+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instalação de Amplificador de Celular

    Boa tarde, sou novo aqui no fórum, desculpe se o tópico estiver no local errado.
    Fiz uma instalação de um amplificador do sinal da Claro (também conhecidos como repetidores) em 850mhz, como mostra o esquema. OBS (ainda sou inexperiente)
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	184
Tamanho: 	20,4 KB
ID:      	70138
    Consigo realizar ligações perfeitamente até uns 100 metros, o que antes era inexistente em sinal. A internet fica a desejar (funciona até uns 40 metros, consigo enviar mensagens no whatsapp, e até assistir videos, mas com muita paciência, pois trava muito.
    Para ligar o repetidor até a antena externa utilizei um cabo chinês RG-6 que veio com o repetidor.
    O aparelho, tem opção de atenuar o sinal quando houver retorno. Tive que baixar o ganho pra 62db sendo que o aparelho consegue empurrar até 83db.

    Sugestões pra melhorar o sistema ?

    Pretendo colocar um cabo RGC-213 de 25 metros pra passar da caixa d'água, e assim aumentar o ganho do aparelho.

    A antena provavelmente está mal posicionada, alguém sabe dizer algum equipamento que não seja muito caro que consiga medir a força do sinal que tá vindo da antena ? Vi alguns videos de pessoas utilizando aqueles telefones rurais de mesa, pois eles tem a entrada para cabos coaxiais, mas esses telefones no modelo 3G são muito caros, e não sei se o modelo 2G consegue medir a força do sinal 3G.

    Outra pergunta, o cabo RGC-213 de 25 metros gera muita perda ? se sim, é possível colocar um amplificador conectado a outro amplificador e contornar essa perda ?

    Grato desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Instalação de Amplificador de Celular

    Citação Postado originalmente por Kaiqueses Ver Post
    Boa tarde, sou novo aqui no fórum, desculpe se o tópico estiver no local errado.
    Fiz uma instalação de um amplificador do sinal da Claro (também conhecidos como repetidores) em 850mhz, como mostra o esquema. OBS (ainda sou inexperiente)
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	184
Tamanho: 	20,4 KB
ID:      	70138
    Consigo realizar ligações perfeitamente até uns 100 metros, o que antes era inexistente em sinal. A internet fica a desejar (funciona até uns 40 metros, consigo enviar mensagens no whatsapp, e até assistir videos, mas com muita paciência, pois trava muito.
    Para ligar o repetidor até a antena externa utilizei um cabo chinês RG-6 que veio com o repetidor.
    O aparelho, tem opção de atenuar o sinal quando houver retorno. Tive que baixar o ganho pra 62db sendo que o aparelho consegue empurrar até 83db.

    Sugestões pra melhorar o sistema ?

    Pretendo colocar um cabo RGC-213 de 25 metros pra passar da caixa d'água, e assim aumentar o ganho do aparelho.

    A antena provavelmente está mal posicionada, alguém sabe dizer algum equipamento que não seja muito caro que consiga medir a força do sinal que tá vindo da antena ? Vi alguns videos de pessoas utilizando aqueles telefones rurais de mesa, pois eles tem a entrada para cabos coaxiais, mas esses telefones no modelo 3G são muito caros, e não sei se o modelo 2G consegue medir a força do sinal 3G.

    Outra pergunta, o cabo RGC-213 de 25 metros gera muita perda ? se sim, é possível colocar um amplificador conectado a outro amplificador e contornar essa perda ?

    Grato desde já.
    Amigo, teu projeto está todo zoado.
    Estou em campo mas a noite eu posto aqui todas as correções

  3. #3

    Padrão Re: Instalação de Amplificador de Celular

    Bom vamos lá. Primeiro o que tenho pra te dizer quanto ao parelho que você quer utilizar pra teste: 2G (GSM) totalmente diferente de 3G (CDMA). Então um aparelho daqueles de mesa somente 2G não vai testar sinal 3G. Mas o aparelho 3G tem a possibilidade de testar o 2G.

    Em 850Mhz o ideal é realizar o apontamento da antena coletora (que vai direcionada pra torre) na direção de melhor sinal e não na direção da torre como muitos pensam. Principalmente em regiões montanhosas ou de morros.

