Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Citação Postado originalmente por Christian1995 Ver Post
    E com a concorrência acirrada de hoje, se não souber competir fica pra trás.
    Saber competir e ser ganancioso tem uma baita diferença. A alguns dias um senhora me ligou perguntando valores, passei e ela já me falou do. Valor da concorrência. Ativação deles 50 a menos. Mensal 3 a mais. Como era difícil de instalar visada ruim por árvores nem fiz muita questão mas fiquei de ir ver. Achando que com uns 40m de cabo pra um lado teria visada. Hj chego lá uma antena na chaminé. AP deles pro mesmo lado q o meu atraz inclusive. Meu AP a 20m de altura o deles a 6m. Vcs acham que fiquei triste que perdi um cliente. Fiquei foi feliz. Tomara que ele coloque mais clientes com esse tipo de instalação. Assim cada dia cai ainda mais a qualidade deles e eu mantenho o que está ótimo. E segue o baile.

  2. #22

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Citação Postado originalmente por Christian1995 Ver Post
    Na minha cidade realmente os planos para a zona rural são bem mais caros que os planos vendidos na cidade.
    Normal isso. Menor concorrência e difícil acesso

  3. #23

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Saber competir e ser ganancioso tem uma baita diferença. A alguns dias um senhora me ligou perguntando valores, passei e ela já me falou do. Valor da concorrência. Ativação deles 50 a menos. Mensal 3 a mais. Como era difícil de instalar visada ruim por árvores nem fiz muita questão mas fiquei de ir ver. Achando que com uns 40m de cabo pra um lado teria visada. Hj chego lá uma antena na chaminé. AP deles pro mesmo lado q o meu atraz inclusive. Meu AP a 20m de altura o deles a 6m. Vcs acham que fiquei triste que perdi um cliente. Fiquei foi feliz. Tomara que ele coloque mais clientes com esse tipo de instalação. Assim cada dia cai ainda mais a qualidade deles e eu mantenho o que está ótimo. E segue o baile.
    A questão do trapaceiro é que ele até pode ter algum sucesso no começo, mas depois de um tempo ele mesmo que se ferra, já que nesse tipo de provedor os clientes ficam pouco tempo, já que dificilmente se tem qualidade e investimento em um provedor desses.

  4. #24

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Normal isso. Menor concorrência e difícil acesso
    E tem o fato da densidade populacional atingida por cada torre na zona rural ser bem menor, o que acaba encarecendo o serviço. E tem o fato do valor de manutençao da torre ser o mesmo de uma torre instalada na cidade, que atende bem mais clientes numa única torre.

  5. #25

    Padrão

    Em pleno 2020, pra montar um provedor ao meu ver funciona da seguinte maneira:
    1° Fibra Optica se tiver capital e previsao de expansão, e um investimento continuo;
    2° Se for rádio que seja tudo MK, ou Tudo Ubiquiti, Com custo menor porem pode agregar outros serviços, por exemplo aqui na região estao entregando 220 megas por 99,00 umas 5 empresas na Fibra, os provedores no Rádio estao incrementando serviços auxiliares como formatação de computadores, etc para compensar, sem contar que pra tentar bater de frente com fibra só ac, mas o custo é bem alto tbm e deve ser bem analisado

  6. #26
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Eu vou entender que são 40Mb por 150 e não 1500.

    Até aí o valor tá na média.

    Agora o provedor, vender 500Mb por 199,00 é chamar o cliente de otário na cara dura. Pra isso funcionar o provedor tem que por uma ONU + roteador giga. Só isso + fibra drop + conectores + custo de mão de obra, pode por na conta de uns R$500 no mínimo e pra usar um router AC porco. Aí pega o cliente, nenhum equipamento wi-fi dele é 5.8.
    Ou seja, o equipamento é inútil. O cliente vai continuar conectando em 2.4 e o celular dele vai negociar, "torando o pau" 72.2mbps se estiver colado no roteador. E um heavy user de celular vai jogar Free Fire a 1mbps. Ou vai ver vídeo do YouTube 24hrs por dia no ultra (1080p) a 5mbps.
    Se somar uns 4 em casa na quarentena não bate 30mbps contínuo.
    Se utilizar router comum já fica com a velocidade "capada" na porta Lan (10/100). O resto da velocidade fica só na ilusão do cliente.

