+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema Com GBIC MIKROTIK 20 KM

    Amigos, temos um ptp de nem 2 km e da uplink certinho, porém ele ta caindo direto, chega a cair até 5 vezes em uma hora, de um lado tem CCR 1036, e do outro uma RB 3011, já foi trocado os gbic dos dois lados, gostaria de saber se alguem ja passou por isso ou tem uma ideia do que pode ser?? Perdendo clientes por isso ja ... ;/

  2. #2

    Padrão Re: Problema Com GBIC MIKROTIK 20 KM

    Boa noite colega verifica se vc um dos seus mikrotik não está com algum problema é outra opção é ver os equipamentos que vc está usando com os g bicos, aqui eu uso gbic na porta rb e na outra ponta tenho um conversor recebendo e nunca tive problemas a não ser quando minha mikrotik deu uma falha interna, minha rede caia direto só resolveu depois que troquei, te aconselho a fazer teste com outra rb

  3. #3

    Padrão Re: Problema Com GBIC MIKROTIK 20 KM

    Pede pra alguém passar Otdr na fibra, se vc já trocou os equipamentos, há grande chance de ser falha ou atenuação

  4. #4

    Padrão Re: Problema Com GBIC MIKROTIK 20 KM

    Ola bom dia, nao eh atenuaçao, vc esta usando um gbic de 20km em menos de 2km. Vc tem muita potencia em seus equipamentos, muita gente acha que usar mais potencia resolve o problema. Sugiro que vc troque os gbics por de 3km ou vc coloque um atenuador de 5 dbi que vai ficar bom.

  5. #5

    Padrão Re: Problema Com GBIC MIKROTIK 20 KM

    Teoricamente nesta distância, com esses SFP, deveria usar um atenuador de 15db . Na prática, ao até onde sei, excesso de potência não causa esse tipo de problema, o que vai acontecer é a possibilidade de queimar os equipamentos no futuro. Fibra se coloca hoje amanhã alguém mexe nos postes e pode atenuar. Por isso que recomendo passar Otdr nela, só isso vai dizer onde está o problema. Fora isso não dá pra adivinhar, só testando mesmo.

  6. #6

    Padrão Re: Problema Com GBIC MIKROTIK 20 KM

    Não entendi o pq do atenuador, o atenuador aumentara o sinal assim não chegara com tanta potencia é isso?? OTDR acredito não ser necessario, pois o sinal da fibra ta ok e ela não cai, não chega a dar up down, apenas para de trafegar e volta sozinho. acho que vou trocar a rb, se nao resolver colocar de um lado conversor. Uma rb pinga na otra, o sinal ta -11 ela so nao trafega, tem q reiniciar as vezes pra voltar. as vezes volta sozinho

  7. #7

    Padrão Re: Problema Com GBIC MIKROTIK 20 KM

    Citação Postado originalmente por Edstein03 Ver Post
    Não entendi o pq do atenuador, o atenuador aumentara o sinal assim não chegara com tanta potencia é isso?? [...]
    Atenuador, atenua o sinal, diminui, nunca irá aumentar sinal.
    -10 é maior que -20
    Tem um - menos na frente.

  8. #8

    Padrão Re: Problema Com GBIC MIKROTIK 20 KM

    Ja tive esse mesmo problema, a unica solução que achei foi trocar as gbic por uma par de 3km, pois o ecesso de sinal no mikrotik faz com que ela pare de se comunicar... então depois disso nunca mais tive problema...

  9. #9

    Padrão Re: Problema Com GBIC MIKROTIK 20 KM

    Alguém aqui pode me ajudar ? Tô na versão 6.30.2 RB 750gr e atualizei para a versão 6.38.5 e agora meus clientes ficam sem limite de banda o que pode ser sou meio leigo no assunto.

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema Com GBIC MIKROTIK 20 KM

    Vamos la
    estas gbic a distancia não é problema tenho elas a 2 metros sem atenuar isto a alguns anos já

    sobre as quedas olha no sfp do mikrotik e veja qual é o nivel de sinal vc esta recebendo em ambas as pontas assim vc ja tem ideia se o cabo esta atenuado
    a sensibilidade destas gbic é perto de -26dbm

  11. #11

    Padrão

    isso depende muito amigo! se o seu trafego e baixo neste caso realmente não ira apresentar problemas mas quando se aumenta este trafego com certeza terá problemas pois o sinal fica muito forte! então o correto seria trocar as gbics pra 3km




    Citação Postado originalmente por juliusarraes Ver Post
    Ja tive esse mesmo problema, a unica solução que achei foi trocar as gbic por uma par de 3km, pois o ecesso de sinal no mikrotik faz com que ela pare de se comunicar... então depois disso nunca mais tive problema...