+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [AJUDA] Criar Hotspot em uma VLan

    Estou tentando criar um hotspot em uma Vlan, só que apos tudo feito nao consigo conexão nesta VLAN.

    a rede é o seguinte:

    rb 2011
    eth1 192.168.63.2 link de internet
    eth2 192.168.0.1 link da rede local
    eth3-5 bridge da eth2

    vlan na eth2 - ip 192.168.5.1
    eu crio a VLAN na eth2, criei o dhcp tudo funcionando, chegando o dhcp da vlan nos aparelhos que eu escolher, só que nao chega conexão nem caio no captive portal.

    se eu coloco o hotspot na porta 9 da RB sem ser na VLAN, eu consigo conexão, mais nao caio no captive portal.

    a nat está em masquerade

    estou com outra duvida no seguinte:
    minha conexão da rede local só funciona se eu adicionar a rota:
    0.0.0.0/24 no gateway 192.168.63.1(que é o ip da internet)
    se eu colocar pra rede 192.168.0.0/24 sair por 192.168.63.1 ou 192.168.0.1 não funciona.

    derrepente isso esta influenciando no hotspot pq esta configurado para toda a rede 0.0.0.0/24 sair no link de internet, assim nao cai no hotspot, fiquei bastante horas aqui fazendo teste e ainda nao encontrei a solução


    Estou querendo fazer o hotspot para colocar no salão da minha mãe, e deixar os clientes conectarem.
    tem soluções + facil de comprar um roteador que ja tenha o hotspot e por + eu ja tenho a RB2011 e sei que da pra fazer por ela ai vou continuar tentando.

  2. #2

    Padrão Re: [AJUDA] Criar Hotspot em uma VLan

    amigo. chegou a copiar em /ip firewall a regra de mascarete e indicar o segundo ip 192.168.5.1 (apontando na interface de origem Vlan 2)? tambem duplicar o mesmo para pool ... dhcp... address?

    teve um caso que montei um segundo hotspot na interface virtual do Wireless. ficando a primeira para rede interna e a segunda para visitantes. eram dois servidores hotspot independentes, cada um com seu range de ip.

    se conseguiu resolver por favor compartilhe a solução.

  3. #3

    Padrão Re: [AJUDA] Criar Hotspot em uma VLan

    ainda não consegui, hj resetei o mikrotik todo e estou tentando novamente.

    estou com o seguinte problema:

    rede interna funcionando ok deixei todas placas em bridge menos a eth7 que é a do hotspot

    se eu conectar o pc direto na eth7 o hotspot funciona normal

    só que eu quero fazer de outra forma:

    toda rede que estiver na faixa 10.5.50.0 caia na rede do hotspot

    ai se conectar no meu wifi normal da rede interna e eu colocar aquele ip pra pegar o dhcp da faixa 10.5.50.0 ele caia na rede do hotspot

    fiz a regra de nat direcionando a rede 10.5.50.0 para a eth 7 e dando masquerade só que nao funcionou ainda.

  4. #4

    Padrão Re: [AJUDA] Criar Hotspot em uma VLan

    Citação Postado originalmente por Ferripoa Ver Post
    amigo. chegou a copiar em /ip firewall a regra de mascarete e indicar o segundo ip 192.168.5.1 (apontando na interface de origem Vlan 2)? tambem duplicar o mesmo para pool ... dhcp... address?

    teve um caso que montei um segundo hotspot na interface virtual do Wireless. ficando a primeira para rede interna e a segunda para visitantes. eram dois servidores hotspot independentes, cada um com seu range de ip.

    se conseguiu resolver por favor compartilhe a solução.

    como você conseguiu por o hotspot em na rede visitantes? pq eu tento ele nao deixa eu colocar dizendo que nao pode criar em redes slaves

  5. #5

    Padrão Re: [AJUDA] Criar Hotspot em uma VLan

    Boa tarde, estou em situação bem parecida, como conseguiu resolver?