+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitorar soma de 3 portas no mikrotik

    Olá a todos,
    esses dias precisei adicionar mais duas entradas de link em uma CCR, estou direcionando clientes por IP pra um e pra outro,
    até ai td blz .. agora preciso arrumar uma forma de somar tudo que entra pelas ethers 1,6 e 7 para monitoramento, pra saber exato qual o meu consumo em tempo real, alguém tem uma dica de como fazer ?

  2. #2

    Padrão Re: Monitorar soma de 3 portas no mikrotik

    Usa o prtg para monitoramento de banda .

  3. #3

    Padrão Re: Monitorar soma de 3 portas no mikrotik

    Acho que não expliquei direito, peço desculpas ...
    Já uso Dude e Monsta para monitoramento, o que eu quero é uma forma de marcar no firewall do mikrotik tudo que entra nas interfaces 1, 5 e 7 e criar uma queue (que servirá para monitorar), é apenas para saber o que entra de banda com as 3 interfaces somadas.

  4. #4

    Padrão Re: Monitorar soma de 3 portas no mikrotik

    bonding

  5. #5

    Padrão

    bonding transforma suas 3 ether em um unica interface, fica parecido com uma bridge para o monitoramento, vc pode atribuir ip para o bonding fazer vlan controle de banda etc... facilita muito seu monitoramento

  6. #6

    Padrão Re: Monitorar soma de 3 portas no mikrotik

    Se for algo a compartilhar as três interfaces, use bonding.
    Se for só para visualizar, veja com o pessoal que administra o seu monitoramento para fazer um novo item somando o item de cada interface. Você subir uma Queue para tratar isso só vai gerar processamento desnecessário.

  7. #7

    Padrão

    conseguiu fazer?
    estou precisando tbm

  8. #8

    Padrão Re: Monitorar soma de 3 portas no mikrotik

    topico morto kaynam o colega nao se deu nem ao trabalho de agradecer ou informar se resolveu o problema dele, mas em resumo o que vc precisa ai ?

  9. #9

    Padrão

    tenho uma CCR 1009 recebo um link na porta de 10GB e outro link na porta 2 de uma outra operadora, porem gostaria de um metodo para me saber quanto de banda total esta passando nas duas interfaces! se tem um metodo seila de cria uma interface pra apresenta a soma das duas interface dos link... AMBOS OS LINKS SAO DE OPERADORAS DIFERENTE!

    operadora "A" passando 550MB
    operadora "B" passando ate 380MB

    ether sfp + ether 2 = VALOR TOTAL DE BANDA!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MrLinoX Ver Post
    topico morto kaynam o colega nao se deu nem ao trabalho de agradecer ou informar se resolveu o problema dele, mas em resumo o que vc precisa ai ?


    tenho uma CCR 1009 recebo um link na porta de 10GB e outro link na porta 2 de uma outra operadora, porem gostaria de um metodo para me saber quanto de banda total esta passando nas duas interfaces! se tem um metodo seila de cria uma interface pra apresenta a soma das duas interface dos link... AMBOS OS LINKS SAO DE OPERADORAS DIFERENTE!

    operadora "A" passando 550MB
    operadora "B" passando ate 380MB

    ether sfp + ether 2 = VALOR TOTAL DE BANDA!

  11. #11

    Padrão Re: Monitorar soma de 3 portas no mikrotik

    Citação Postado originalmente por kaynam Ver Post
    tenho uma CCR 1009 recebo um link na porta de 10GB e outro link na porta 2 de uma outra operadora, porem gostaria de um metodo para me saber quanto de banda total esta passando nas duas interfaces! se tem um metodo seila de cria uma interface pra apresenta a soma das duas interface dos link... AMBOS OS LINKS SAO DE OPERADORAS DIFERENTE!

    operadora "A" passando 550MB
    operadora "B" passando ate 380MB

    ether sfp + ether 2 = VALOR TOTAL DE BANDA!



    de uma forma resumida sem pensar muito eu faria o monitoramento pela interface de saida e nao pela de entrada, mas isso por que eu nao sei como seria o jeito correto de somar este trafego outra opçao tambem seria criar uma vlan para colocar os dois link de entrada na porta sfp usando um Switch ou a mesma vlan para os 2 links ou fazer uma bridge com as portas de entrada e separa por vlan assim o trafego total da bridge será o valor de todas as portas, nao sei ao certo qual seria o melhor senario para vc eu criaria uma bridge na saida do ccr 1009 e pronto monitoramento na bridge de saida

  12. #12

    Padrão Re: Monitorar soma de 3 portas no mikrotik

    Bom Dia, eu faria um zabbix e criaria um item calculado ou um prtg e subiria um sensor de valor agregado.

    Sem mexer em nada de ativos em rede.

    Att,