    Pegue o valor agora $200 ÷ 500= 0,40 por mbps. Você só entrega essa velocidade nesse valor por mega em 2 situações: Ou você tem certeza que o cliente não consome essa velocidade ou você não entrega de caso pensado. Em ambos os casos é picaretagem!
    Eu não consigo negociar esse valor em link! Isso comprando gigas de link!

    O menor plano que eu considero viável na fibra é 5MB por 79,90 com taxa de instalação. Abaixo disso é caridade.
    Isso sem falar que 4 clientes a 500mb já daria gargalo na porta PON "teoricamente"

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Competir com esses valores? Esses preços aí são prostituição pura!

    E plano de 500Mb é enganar o cliente na cara dura! O provedor instala uma fibra dessa velocidade, taca um roteador que dá 300mbps no wi-fi, que entra só 100Mb na porta Lan e o celular do "pião" negocia 36mbps com o roteador. No final o cliente enganado não tá utilizando mais que 50Mb!

    Competir com isso como?
    Eu canso de falar isso e sou criticado constantemente. O cara só ganha dinheiro depois do primeiro ano de cliente ativado (isso é se ele souber fazer conta). E depois do primeiro ano o cliente não está mais na fidelidade então... qualquer 5 reais a menos que ele encontrar ele troca.

    Eu não abriria provedor mais nem fodendo.

    Abre um mercadinho de bairro que vai ser melhor.

  8. #28

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Citação Postado originalmente por davidbomdia Ver Post
    Em pleno 2020, pra montar um provedor ao meu ver funciona da seguinte maneira:
    1° Fibra Optica se tiver capital e previsao de expansão, e um investimento continuo;
    2° Se for rádio que seja tudo MK, ou Tudo Ubiquiti, Com custo menor porem pode agregar outros serviços, por exemplo aqui na região estao entregando 220 megas por 99,00 umas 5 empresas na Fibra, os provedores no Rádio estao incrementando serviços auxiliares como formatação de computadores, etc para compensar, sem contar que pra tentar bater de frente com fibra só ac, mas o custo é bem alto tbm e deve ser bem analisado
    Estou pensando na zona rural, já que trabalhar com rádio em uma cidade que possui 6 provedores que trabalham com fibra não vai despertar interesse das pessoas para se tornarem clientes, e não teria como eu trabalhar com fibra, porque a empresa de energia não está liberando o uso dos postes para novos provedores, porque existem 6 provedores aqui que trabalham com fibra óptica e para a empresa de energia esse é um número alto. Os provedores da minha cidade não possuem praticamente nenhum interesse em atender a zona rural. Acredito que se eu trabalhar com internet na zona rural eu tenha sucesso, já que a zona rural é praticamente esquecida pelos provedores daqui.

  9. #29

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet via rádio em pleno 2020?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Competir com esses valores? Esses preços aí são prostituição pura!

    E plano de 500Mb é enganar o cliente na cara dura! O provedor instala uma fibra dessa velocidade, taca um roteador que dá 300mbps no wi-fi, que entra só 100Mb na porta Lan e o celular do "pião" negocia 36mbps com o roteador. No final o cliente enganado não tá utilizando mais que 50Mb!

    Competir com isso como?
    Os preços caíram mais ainda!

    Os valores dos novos planos são:

    5 Megas por R$ 39,90
    10 Megas por R$ 45,90
    50 Megas por R$ 59,90
    60 Megas por R$ 74,90
    150 Megas por R$ 79,90
    250 Megas por R$ 89,90
    400 Megas por R$ 99,90
    500 Megas por R$ 199,90

    É..... O jeito é arrumar outra profissão mesmo.

  10. #30

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Aqui na minha cidade está uma prostituição pura, e ainda com idealistas como o FiberSchool, só piora, rs.

  11. #31

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Aqui na minha cidade está uma prostituição pura, e ainda com idealistas como o FiberSchool, só piora, rs.
    Eu acho isso um puta cancêr. O que as propagandas dele e do Allan Caldas fazem é mais prejudicar e foder o mercado do que ajudar.

    Um vende ter o provedor como ter um mercadinho de esquina. O outro vende 1gbps como 5mbps. Simplesmente não dá.

    O problema é o mercado embarcando nisso, fodendo todo mundo e eles enchendo o cú de dinheiro.

    O criador do topico já falou. "Minha cidade tem 6 provedores e a concessionaria não libera mais". Eu aposto que tem mais provedor na tua cidade do que Supermercado.

    Esquece isso. Não tem porque gastar um RIACHO de dinheiro e uma dor de cabeça com cliente burro, estupido, grosso e mal educado para ganhar merreca.