    Quanto aos cabos: O cabo que vem com o repetidor RG6 é um cabo 75ohms. É um cabo que os chinas mandam pra enganar bobo.É fio de parabólica. Por ser um cabo de alta resistividade ele tem um ganho melhor de sinal, mas como todos os repetidores são 50ohms a impedância do sistema fica descasada zoando tudo.

    O correto: Utilizar cabos de 50ohms (RGC58 ou RGC213). Recomendo utilizar o RGC213 de núcleo de cobre rígido (o RG213 comum com núcleo trançado só serve pra rádio amador). É mais caro, entretanto profissional. O RG58 é mais fácil de comprar mas a perda dele em comprimento é grande.

    Falando em perda em comprimento, percebi que você tem ideia de colocar cerca de 25mts de cabo. Com RGC213 é possível mas não recomendado. Cabos de radiofrequência atenuam e perdem muito sinal quanto maior o comprimento. Como seu repetidor é de 5Watts, recomendo não ultrapassar os 20metros de cabo. Você pode colocar 20 metros pré repetidor (antena externa>repetidor) e 20 metros pós repetidor (repetidor>antena interna), totalizando assim 40 metros de distância total. Essa configuração é possível.

    Quanto ao fato de você conseguir ligações e internet a poucos metros do repetidor, isso pode ser devido ao posicionamento e montagem errada do equipamento, que pode inclusive estar causando o efeito realimentação.

    Vamos falar um pouco sobre a realimentação: Realimentação é um efeito igual ao da "microfonia". Sabe aquele efeito horrível quando você chega com um microfone muito perto da caixa de som? Então... Com repetidores acontece o mesmo efeito. Só que como é radiofrequência, você não percebe. O que ocorre são essas falhas de cobertura e problemas com ligação e dados.
    Quem percebe também é a operadora, pois com uma potência tão grande assim, o setor da torre da operadora pode ser todo comprometido. Tenha em mente que repetidores nacionais para o público geral tem no máximo 100mW.

    Tem uma operadora em particular que, quando dá problema devido a repetidor, ela cai de pau em cima: A Claro!
    Tenho relatos de que até mesmo a Anatel foi acionada em casos de repetidores tão potentes. E sem homologação a multa é salgada: R$ 10.000,00 + um monte de dor de cabeça pra recorrer. Portanto a montagem do seu sistema de uma forma correta é fundamental para você não se incomodado.

    Como você faz para evitar a realimentação? Simples: Separação em altura das antenas coletora (torre) e doadora (cliente).

    Os sistemas de celular trabalham com saltos de frequência entre o sinal que é enviado pela torre (ERB>cliente) e o sinal que é enviado pelo cliente para a torre (cliente>ERB).

    Digamos que a frequência central seja exatamente 850Mhz. Com um salto de 10Mhz o sinal que é enviado da torre para o seu celular (neste caso para a antena do repetidor) é 850Mhz, que será amplificado pelo repetidor e enviado para seu celular. Seu celular por vez, irá enviar sinais para a torre (neste caso para a antena de saída do repetidor) será de 840Mhz, que será amplificado pelo repetidor e enviado para a torre.

    Ocorre que, quando não há separação correta e suficiente entre as antenas do repetidor, uma antena começará a alimentar a entrada de sinal da outra, causando um looping no sistema. Se o sinal for muito forte, tudo no seu raio de ação se tornará inoperante ou com capacidade de operação reduzida.

    Qual o correto?

    Colocar a antena externa no mínimo 10 metros acima e nas costas da antena interna. E o painel deve ficar de costas para a antena externa. Nunca voltada para ela e nem virada na transversal. O repetidor também não deve ficar instalado na base de nenhuma das antenas. Projete seu sistema para que ele fique no meio do caminho entre as duas antenas e preferencialmente bem abaixo da antena externa.


    Quanto a sua pergunta se é possível conectar um repetidor no outro, a resposta é não! Por dois motivos principalmente: O primeiro é que você vai potencializar o efeito de realimentação. Como o ganho dos repetidores é dependente da intensidade do sinal entrante a partir da torre da operadora, ligar um no outro faria multiplicar o que já é amplificado, simplesmente não funcionando nada. Você teria um celular com sinal cheio sem funcionar nada ou simplesmente cairia todo o sinal.
    O segundo é que invariavelmente você queimaria os repetidores. Esses equipamentos são projetados para trabalhar com um espectro eletromagnético na casa dos -60dBm a -100dBm. Você injetar direto 39dBm (5W) provavelmente torraria o circuito de amplificação.

