+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Mikrotik x86 ainda compensa ?

    Boa noite amigos,
    Estou pensando em montar um server x86 com o routerOs

    Será que ainda compensa montar esse tipo de servidor ?
    Tenho 200mb de link dedicado, que recebo em uma 2011 que está com o processamento alto, por isso quero retirá-la de operação, pois no momento não possuo condições de está comprando um equipamento superior a este.

    O que me aconselham?

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik x86 ainda compensa ?

    Já usei x86 no passado,antes das CCR e supria de boa, hoje não compensa, consumo de energia absurdo, aquece, ruído, tamanho etc.. ficou no passado ....RB3011UiAS ou RB750gr3 vai te atender bem pra essa banda de 200mb

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik x86 ainda compensa ?

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    Já usei x86 no passado,antes das CCR e supria de boa, hoje não compensa, consumo de energia absurdo, aquece, ruído, tamanho etc.. ficou no passado ....RB3011UiAS ou RB750gr3 vai te atender bem pra essa banda de 200mb
    Entendi amigo, ate temos uma 3011 que autentica os clientes, ela suporta bem, mais precisamos de um equipamento com boa capacidade de processamento, e no momento nao temos condiçoes de investir em uma routerboard, por isso pensei em usar um x86 temporariamente ate conseguir um equipamento adequado.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik x86 ainda compensa ?

    Vale a pena desde que a máquina seja confiável ou seja máquina de qualidade e se possível usar servidor e não máquina residencial.
    Sei q em alguns casos uma CCR ainda não cabe no bolso e nestes casos não compensa comprar uma RB mais simples e em pouco tempo ter q comprar outra e trocar.
    Alguns exemplos que já vi na prática vou listar abaixo.
    RB750 com sorte de 30MB a 60MB
    RB450 até uns 80MB
    RRB2011 até uns 250MB
    RB3011 até uns 350MB com sorte
    RB1100 varia de 250MB a 400MB
    RB1100hx4 400MB a 600MB com sorte
    CCR1009 1500MB até no máximo 1,7GB
    CCR1016 ultrapassa os 2GB processamento 50%
    CCR1036 nunca vi o limite na prática mas em 2GB tráfego da 20%
    No nuvem cloud CHR mikrotik varia de 4GB a 7GB de trafego em uma máquina 4 xeon com 16GB de memória HD sata rodando em vmware.
    Deixo claro q tudo depende da rede de cada um e tipos de serviços habilitados, quanto mais regras no firewall, queques etc mais processamento consome.
    Lembrando a quantidade de cliente não é tão importante quanto a quantidade total de tráfego.

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik x86 ainda compensa ?

    Eu não montaria esse router em PC. Já olhou quanto custa a licença? Não sei se justificaria pagar a licença por causa de 300 reais a mais em uma router bacana...