    Sou contra QUALQUER tipo de plano abaixo de 79,90. Esse é meu limite. Abaixo disso não vendo mais nada.

    Abre uma padaria ou casa de ração que você vai ser bem mais feliz.

  12. #32

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Eu acho isso um puta cancêr. O que as propagandas dele e do Allan Caldas fazem é mais prejudicar e foder o mercado do que ajudar.

    Um vende ter o provedor como ter um mercadinho de esquina. O outro vende 1gbps como 5mbps. Simplesmente não dá.

    O problema é o mercado embarcando nisso, fodendo todo mundo e eles enchendo o cú de dinheiro.

    O criador do topico já falou. "Minha cidade tem 6 provedores e a concessionaria não libera mais". Eu aposto que tem mais provedor na tua cidade do que Supermercado.

    Esquece isso. Não tem porque gastar um RIACHO de dinheiro e uma dor de cabeça com cliente burro, estupido, grosso e mal educado para ganhar merreca.

    Sou contra QUALQUER tipo de plano abaixo de 79,90. Esse é meu limite. Abaixo disso não vendo mais nada.

    Abre uma padaria ou casa de ração que você vai ser bem mais feliz.
    Sou o criador do tópico. Você tem toda razão. Não compensa mais montar um provedor de Internet. Para você ter ideia, os preços dos planos caíram ainda mais.

    Segue os valores dos novos planos:

    10 Megas por R$49,90
    50 Megas por R$59,90
    100 Megas por R$69,90
    150 Megas por R$79,90
    300 Megas por R$89,90
    500 Megas por R$99,90
    750 Megas por R$189,90

    Instalação Gratuita

    É melhor abrir uma empresa em outro ramo mesmo. Realmente não tem condições de concorrer com isso.

    Só falta daqui a pouco os provedores venderem 1 GIGA por cem reais.

  13. #33

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Agradeço a todos que participaram deste tópico.

  14. #34
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Christian1995, nesta cidade tem 1 GB por R$ 99,99; tempos atrás me inscrevi para 50 MB por R$ 85,00 nesta, fui recusado por que meu RG é antigo e de São Paulo simplesmente recusei alegando que não vou tirar um novo RG só para isso. Tem pessoas que contrataram com 100, 200, e 300 MB onde nos fds mal abre o you tube, mas no teste está uma beleza!!!!!!!!!!!!
    Por enquanto fico com 5 MB mesmo, lentamente estão instalando fibra pela cidade.

  15. #35

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Christian1995, nesta cidade tem 1 GB por R$ 99,99; tempos atrás me inscrevi para 50 MB por R$ 85,00 nesta, fui recusado por que meu RG é antigo e de São Paulo simplesmente recusei alegando que não vou tirar um novo RG só para isso. Tem pessoas que contrataram com 100, 200, e 300 MB onde nos fds mal abre o you tube, mas no teste está uma beleza!!!!!!!!!!!!
    Por enquanto fico com 5 MB mesmo, lentamente estão instalando fibra pela cidade.
    Aqui, nos postes de energia tem quase 10 empresas de Internet. Os equipamentos da que eu uso fica de frente a minha casa. O dono dela começou trabalhando de atendente em balcão de loja de informática, e depois saiu e montou uma via rádio para atender meia dúzia de moradores. Hoje tá com rede de fibra batendo de frente com os concorrentes; 4 veículos de serviços, 3 moças atendendo na loja, 6 funcionários em campo, e tudo dentro das normas da ANATEL. Hoje ele tem casa com piscina. Aqui tem planos de 100 mega por r$80,00!

  16. #36

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Região metropolitana de Curitiba vi hoje indo pra casa do meu pai.

    Fibra óptica rural (isso mesmo rural) R$100/ 50MB e R$ 130/ 60MB.

    Urbano R$75/ 50MB e R$ 160/ 100MB.

    Agora tem provedor porco vendendo 100MB por R$75,00.

    Sabe-se deus onde isso vai parar. Ou a rede vira um lixo ou em algum tempo vai dar gargalo em PTT. Alguma m* vai dar

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Região metropolitana de Curitiba vi hoje indo pra casa do meu pai.

    Fibra óptica rural (isso mesmo rural) R$100/ 50MB e R$ 130/ 60MB.

    Urbano R$75/ 50MB e R$ 160/ 100MB.

    Agora tem provedor porco vendendo 100MB por R$75,00.