    Para esse tipo de esquema você teria que montar um sistema com amplificadores lineares de downlink e uplink separados.


    Por último, a sua questão pela qualidade dos dados diminuir conforme aumenta a distância. Isso é normal.
    Perceba que conforme a distância da antena emissora aumenta o sinal diminui. Se o sinal diminui a qualidade e a capacidade dos dados transmitidos também. É como você estar conectado a Wifi da sua casa: Ao lado do roteador a qualidade da internet é uma. Se você afastar-se até o ponto de quase desconectar o celular do wifi, nem mensagem de texto envia devido a baixa intensidade do sinal.

    Entenda que em um sistema repetidor, além da montagem correta, a qualidade e intensidade do sinal entrante no repetidor são fatores importantes.
    Para, por exemplo, seu celular funcionar a contento uma conexão 3G com a internet, o sinal no celular tem de ser no mínimo -95dBm ou maior. Menor que -100dBm é ruim e menor, a -110dBm o celular desconecta da torre.

    No caso dos repetidores é igual.

    Se na ponta do cabo da antena. Lá depois de 20mts de cabo RGC213 você medir um sinal de -105dBm por exemplo. É um sinal ruim! O repetidor pode até amplificar o sinal e seu celular encher as barras de sinal. Mas a qualidade da conexão vai ser baseada nesses -105dBm.

    O ideal é na ponta do cabo um sinal medido (sem repetidor) de no mínimo -95dBm. Maior que isso, -90dBm é excelente e acima disso (-80dBm ou maior) é o limiar de não precisar de repetição.

    Verifique esses itens e qualquer coisa poste aqui os resultados.

  4. #4

    Padrão Re: Instalação de Amplificador de Celular

    Em tempo: Percebi pela foto que seu sistema de repetidor tem> Repetidor no pé da antena. Separação entre antenas horizontal de 8 metros. Antena interna acima da antena externa.

    Acho que vai ter que remontar seu sistema.

    Uma pergunta: Uma antena Yagi CF820 (850mhz - 20dBi) da Aquário não resolveria no lugar dessa parábola? Porque pra você elevar isso aí vai ser osso.

    Uma dica sobre marcas de equipamentos: Compre Aquario. Principalmente antenas. Tem muito lixo por aí prometendo ser top e não valem o metal que foram feitas. Principalmente Proeletronic.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Em tempo: Percebi pela foto que seu sistema de repetidor tem> Repetidor no pé da antena. Separação entre antenas horizontal de 8 metros. Antena interna acima da antena externa.

    Acho que vai ter que remontar seu sistema.

    Uma pergunta: Uma antena Yagi CF820 (850mhz - 20dBi) da Aquário não resolveria no lugar dessa parábola? Porque pra você elevar isso aí vai ser osso.

    Uma dica sobre marcas de equipamentos: Compre Aquario. Principalmente antenas. Tem muito lixo por aí prometendo ser top e não valem o metal que foram feitas. Principalmente Proeletronic.
    Primeiramente, obrigado pela aula. Na verdade eu sou leigo no assunto. Sou produtor rural e na minha cidade não há ninguém especializado no assunto que faça o serviço, então tive que fazer eu mesmo. Alguns conhecidos meus já estavam querendo que eu fosse fazer a instalação desses aparelhos nas fazendas deles, mas ainda não tive coragem, pois não tenho conhecimento suficiente.

    Voltando ao projeto. No local onde instalei a antena externa, o sinal fica variando entre -87dbm até -95dbm medido com celular no chão, o que não é tão ruim. Mas se eu me afastar 30m em direção à casa, o sinal simplesmente desaparece, caindo pra -110dbm a -112dbm (sou muito sortudo). Então ficava muito ruim eu ter que me deslocar até o local pra realizar ligações e acessar internet.

    Procurei na internet se havia uma solução pro problema, aí achei esses repetidores. Esse que instalei já é o terceiro. Os outros 2 eu consegui queimar por não saber que não poderia ligar sem estarem conectadas as antenas .

    Quanto ao cabo RG6 os chineses dizem que é de 50 ohms (vai lá saber se é verdade mesmo). De qualquer forma vou trocar.

