+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aterramento onde só tem pedra

    Como faço pra fazer um bom aterramento onde só tem pedra no solo só consigo colocar meio metro da hast de aterramento.

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Aterramento onde só tem pedra

    Infelizmente no caso pode sair caro, mas no caso o mais indicado é usar painel solar e a torre e rack totalmente isolados; Em um provedor sugeri que usasse coxim de motor, amortecedor de carros que podem ser velhos para que fiquem isolados da torre caso este não seja.
    Problema é quando a pedra está úmida e cair um raio, sendo péssimo condutor; se estiver molhada já é um bom condutor. Pelo que fiquei sabendo diminuiu o risco em 50%.

  3. #3

    Padrão Re: Aterramento onde só tem pedra

    Temos um pop montado em uma torre da Vivo, a torre está na pedra, quando construirmn a base o aterramento foi feito colocando pequenas hastes, foram umas 30, todas interligadas. Fora isso acredito que tenha que descer a cordoalha até um ponto onde tenha condições de fazer.

  4. #4

    Padrão Re: Aterramento onde só tem pedra

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    Como faço pra fazer um bom aterramento onde só tem pedra no solo só consigo colocar meio metro da hast de aterramento.
    Se você já consegue enfiar 50cm de haste, menos mal. Como eu sou curioso para fazer experimentos; eu tenho uma furadeira de 650w, e se lá tivesse energia corrente alternada, eu compraria uma broca 3/8 para concreto que é o diâmetro máximo que encaixa na minha furadeira; levaria a broca e a haste no serralheiro, e ele iria fazer uma luvinha de tubinho de ferro, e soldaria a ponta da haste dentro da luva, e que por sua vez soldaria a broca também na outra saída da luva. Depois eu encaixaria a cabeça da haste na furadeira, e de cima de uma bancada eu tentaria furar o pedregulho.

  5. #5

    Padrão Re: Aterramento onde só tem pedra

    cara, pelo que sei, ou se faz assim para ter um aterramento médio/bom, ou leva um cabo de aterramento aereo, leva o cabo de aterramento até onde nao tenha mais pedras e coloca as hastes....


    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Temos um pop montado em uma torre da Vivo, a torre está na pedra, quando construirmn a base o aterramento foi feito colocando pequenas hastes, foram umas 30, todas interligadas. Fora isso acredito que tenha que descer a cordoalha até um ponto onde tenha condições de fazer.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Temos um pop montado em uma torre da Vivo, a torre está na pedra, quando construirmn a base o aterramento foi feito colocando pequenas hastes, foram umas 30, todas interligadas. Fora isso acredito que tenha que descer a cordoalha até um ponto onde tenha condições de fazer.
    cara se fura ate 40cm na rocha da pra com diametro asn mililitros que a haste, para entra ela forçada na ai fica bom aterramento deois simentar para nao entrar agua

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por elsamuray Ver Post
    ou leva um cabo de aterramento aereo,
    Não...

    Citação Postado originalmente por campinho007007 Ver Post
    deois simentar para nao entrar agua
    Mais nãããooo ainda!!!

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    Como faço pra fazer um bom aterramento onde só tem pedra no solo só consigo colocar meio metro da hast de aterramento.
    Primeiro aí... Cabo de aterramento aéreo... noooooooooooo!!!!!!! E depois, cimentar pra não entrar água? É totalmente ao contrário! Tem que ter água sim! Água natural do solo, da chuva, etc!!! Se deixar seco aumenta a resistência do solo e fica ruim! Muito ruim!

    Depois...

    Já abriu um buraco com uma cavadeira de boca ou um trado pra certificar que é pedra mesmo? Não solo duro do tipo saibro?

    Solo de saibro que se comporta assim! Daí tem que fazer um buraco até onde der, plantar a haste até onde der e soterrar o que sobrou.

    Buraco assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02796.JPG
Visualizações:	145
Tamanho: 	121,6 KB
ID:      	69971

    Plante várias hastes no fundo e soterre.

    Quanto ao tal "Cabo de aterramento aéreo" isso "non ecziste"!!!!

    Se por acaso for realmente impossível se se atingir a profundidade necessária, espalhe hastes no terreno e interligue elas com FIO DE COBRE NÚ e ENTERRE os fios.

    Acrescente hastes até o terrômetro chegar na medida correta e seja feliz!

    Quanto a idéia
    Citação Postado originalmente por campinho007007 Ver Post
    cara se fura ate 40cm na rocha da pra com diametro asn mililitros que a haste
    ...

    Esse furo é furada! Vai funcionar porcamente se a rocha for de minério de ferro. Só que o teor de ferro na rocha tem de ser tão alto que talvez uma Hematita funcione. Se achar uma pedra dessas você vai gastar umas 100 brocas de vídea comum pra fazer um furo nela... Impraticável.
    A rocha mais comum de se achar é o basalto. Que também não conduz nada.
    Se for uma rocha de arenito ela é composta basicamente de quartzo. Não conduz nada x nada!

    O melhor condutor é o solo! A solução solo! Que é composta de vários sais metálicos, matéria orgânica e o principal: ÁGUA.
    A água pura, H2O, não é um bom condutor de eletricidade, mas conforme aprendemos na 8ª série, os sais dissolvidos na água (principalmente sais metálicos) tornam ela um bom condutor.


    Portanto se não há solo em profundidade, com certeza há solo em extensão! Multiplique suas hastes!