+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Repetidor de sinal de celular é ilegal?

    Tenho interesse em comprar um repetidor de sinal da Aquário para reforçar o sinal da operadora OI aqui na minha casa; O sinal dentro de casa é péssimo e as vezes tenho que sair pra rua pra conseguir fazer ligação. Estou com dúvida pois vi uns posts na internet falando que mesmo sendo homologado pela ANATEL usuários comuns não podem utilizar esse tipo de equipamento pois pode causar interferência e é ilegal. Liguei pra OI pra eles me informarem se precisa de autorização deles e ninguém soube me indicar a que área me dirigir. A dúvida continua, compro ou não? Tenho medo de ter problemas legais. O modelo que queria adquirir é o REPETIDOR DE SINAL DE CELULAR AQUARIO RP-960S DE 900MHZ. Alguém aqui pode me ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: Repetidor de sinal de celular é ilegal?

    Citação Postado originalmente por Araujo2020 Ver Post
    Tenho interesse em comprar um repetidor de sinal da Aquário para reforçar o sinal da operadora OI aqui na minha casa; O sinal dentro de casa é péssimo e as vezes tenho que sair pra rua pra conseguir fazer ligação. Estou com dúvida pois vi uns posts na internet falando que mesmo sendo homologado pela ANATEL usuários comuns não podem utilizar esse tipo de equipamento pois pode causar interferência e é ilegal. Liguei pra OI pra eles me informarem se precisa de autorização deles e ninguém soube me indicar a que área me dirigir. A dúvida continua, compro ou não? Tenho medo de ter problemas legais. O modelo que queria adquirir é o REPETIDOR DE SINAL DE CELULAR AQUARIO RP-960S DE 900MHZ. Alguém aqui pode me ajudar?
    Não é ilegal não. Tanto que os equipamentos são homologados pela Anatel.

    A única coisa é que você tem de seguir a risca as normas técnicas de instalação, separação de antenas emissoras e máximos cuidados para evitar o efeito de realimentação do seu sistema repetidor. Se esses cuidados não forem tomados e for gerada interferência em direção a torre, aí sim pode dar problema.

    Esse repetidor é o modelo mais fraco, então você vai precisar de um conjunto de alto ganho externo (antena de 20dBi CF920 + cabo RGC213). Também vai precisar que tenha um sinal melhor na área externa.

    Prepare-se para fazer um projeto, pois a separação em altura da antena externa e a antena interna tem de ser de no mínimo 10 metros de ALTURA.

    Confira também se esse é o modelo de repetidor correto, pois ele é específico para 2G (GSM) em 900Mhz. Portanto vai ser somente para a banda de voz, não possuindo capacidade para voz/dados em 3G.

    Tendo em vista o preço total de uma instalação desse tipo (não menos que R$ 2.000,00) divididos entre antenas interna e externa, cabos, repetidor e suportes, considere fazer testes se não há sinal em banda 3G (850/2100MHZ). Isso traria aproveitamento do seu investimento tanto pra voz quanto pra dados.

  3. #3

    Padrão Re: Repetidor de sinal de celular é ilegal?

    E pelo custo de montar isso, e o alcance relativamente ruim (As vezes depois de 2 paredes já não tem sinal igual), e o tráfego de dados bem lento (Nos modelos 3G por aqui tem fazenda que com sorte consegue 10kbps de dia!), é de pensar seriamente em meter o chip num celular de mesa com anteninha externa de 9dBi ou pouco mais, mantêm o celular só com conexão wifi, configura whatsapp sem chip normalmente, isso é bem funcional já que as chamadas telefônicas são mais raras hoje.

    (E dá pra tirar o celular de mesa da antena externa, plugar uma interna (A que vem no aparelho), e levar no carro, caso precise, a bateria internet geralmente dá pra umas horas)

    A diferença de preço é enorme, paguei R$ 160 no último celular de mesa, R$ 60 na antena 14dBi, o cabo deve ficar nuns R$ 20 (NESSE caso um mastrinho de 50cm pra cima do telhado já resolve, nesse caso pra chamada de voz não tem muita preocupação com zona de Fresnel e cia, cabo de 6m dá e sobra na maioria das casas, pode usar RGC-58 nesses casos). Depois que você acostuma fica tranquilo, é igual telefone fixo, acostuma que tem que ir até ele pra fazer ou atender as chamadas, fica bem separado das chamadas via whatsapp, skype ou o que for, questão de hábito.

    Falo isso porque o que mais vejo é gente que pagou R$ 2 a 3 mil pelo kit e instalação, e hoje tem que deixar os telefones todos lá na sala, porque na varanda já não pega mais sinal, no quarto conforme o dia até pega... enfim, fica engessado igual se tivesse um telefone de mesa que só pode usar na casa (Ou conforme a antena interna, se uma de 5dBi com cabo curto pegar dentro de casa, pode andar com ela por uns cômodos, ou seja, fica menos engessado que uns repetidores).

    A maioria de quem conheço por aqui nas fazendas que colocou repetidor só não volta pro telefone de mesa porque já pagou pelo repetidor, mas se pudesse pegava os R$ 2 mil de volta e ficava no telefone de mesa.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Repetidor de sinal de celular é ilegal?