    Coloquei uma antena parabólica por se de melhor ganho, já que no manual do aparelho dizia que precisava de no mínimo -70dbm pra funcionar, mas na verdade eu nem sei quanto tá chegando na ponta do cabo da antena externa, já que o celular não tem entrada coaxial (por isso estava procurando um aparelho que medisse).

    Quanto a realimentação, os 25 metros de distância horizontal não são suficientes pra isolar as 2 antenas ? Posso tentar elevar essas parabólica uns 10 metros acima da outra, mas já sei que não vai ser fácil. Eu vi alguns videos dizendo que essas yagi não são muito boas.

  6. #6

    Padrão Re: Instalação de Amplificador de Celular

    Se no local que você instalou a antena o celular pega sinal sem antena, eu colocaria sim 25 metros de cabo Rgc 213 e colocaria essa antena painel atrás da caixa d'água para manter o isolamento. Esse sinal está chegando tão forte nessa parabólica, que as perdas serão mínimas na entrada do repetidor. Esses repetidores chineses são bastantes sensíveis de sinal em relação a esses lixos da Aquário.

  7. #7

    Padrão Re: Instalação de Amplificador de Celular

    Citação Postado originalmente por Kaiqueses Ver Post
    Primeiramente, obrigado pela aula. Na verdade eu sou leigo no assunto. Sou produtor rural e na minha cidade não há ninguém especializado no assunto que faça o serviço, então tive que fazer eu mesmo. Alguns conhecidos meus já estavam querendo que eu fosse fazer a instalação desses aparelhos nas fazendas deles, mas ainda não tive coragem, pois não tenho conhecimento suficiente.

    Voltando ao projeto. No local onde instalei a antena externa, o sinal fica variando entre -87dbm até -95dbm medido com celular no chão, o que não é tão ruim. Mas se eu me afastar 30m em direção à casa, o sinal simplesmente desaparece, caindo pra -110dbm a -112dbm (sou muito sortudo). Então ficava muito ruim eu ter que me deslocar até o local pra realizar ligações e acessar internet.

    Procurei na internet se havia uma solução pro problema, aí achei esses repetidores. Esse que instalei já é o terceiro. Os outros 2 eu consegui queimar por não saber que não poderia ligar sem estarem conectadas as antenas .

    Quanto ao cabo RG6 os chineses dizem que é de 50 ohms (vai lá saber se é verdade mesmo). De qualquer forma vou trocar.

    Coloquei uma antena parabólica por se de melhor ganho, já que no manual do aparelho dizia que precisava de no mínimo -70dbm pra funcionar, mas na verdade eu nem sei quanto tá chegando na ponta do cabo da antena externa, já que o celular não tem entrada coaxial (por isso estava procurando um aparelho que medisse).

    Quanto a realimentação, os 25 metros de distância horizontal não são suficientes pra isolar as 2 antenas ? Posso tentar elevar essas parabólica uns 10 metros acima da outra, mas já sei que não vai ser fácil. Eu vi alguns videos dizendo que essas yagi não são muito boas.
    25 metros na horizontal pra um repetidor de 5W é pouco. Você pode fazer como eu disse acima: 20 metros de cabo entre a antena externa e o repetidor e mais 20metros entre o repetidor e a antena interna. Isso dá um total de 40 metros.

    Se você conseguir colocar a antena externa atrás de um obstáculo (barranco, casa, parede...) Ajuda a isolar e talvez seria possível essa isolação horizontal.

    Me conte uma coisa amigo. Você adquiriu esses equipamentos direto da China? Via Aliexpress?
    Como que está a liberação dos Correios/Anatel?

    Posta uma foto do repetidor e das antenas aqui se for possível.

  8. #8

    Padrão Re: Instalação de Amplificador de Celular

    1) colocar a antena receptora o mais alto possivel
    2) colocar o repetidor o mais perto da antena RECEPTORA, max 3m com cabo veio do fabricante. Cabo RG6 é 75ohms e RG213 de 50 ohms, sao incompatíveis.
    3) Coloque a antena transmissora minimo 9m do chão e separada da antena receptora.

