu vi alguns aparelhos de Internet rural e todos vem com cabo de 15m.

    Só que fui procurar cabo e o valor tem se mostrado exorbitante.
    1.000 por 15m de cabo?
    É isso mesmo ou estou procurando os cabos errados?

    Alguma dica?
    Amigo, se for só para telefone e não para internet também; roteadores 3/4G como D-Link DWR 922; ZTE MF 253L e os da Huawei, funcionam muito bem. Eu tenho um ZTE mf 253L, e já testei ele com 500 metros de fio de telefone, fio FE80 e funcionou muito bem. O detalhe para o funcionamento desses roteadores em zonas rurais, é que eles são muito exigentes quanto ao nível de sinal captado pela antena externa. Se o nível de sinal for péssimo por volta de -100dBm, quando esse sinal variar para acima -100dBm, o aparelho não consegue fazer e nem receber chamadas. O nível aceitável para funcionamento desses aparelhos tem que ser de no máximo -95dBm para voz. Mas, já que você relata que lá no morro pega sinal, então o sinal é bastante potente, talvez só a anteninha interna do roteador já será suficiente para captação de sinal. O Fio FE80 eu comprei pelo mercado livre!

    https://produto.mercadolivre.com.br/...reco_backend=m

  5. #5

    Padrão Re: Internet Rural

    Acho que voce esta equivoccado com 2 anos de duracao do fio fe 80 ou fe100, esses sao feitos para pelo minimo 10 anos, tenho usando a 6 anos e esta perfeito ainda

  6. #6

    Padrão Re: Internet Rural

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Trezentos metros morro acima deve ser em prática uns 230 metros no muito 250 metros. Aparelhos como D-Link DWR 922; ZTE MF 253 que possuem suporte a 4 G e os da Huawei na maioria 3 G consegui um alcance de 350 metros de visibilidade e -85 dBm no celular que são limitados a -90 dBm( conforme aplicativo pode indicar - 105 dBm).
    Não sou a favor de utilizar fio FE para energia, melhor levar fio de alumínio nu 4 mm² ou 6 mm² e de preferência cabo Flex( F+N ou F+N+F) e fio FE para telefone, em casa pode se utilizar repetidor de wi-fi mas como muitos de nós temos roteadores velhos guardados, basta usar um com antena externa e função cliente e outro como AP.
    Brincadeira que pode custar R$ 5.000,00 até mais entre postes, suportes REX, fios, canos, antena, aterramento etc. mais a mão-de-obra. Com certeza terá promessas de R$ 1.500,00 aí vem um temporal com raios e uma instalação inadequada pode provocar incêndio ou perda de vidas e nisso jamais se brinca; postes devem ter uma altura segura para que um indivíduo montado a cavalo passe por ele sem que se necessite a esquivar( um fazendeiro teve de pagar seu funcionário por 6 meses, por conta disso).

    Um cabo FE deve custar uns R$ 0,45 ( R$ 135,00), cabo FLEX uns R$ 3,00 ( R$ 900,00 F+N), vida útil de 2 anos no cabo FE e 10 anos no cabo FLEX em regiões normais no país. e como temos 10 anos de garantia nos postes e mourões de cerca( eucalipto) nada mau. Em algumas fazendas daqui já se trocou 5 vezes o fio FE e nenhuma nos postes ou cabo FLEX em 20 anos mas os FE utilizados na época das estatais permanecem até hoje.

    Na habilitação de um novo chip, bloqueio as mensagens de texto, caixa postal, chamadas de emergência etc, vez que isso terá de estar na agenda do telefone fixo( com fio/sem fio) e jamis no chip. Se a memória do dispositivo estiver cheia, os aparelhos fazem-nos o favor de pelo menos ficar maluco ou travar; volta a funcionar após o reset.
    Pelas novas regras, precisa inserir o CEP do local de instalação ou residência no sistema pré-pago e a Claro já exige isso faz quase uma década e era a única que recolhia o ICMS a favor do CEP favorecendo muitas cidades pequenas que possuem apenas um único CEP( repasse do ICMS). Embora a legislação diga que não deva ser cobrada, por que é tão caro aliás mais cara que outras modalidades como um todo.
    Acho que voce esta equivoccado com 2 anos de duracao do fio fe 80 ou fe100, esses sao feitos para pelo minimo 10 anos, tenho usando a 6 anos e esta perfeito ainda

  7. #7

    Padrão Re: Internet Rural

    Citação Postado originalmente por Blaugusto Ver Post
    Olá, meus caros.

    Meus pais se mudaram para um sítio no pé do morro onde não pega nenhum sinal de celular. De nenhuma operadora. Nadinha.

    Eles tem que subir 300m no morro pra poder pegar sinal. No alto do morro pega muito bem, todas as operadoras.

    O problema é que eu vi alguns aparelhos de Internet rural e todos vem com cabo de 15m.

    Só que fui procurar cabo e o valor tem se mostrado exorbitante.
    1.000 por 15m de cabo?
    É isso mesmo ou estou procurando os cabos errados?

    Alguma dica?
    Esse cabo qual modelo dele?

    Dica: Monte um celular rural. Me mande uma MP que eu dou as dicas