+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acessar Clientes PPPoE pela interface Lan

    Bom dia
    Tenho uma rede com um mikrotik que é o gtw da rede 10.0.0.1
    Ele autentica clientes PPPOE liberando esses ips apartir da faixa 10.0.0.31
    Tenho um Ap com o ip 10.0.0.30(setado manualmente)
    Que conecta radios wireless por ele , e autentica no gtw 10.0.0.1(Mikrotik), que libera acesso e o ip para esses clintes, via (PPPoE)na faixa mencionada acima

    Tenho uma maquina ligada nesse mikrotik(10.0.0.1) aonde acesso para gerenciamento da rede, com o ip 10.0.0.4 (setado manualmente)

    Pergunta quando estou nessa maquina que e o ip 10.0.0.4 não consigo acessar a rede dos radios que foram autenticados pelo PPPoE(rede acima dos .31)

    Para ter acesso nesses clientes, (Cliente que estão autenticados PPPoE), tenho q discar uma conexao pppoe para conseguir acessar eles.

    Pergunto como posso ter acesso do ip setado manualmente 10.0.0.4 aos ips autenticados PPPoE e vice e versa

    Teria que fazer uma rota entrele els ? qual maneira, ja tentei mais infelizmente sem sucesso

    Conto com a colaboração generosa de vcs.

    Um bom dia a todos

    Diogo F. Rebello

  2. #2

    Padrão Re: Acessar Clientes PPPoE pela interface Lan

    Boa noite, tenta colocar o IP na sua máquina q esteja dentro do range de IP do PPPoE(10.0.0.31)

  3. #3

    Padrão Re: Acessar Clientes PPPoE pela interface Lan

    Isso está com cara de ser máscara.
    Se a máscara da rede é /24, então aí está o problema, pois o que acontece, é que o computador entende que está conectado a uma rede /24, o que lhe dá acesso a toda a rede diretamente, sem precisar passar pelo gateway.
    Já os clientes pppoe, recebem uma máscara /32, e portanto, eles só conhecem o gateway e não conhecem os outros IPs.
    Quando o computador envia o pacote para o cliente, ele recusa pois ele não conhece essa máquina.
    O certo para esses cenários, é trocar máscara de rede, criar outra rede para deixar o computador, ou, como vc fez, discar o pppoe no computador também, assim ele recebe a máscara /32 e para conversar com qualquer cliente, ele envia primeiro para o gateway.