    Essa é a condição onde vai obter maximo rendimento.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    25 metros na horizontal pra um repetidor de 5W é pouco. Você pode fazer como eu disse acima: 20 metros de cabo entre a antena externa e o repetidor e mais 20metros entre o repetidor e a antena interna. Isso dá um total de 40 metros.

    Se você conseguir colocar a antena externa atrás de um obstáculo (barranco, casa, parede...) Ajuda a isolar e talvez seria possível essa isolação horizontal.

    Me conte uma coisa amigo. Você adquiriu esses equipamentos direto da China? Via Aliexpress?
    Como que está a liberação dos Correios/Anatel?

    Posta uma foto do repetidor e das antenas aqui se for possível.
    Então... o repetidor tem opção pra reduzir a potência manualmente, não necessariamente vai funcionar com todos os 5W (atualmente ele deve estar funcionando próximo dos 100mW (62DB de ganho) pois a caixa d'água está refletindo parte do sinal de volta pra antena externa, se eu colocasse os 5W funcionando (85DB) ele automaticamente rebaixa o sinal, pois tem um dispositivo de proteção contra realimentação.
    Tô pensando em colocar o celular bem próximo da bobina da antena externa, ligar e desligar o repetidor e verificar se o nível de sinal se mantem o mesmo. Caso esteja mais forte, e ao desligar o repetidor haja uma queda no nível de sinal, quer dizer que estava tendo realimentação, estou certo ?

    Eu comprei pelo aliexpress esse modelo: http://<a href="https://pt.aliexpres...web201603_</a>

    na época estava bem mais barato, a vendedora me perguntou se eu tinha alguma preferencia em como descrever o item na fatura, eu disse que ela podia escrever como achasse melhor, veio descrito como outro tipo de item, (espero não ter nenhum fiscal aqui ) mesmo assim paguei uma bolada de imposto. Nem passou pela Anatel.

    Fotos do sistema como está atualmente (mesmo do esquema).
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-06-03 at 13.22.47.jpeg
Visualizações:	188
Tamanho: 	110,6 KB
ID:      	70140Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-06-03 at 13.23.17.jpeg
Visualizações:	146
Tamanho: 	188,9 KB
ID:      	70141

  10. #10

    Padrão Re: Instalação de Amplificador de Celular

    Citação Postado originalmente por Kaiqueses Ver Post
    Então... o repetidor tem opção pra reduzir a potência manualmente, não necessariamente vai funcionar com todos os 5W (atualmente ele deve estar funcionando próximo dos 100mW (62DB de ganho) pois a caixa d'água está refletindo parte do sinal de volta pra antena externa, se eu colocasse os 5W funcionando (85DB) ele automaticamente rebaixa o sinal, pois tem um dispositivo de proteção contra realimentação.
    Tô pensando em colocar o celular bem próximo da bobina da antena externa, ligar e desligar o repetidor e verificar se o nível de sinal se mantem o mesmo. Caso esteja mais forte, e ao desligar o repetidor haja uma queda no nível de sinal, quer dizer que estava tendo realimentação, estou certo ?

    Eu comprei pelo aliexpress esse modelo: http://<a href="https://pt.aliexpres...web201603_</a>

    na época estava bem mais barato, a vendedora me perguntou se eu tinha alguma preferencia em como descrever o item na fatura, eu disse que ela podia escrever como achasse melhor, veio descrito como outro tipo de item, (espero não ter nenhum fiscal aqui ) mesmo assim paguei uma bolada de imposto. Nem passou pela Anatel.

    Fotos do sistema como está atualmente (mesmo do esquema).
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-06-03 at 13.22.47.jpeg
Visualizações:	188
Tamanho: 	110,6 KB
ID:      	70140Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-06-03 at 13.23.17.jpeg
Visualizações:	146
Tamanho: 	188,9 KB
ID:      	70141
    O link que vc mandou está errado/corrompido.

    Então amigo... Pelas fotos seu sistema repetidor está realmente montado errado. Antena muito próximas. Repetidor no pé da antena externa (erradíssimo).

    Não tem como funcionar a contento. E por isso você está tendo que atenuar tanto o repetidor. Se ele tem 5watts, para 100mW você está perdendo mais de 90% da operacionabilidade dele.

    A noite eu redesenho como deveria ser seu esquema.

    Quantos metros é da casa na antena externa?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    O link que vc mandou está errado/corrompido.