    Sabe-se deus onde isso vai parar. Ou a rede vira um lixo ou em algum tempo vai dar gargalo em PTT. Alguma m* vai dar
    Há alguns anos atrás, mais precisamente em 2016, os grandes provedores como Vivo, Claro, e Oi estavam querendo impor limite de consumo nos planos justamente devido á sobrecargas e gargalos nas redes deles. Só não fizeram isso porque a Anatel proibiu eles de imporem franquia nos planos. Se as grandes operadoras, com toda aparelhagem de ponta que eles possuem para aguentar os assinantes do país inteiro estão pensando em fazer isso para acabar com a sobrecarga de rede, imagina então como vai ser com os pequenos provedores que não possuem tanto capital como os grandes provedores para evitar a sobrecarga nas redes e ainda vendendo planos cada vez maiores e cada vez mais baratos. Eu acredito que não vá demorar muito para que TODAS as operadoras, independente de serem grandes ou pequenas, terão que impor franquia em seus planos para não sobrecarregar as redes, justamente devido aos planos grandes que estão vendendo hoje. E eu não sei como o PTT ainda está aguentando tanto tráfego de dados que está passando por ele hoje. Daqui um tempo, com os planos cada vez maiores e mais baratos, realmente o PTT não vai aguentar tanto tráfego assim. Nessa pandemia do coronavírus já estava tendo gargalos na internet devido a todo mundo em casa para se proteger do coronavírus.

  18. #38
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    chicao48, feliz dia dos pais
    Flexibilização do ministério das comunicações fez com que microprovedores com até 400 clientes e 10 ou 50 mil habitantes pudessem se sustentar de maneira mais eficaz, podendo servir até os municípios próximos a outro estado, parece inclusive outro país mediante acordo entre as dois órgãos.
    Provedor de serviços que uso por MB com certeza é a mais cara, mas é o que tem a melhor efetividade em restaurar serviços, em dias de chuva raramente cai podendo ficar um pouco mais lenta; semana passada tive um problema, em menos de 30 minutos atenderam o chamado mas demoraram 2 horas para solucionar. Na zona rural, eles não instalam um cliente a mais caso outros conectados naquela torre/rádio perca a qualidade do serviço, isso nem os provedores gigantes como Claro, Vivo, Tim ou Oi faz.

  19. #39

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, feliz dia dos pais
    Flexibilização do ministério das comunicações fez com que microprovedores com até 400 clientes e 10 ou 50 mil habitantes pudessem se sustentar de maneira mais eficaz, podendo servir até os municípios próximos a outro estado, parece inclusive outro país mediante acordo entre as dois órgãos.
    Provedor de serviços que uso por MB com certeza é a mais cara, mas é o que tem a melhor efetividade em restaurar serviços, em dias de chuva raramente cai podendo ficar um pouco mais lenta; semana passada tive um problema, em menos de 30 minutos atenderam o chamado mas demoraram 2 horas para solucionar. Na zona rural, eles não instalam um cliente a mais caso outros conectados naquela torre/rádio perca a qualidade do serviço, isso nem os provedores gigantes como Claro, Vivo, Tim ou Oi faz.
    Espero que o seu dia de ontem tenha sido ótimo igual ao meu!

    Voltando ao mérito da questão; hoje tem pessoas se aventurando em comprar pacotes de dados pós de internet móvel 4G e fazendo rede sem fio, e controle de banda para atender grupos de 10 pessoas que habitam zonas rurais onde não tem outro meio de comunicação. Eles fazem um controle de banda para cada cliente, e cobram uma mensalidade para cada um deles. Creio que, com a chegada da Starlink, muitos se aventurarão em montar pequenos provedores para atender povoados em lugares remotos onde não exista nem um meio de comunicação!

  20. #40
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

    Chicao48, até me chamaram para configurar o roteador; nem vou.

    Seja DSL, rede móvel, satélite, fibra o "cara" compra um roteador de uns 60 Reais, um cabo para ele mais o wi-fi para sua casa; cada porta LAN em um mikrotik, ubiquiti, intelbrás ou greatek destes para um ou mais assinantes em cada rádio.
    "Cara" contrata um linkizinho de 120 MB, o roteador mal suporta 100 MB na porta WAN ou seja mal aguenta ele mesmo rsrsrs
    Numa casa com 4 pessoas, seria necessário pelo menos um roteador que custe 250 Reais, com alta do Dollar não és grande coisa.
    Divido internet com meu vizinho, por que moro sozinho e ele o mesmo e na média em uso é cerca de 9 ou 10 horas.