+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Entender melhor Block Diagram RB-750Gr3

    Boa tarde a todos, sou um novo usuário Mikrotik e estou a aprender como configurar e posicionar na minha planta da Rede Residencial que tenho no meu condomínio, para um menor cossumo do uso de processamento / CPU.
    - desde já informo que meu conhecimento de Rede é iniciante e amante estudante.
    Segue planta rede em anexo, onde uso o modem da Tim Fibra 400mb (Bridge) - RB 750gr3 (PPPoE) - 06 Switch Tp-Link SG1008d 10/1000 - Cabeamento CAT-06.
    Planta =
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Planta-Rede.png
Visualizações:	164
Tamanho: 	22,7 KB
ID:      	70088

    Gostaria da ajuda dos mais entendidos na compreensão dos Block Diagram da Rb750Gr3, para um melhor distribuição na minha planta.

    Block Diagram da Rb750Gr3 - http://i.mt.lv/cdn/rb_files/RB750Gr3...1125140316.png

    Entendendo nesse primeiro (01) block diagram:
    p-01 - Melhor seria receber o link 400mb via Eth-01 e fazer uma Bridge = Eth-01, 03 e 05, para que eu possa usar 1gb total, que seria link 400mb + 600mb Restante? assim enviando para a LAN através Eth-03 e Eth-05 o 1gb total?

    p-02 - Ou melhor seria receber o link 400mb na Eth-01 e distribuir a LAN na Bridge Eth-02 e Eth04, mais mesmo assim seria os 400mb link + 600mb LAN, mais com o ganho "Caso" do não uso do total momentâneo do link ele não use o seu total?
    Ex grotesco: no uso somente de 200mb momentâneo do link ganharia espaço de 800mb da LAN, pois o 400mb do link está chegando na Eth-01 e não na Bridge entre Eth-02 e Eth-04?

    p-03 - O mais importante: mesmo assim nas duas situações a cima que é referente ao Block 01, estaria usando a CPU gerando Processamento, pois os mesmo estão passando nessa configuração por ela?

    Entendendo o segundo (02) block diagram: - http://i.mt.lv/cdn/rb_files/RB750Gr3...0627101642.png

    p-04 - se eu colocar todas minhas portas (Eth) em modo Bridge eu uso o modo switch e consigo fazer pontes sem que passe sempre na CPU / Processamento?
    então esse segundo (02) block diagram é melhor que o modo do block diagram (01)? se ele não passa constantemente pela CPU?

    p-05 - como habilitar o modo Switch para isso? onde e como? somente colocar todas as portas em modo Bridge?

    p-06 - assim usaria 2gb ou 1gb?

    Agradeço desde já o tempo empregado na ajuda e nas respostas!!
    Aprendendo e estudando a melhor maneira para o uso da RB com o minimo de uso Processual da CPU.

    Abraços:
    Att: X2Cid

  2. #2

    Padrão Re: Entender melhor Block Diagram RB-750Gr3

    Ola X2Cid, sem querer te desanimar este roteador e pra 50 megas, vc não vai conseguir uma boa performance em um link de 400megas, a melhor situação e usar ela em bridge de todas as portas e usar seu modem como roteador...

    vc atualizando pra ultima versão do firmware(atualizar primeiro) e colocando em bridge todas as portas ja não vai usar o processador pra repassar os pacotes.