    Então amigo... Pelas fotos seu sistema repetidor está realmente montado errado. Antena muito próximas. Repetidor no pé da antena externa (erradíssimo).

    Não tem como funcionar a contento. E por isso você está tendo que atenuar tanto o repetidor. Se ele tem 5watts, para 100mW você está perdendo mais de 90% da operacionabilidade dele.

    A noite eu redesenho como deveria ser seu esquema.

    Quantos metros é da casa na antena externa?
    testa esse Link : https://pt.aliexpress.com/item/32755...archweb201603_

    A casa está a uns 60 metros

  12. #12

    Padrão Re: Instalação de Amplificador de Celular

    Citação Postado originalmente por Kaiqueses Ver Post
    testa esse Link : https://pt.aliexpress.com/item/32755...archweb201603_

    A casa está a uns 60 metros
    Um repetidor desse dá pra fazer a alegria dos habitantes de um povoado, se usar uma antena painel profissional para enviar o sinal!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kaiqueses Ver Post
    testa esse Link : https://pt.aliexpress.com/item/32755...archweb201603_

    A casa está a uns 60 metros
    Teu repetidor é o que tem de mais TOP no Aliexpress. Fabricante de confiança (Lintratek) e potência boa. Como o amigo @chicao48 mencionou, bem projetado é pra fazer a alegria de um povoado.

    Pelas fotos, a proximidade entre as antenas está gerando realimentação entre uma e outra. Provavelmente entre atenuação que você fez e o sistema automático do equipamento, ele deve estar capado com sinal pior que um Aquário brasileiro desses fuleiros (repetidor Aquário é muito ruim, diferente das antenas e cabos)


    Você vai ter que investir e separar esse teu sistema. Essa antena parabólica me parece improvisada com a Yagi que veio da China. Além dela não ser cortada pra frequência (é uma yagi genérica) ela tem o mau hábito de vazar RF pra tudo que é lado.

    Se você tiver idéia de continuar com a parabólica, pense em investir em um alimentador correto, desse modelo aqui:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         feeder.jpg
Visualizações:	144
Tamanho: 	15,0 KB
ID:      	70142

    Ou como você disse que tem sinal que pega direto no celular, pode partir direto para uma antena modelo CF - 820 da Aquario (essa é boa)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cf820.jpg
Visualizações:	178
Tamanho: 	17,8 KB
ID:      	70143

    Inclusive, com um mastro de 1.1/4 de polegada é facil de você erguer e estaiar ela.

    Outra coisa que percebi pela foto é que a antena tipo "painel" me parece ser uma antena chinesa tipo uma caixinha. Com o tamanho aproximado de um celular. Se for das que eu conheço ela é omnidirecional, ou seja, ela joga sinal pra tudo que é lado. É projetada pra ser instalada no teto e não reta como no seu esquema. Ela provavelmente está jogando sinal na sua parábola. E não adianta comprar antena tipo "painel" no Mercado Livre, principalmente de uma marca chamada Telefaiver . Só serviria se fosse painel profissional.

    Então a missão do seu projeto é: Distanciar o seu repetidor da antena externa (parábola). Porque a pouca distância entre eles (antena x repetidor) causa interferência. Coloque um poste/palanque e instale no meio do caminho entre as antenas.
    Distanciar as antenas interna e externa.

    Mais ou menos assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fig1.jpg
Visualizações:	191
Tamanho: 	69,5 KB
ID:      	70144

    Quando for fazer essa montagem com cabo RG213, eu aconselho a fazer ele soterrado (pode usar mangueira preta de 1'). Isso evita a indução elétrica neles em caso de raios e diminui a chance de queima do equipamento.


    Vamos conversando por aqui. Qualquer dúvida pode postar.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Teu repetidor é o que tem de mais TOP no Aliexpress. Fabricante de confiança (Lintratek) e potência boa. Como o amigo @chicao48 mencionou, bem projetado é pra fazer a alegria de um povoado.

    Pelas fotos, a proximidade entre as antenas está gerando realimentação entre uma e outra. Provavelmente entre atenuação que você fez e o sistema automático do equipamento, ele deve estar capado com sinal pior que um Aquário brasileiro desses fuleiros (repetidor Aquário é muito ruim, diferente das antenas e cabos)


    Você vai ter que investir e separar esse teu sistema. Essa antena parabólica me parece improvisada com a Yagi que veio da China. Além dela não ser cortada pra frequência (é uma yagi genérica) ela tem o mau hábito de vazar RF pra tudo que é lado.