    São dois extremos;...
    1_ aparelho( repetidor de celular), homologado, mas o sinal é limitado a uma determinada área construída, ou propriedade rural; Não pode atingir o limite da propriedade, ou edificação.
    2- Potência de irradiação não deve exceder a uns 10 dBm, contra 20 dBm de qualquer celular ou roteador; segue mais ou menos o mesmo critério do que o wi-fi residencial ou um pequeno comércio.
    3- São muitas as opções mais baratas, muitas vezes trocando a marca de seu celular na próxima compra resolve o problema, ou um modelo mais simples mesmo. Conforme a marca tendo uma marra de sinal, dá para fazer a ligação e sem a necessidade de viva-voz, acessar a internet.

    Difícil não é comprar por aparelhos, difícil é pagar e logo se tornar obsoleto e isso se não queimar antes.

  5. #5

    Padrão Re: Repetidor de sinal de celular é ilegal?

    para sua casa não é ilegal , porem tem alguns que instalam nos morros, para atender uma vila, e são ilegais. Tenho um aqui um parado para operadora TIM, completo e funcionando muito bom ate que mudei de operador para VIVO e ai não coincide a frequência. Se tiver interesse mande message pelo privado. Abs

  6. #6

    Padrão Re: Repetidor de sinal de celular é ilegal?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    para sua casa não é ilegal , porem tem alguns que instalam nos morros, para atender uma vila, e são ilegais.
    Mais ou menos!. Desde quando essa instalação seja feita de maneira profissional não causando anormalidade na comunicação dos dispositivos, as operadoras lhe agradecem por tá dando lucro pra elas, do contrário será só problemas. Não queiram me fazer crer que a dona ANATEL homologa repetidores de 5w da Drucostel, Bite, Neger, etc, para vender exclusivamente para as operadoras de telefonia, senão, o alcance de sinal de uma operadora dessa seria lixo, usando um transmissor de sinal de celular de apenas 5w.

  7. #7

    Padrão Re: Repetidor de sinal de celular é ilegal?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Mais ou menos!. Desde quando essa instalação seja feita de maneira profissional não causando anormalidade na comunicação dos dispositivos, as operadoras lhe agradecem por tá dando lucro pra elas, do contrário será só problemas. Não queiram me fazer crer que a dona ANATEL homologa repetidores de 5w da Drucostel, Bite, Neger, etc, para vender exclusivamente para as operadoras de telefonia, senão, o alcance de sinal de uma operadora dessa seria lixo, usando um transmissor de sinal de celular de apenas 5w.
    Nao sei!!! tem consultar a portaria anatel ao respeito de qual a irradiação permitida na mesma banda da operadora de telefonia. 5%W é muita potencia !!! se utilizada com antena errada pode interferir em outros locais na região.

  8. #8

    Padrão Re: Repetidor de sinal de celular é ilegal?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Nao sei!!! tem consultar a portaria anatel ao respeito de qual a irradiação permitida na mesma banda da operadora de telefonia. 5%W é muita potencia !!! se utilizada com antena errada pode interferir em outros locais na região.
    O ganho do total de sinal entrante não pode ser superior a 70dB. Na prática não passa de 100mW. Qualquer coisa acima disso já tem-se sinal externo suficiente para não precisar de repetidor.

    O que a Anatel pega pesado é caso gere interferência. Geralmente causada por instalação mal feita que gera o efeito de realimentação. Seria o mesmo que o efeito de microfonia entre microfone e auto-falante, só que na etapa de RF do repetidor. Isso pode causar a queda de um setor inteiro de uma ERB.

  9. #9

    Padrão Re: Repetidor de sinal de celular é ilegal?


  10. #10

    Padrão Re: Repetidor de sinal de celular é ilegal?


  11. #11

    Padrão Re: Repetidor de sinal de celular é ilegal?

    Boa noite pessoal!
    Queria ajuda na compra de uma antena para meu rancho, na verdade até comprei a antena usada de um colega, mas não funcionou...

    Lá é uns 40km da cidade e muito morros, o sinal de celular fica bom uns 2km dali do rancho, mas lá no local não funcionou.

    Tenho um celular lgb220...

    Desde já eu agradeço!

    Fh

  12. #12

    Padrão Re: Repetidor de sinal de celular é ilegal?

    Citação Postado originalmente por Nandogoiania Ver Post
    Boa noite pessoal!
    Queria ajuda na compra de uma antena para meu rancho, na verdade até comprei a antena usada de um colega, mas não funcionou...

    Lá é uns 40km da cidade e muito morros, o sinal de celular fica bom uns 2km dali do rancho, mas lá no local não funcionou.

    Tenho um celular lgb220...

    Desde já eu agradeço!

    Fh
    Se tem muito morro deve seu rancho deve estar escondido atrás de um. Aí o sinal não passa.

    Tem que ver a frequência da antena se é a mesma que a da operadora de celular, senão não funciona.
    Outra coisa é seu celular. Ele não é ideal para area rural. Teria que adquirir um aparelho específico pra instalação em área rural. Mas o modelo a ser adquirido também depende da frequência/banda que a operadora está emitindo na sua região.

    O correto seria contratar um técnico para percorrer sua propriedade e verificar qual o tipo de instalação você necessita, principalmente por ser 40km da torre.