+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ptp sxt 7,5 km vale a pena ?

    Tenho um senário que eu gostaria de botar uma sxt para começar a me adaptar com rádios mickotik
    Tenho 2 provedores em 2 municípios e um provedor pequeno rural hj minha rede e 100% ubiquit mas o back bone quero mudar para mickotik mas antes queria fazer uns teste com sxt e 7.5 km será que consegue passar banda? preciso de pelo menos 50 megas

  2. #2

    Padrão Re: Ptp sxt 7,5 km vale a pena ?

    Se tiver zona de fresnel totalmente limpa um par de SXT de 16dBi vai ter sinal lá por -71dBm, com canal de 40MHz até passa os 50Mbps, mas quando chover deve diminuir pra uns 40Mbps, e precisaria ter os 40MHz pra lá de limpo no espectro.

    Calcula: http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/

    22dBm no rádio, 4,68 milhas, qualquer opção com 16dBi de antena (O calculo é o mesmo pra qualquer coisa, o que importa é ganho de antena, potência de rádio, e frequência).

    A zona de fresnel nessa distância é uns 3m, então com torre tá fácil ter ela limpa.

    Mas é o sinal varia 2dBm com chuva que já complica o ptp, cliente não diminui tráfego quando tá chovendo lá longe, gera ping maior e pessoal reclama. Se já tem os SXT bota pra trabalhar, mas se vai comprar tem outras opções por preço ok, LHG vai passar o dobro disso com uma mão nas costas.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por asn Ver Post
    Tenho um senário que eu gostaria de botar uma sxt para começar a me adaptar com rádios mickotik
    Tenho 2 provedores em 2 municípios e um provedor pequeno rural hj minha rede e 100% ubiquit mas o back bone quero mudar para mickotik mas antes queria fazer uns teste com sxt e 7.5 km será que consegue passar banda? preciso de pelo menos 50 megas

    Nã passa nao!!!!! o nivel de sinal para passar 40Mbps deve ser pelo menos de -54dBm e nessa distancia nao consegue.

    Se utilizar duas parabolicas de 60cm com os SXT como iluminadores vai conseguir uns 60Mbps como maximo .

    Durante anos tive link de 8Km com SXT iluminando parabolicas de 60cm.

  4. #4

    Padrão Re: Ptp sxt 7,5 km vale a pena ?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Nã passa nao!!!!! o nivel de sinal para passar 40Mbps deve ser pelo menos de -54dBm e nessa distancia nao consegue.

    Se utilizar duas parabolicas de 60cm com os SXT como iluminadores vai conseguir uns 60Mbps como maximo .

    Durante anos tive link de 8Km com SXT iluminando parabolicas de 60cm.
    Me fale mais sobre isso. Quem sabe eu possa trocar minhas PB300(que travam cada 3 dias) por sxt. Ptp com lhg 24 com uptime de 230 dias na mesma torre. Agora PB esta rebotando toda noite pra me livrar do encomodo

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Me fale mais sobre isso. Quem sabe eu possa trocar minhas PB300(que travam cada 3 dias) por sxt. Ptp com lhg 24 com uptime de 230 dias na mesma torre. Agora PB esta rebotando toda noite pra me livrar do encomodo

    simples, consegue duas antenas da sky ou similar e fabrica dois suportes com tubos de aluminio de 1"1/2 (quem fabrica cadeiras de aluminio tem) soldados em 90º , prende os SXT nele e o suporte no iluminador da parabolica para coincidir exatamente o foco com o centro do SXT. Dai quando fizer o primeiro apontamento vai movimentando o SXT no suporte ate achar maximo sinal.