    Se você tiver idéia de continuar com a parabólica, pense em investir em um alimentador correto, desse modelo aqui:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         feeder.jpg
Visualizações:	144
Tamanho: 	15,0 KB
ID:      	70142

    Ou como você disse que tem sinal que pega direto no celular, pode partir direto para uma antena modelo CF - 820 da Aquario (essa é boa)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cf820.jpg
Visualizações:	178
Tamanho: 	17,8 KB
ID:      	70143

    Inclusive, com um mastro de 1.1/4 de polegada é facil de você erguer e estaiar ela.

    Outra coisa que percebi pela foto é que a antena tipo "painel" me parece ser uma antena chinesa tipo uma caixinha. Com o tamanho aproximado de um celular. Se for das que eu conheço ela é omnidirecional, ou seja, ela joga sinal pra tudo que é lado. É projetada pra ser instalada no teto e não reta como no seu esquema. Ela provavelmente está jogando sinal na sua parábola. E não adianta comprar antena tipo "painel" no Mercado Livre, principalmente de uma marca chamada Telefaiver . Só serviria se fosse painel profissional.

    Então a missão do seu projeto é: Distanciar o seu repetidor da antena externa (parábola). Porque a pouca distância entre eles (antena x repetidor) causa interferência. Coloque um poste/palanque e instale no meio do caminho entre as antenas.
    Distanciar as antenas interna e externa.

    Mais ou menos assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fig1.jpg
Visualizações:	191
Tamanho: 	69,5 KB
ID:      	70144

    Quando for fazer essa montagem com cabo RG213, eu aconselho a fazer ele soterrado (pode usar mangueira preta de 1'). Isso evita a indução elétrica neles em caso de raios e diminui a chance de queima do equipamento.


    Vamos conversando por aqui. Qualquer dúvida pode postar.
    Posso mover o repetidor até a base da caixa d'agua, se o cabo ficar suspenso, dá pra fazer. (o que dá algo próximo de 18m) e colocar outro poste uns 15 metros mais afastado da caixa d'agua, pra colocar a antena painel, o que daria um afastamento de algo próximo de 33 metros entre as duas antenas.

    Quanto a antena parabólica, primeiro eu teria que saber se ela está recebendo bem o sinal.
    Esse aparelho aqui deve possuir o recurso de medir a força do sinal, https://produto.mercadolivre.com.br/...a-19682ed3aeb9

    Se ele conseguisse medir também o sinal 4G da banda de 1800mhz seria perfeito ( sonho meu de ter uma internet rápida ), mas eu tô muito longe da cidade, 20km. O celular consegue até conectar na torre, mas não consegue receber dados.

    Voltando pra realidade do 3G, a antena painel é essa aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/...c-e7578e7b77e3

    seria melhor trocar por uma profissional ? de qual marca ? inclusive talvez eu iria precisar de mais de uma (tenho um spliter aqui), pois se eu aproximar muito a antena painel das casas, uma delas poderia ficar sem cobertura, devido a abertura dessas antenas ser pequena.

  15. #15

    Padrão Re: Instalação de Amplificador de Celular

    Citação Postado originalmente por Kaiqueses Ver Post
    Posso mover o repetidor até a base da caixa d'agua, se o cabo ficar suspenso, dá pra fazer. (o que dá algo próximo de 18m).
    Não seria aconselhável levar esse cabo suspenso, não, pois repetidores de sinal queimam com muita facilidade por raios. Tem que fazer a valeta no chão e levar os cabos das antenas por dentro de um duto plástico. Tem que fazer também sistema de proteção da rede elétrica que tá alimentando o repetidor, pois essas redes elétricas de zonas rurais sofrem demais com pico de tensão, senão corre o risco da fonte de alimentação do repetidor viver constantemente queimando. Mesmo com todo esse aparato de proteção, esse repetidor ainda não está 100% protegido contra queima.

  16. #16

    Padrão Re: Instalação de Amplificador de Celular

    Lembrando que raio oferece danos a equipamentos de rádio frequência tanto por queda na antena, e também por uma simples indução no cabo, quando um raio cai a km de distância!