+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Configuração potencia wireless Ominitik

    Bom dia rapaziada,
    estou com dificuldades para configurar o wirelless de uma ominitik, ja pre configurei algumas coisas, mais nao consigo ajustar a potencia do wirelless da mesma, pois preciso conectar 2 clientes que estao a aproximadamente uns 2km e na casa deles o sinal do equipamento nao e encontrado.

    Alguem ja passou por isso ?

  2. #2

    Padrão Re: Configuração potencia wireless Ominitik

    Nao deve ser potencia seu problema, verifique se ap e st estao ambas em 20 ou 40MHz, regiao se estao na mesma tb, omnitik com 19db eu tinha cliente nela a 5.5km com sinal 67 a 69.

  3. #3

    Padrão Re: Configuração potencia wireless Ominitik

    Citação Postado originalmente por jiago Ver Post
    Bom dia rapaziada,
    estou com dificuldades para configurar o wirelless de uma ominitik, ja pre configurei algumas coisas, mais nao consigo ajustar a potencia do wirelless da mesma, pois preciso conectar 2 clientes que estao a aproximadamente uns 2km e na casa deles o sinal do equipamento nao e encontrado.

    Alguem ja passou por isso ?
    Já sim!

    Primeiro você tem que ver diversas coisas antes de condenar a Omnitik: Visada, visada de novo, visada outra vez. Depois de conferido esses três itens, confira se: O equipamento cliente é compatível pra essa distância? O downtilt entre omnitik e cliente não é excessivo?

    Por último e não menos importante é que a Omnitik tem uma antena de 7dBi com potência de 26dBm em MCS7. Isso dá um EIRP de 33dBm. Descontados a perda do sinal no ar na faixa de 5.8Ghz em 2km, no ar o sinal resultante será cerca de -85dBm (aumente isso se a antena cliente estiver com problema de downtilt, em nível, ou visada ruim). Para ser aproveitável, a antena cliente terá de ser de no mínimo 20dBi, para que esse sinal chegue no rádio a pelo menos -65dBm.

  4. #4

    Padrão Re: Configuração potencia wireless Ominitik

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Nao deve ser potencia seu problema, verifique se ap e st estao ambas em 20 ou 40MHz, regiao se estao na mesma tb, omnitik com 19db eu tinha cliente nela a 5.5km com sinal 67 a 69.
    Esqueci de comentar: A antena cliente é Mikrotik? Se não for, verifique se o protocolo TDMA proprietário da Omnitik está desativado.

  5. #5

    Padrão Re: Configuração potencia wireless Ominitik

    sim esta desativado amigo

  6. #6

    Padrão

    Sobre a potência, se ela está ajustada pra 0dBm ou pra 20dBm nada muda pra pelo menos escanear o SSID.

    Você escaneia um SSID mesmo com sinal péssimo tipo -90dBm, se a potência fosse milagrosamente aumentada em 20dBm o sinal passaria pra -70dBm.

    Em 2km a perda de sinal no espaço livre é de uns 113dBm, se tem 20dBm e a antena original de 7dBi, ainda que no outro lado tivesse antena de 0dBi de ganho seria 27-113 = -86dBm, pelo menos escanearia o SSID. Como certamente tem antena com ganho acima de uns 15dBm então devia ter sinal -70dBm ou melhor. Isso num cenário de antenas ruins e potência limitada, na prática teria sinal melhor SE tivesse visada perfeita.

    Sem chances do seu problema ser potência alta ou baixa, seu problema é falta de visada (Zona de fresnel só 30% limpa é quase o mesmo que nada nessa distância), ou erro na polarização da antena, ou erro de apontamento, ou canal não sendo escaneado (Se o centro do canal emitido é tipo 5725MHz, mas as estações escaneiam os canais tipo 5720-5730-5740MHz, não vai achar), ou problema físico no hardware.

  7. #7

    Padrão

    entendi amigo, mais tenho um cliente conectado nela que esta a uma distancia de 1,1km e tenho outros 2 a 2,5km que quero conectar nela, mais no radio que fica na casa deles nao encontro o SSID da omini, sendo que eles estao com Arigrid 23db e o cliente q esta conectado nela, esta com um nano de 13db, ai e que esta a duvida, começo a pensar q possa ser a questao da visada.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omini..PNG
Visualizações:	147
Tamanho: 	23,8 KB
ID:      	70153   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omini.PNG
Visualizações:	146
Tamanho: 	34,0 KB
ID:      	70154  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente.PNG
Visualizações:	148
Tamanho: 	34,1 KB
ID:      	70155  

  8. #8

    Padrão Re: Configuração potencia wireless Ominitik

    Tem certeza que precisa de 40MHz mesmo. Pq em 10MHz entrego 10mb. Claro que não com esse sinal que essa nano está e muito pior ainda é esse CCQ, que uso no mínimo 95%. Aí está menos de 50. Tenho quase certeza que não tem Visada. Sem visada perfeita tenha em mente que vai ser um lixo de conexão. Isso daí demostra o pq do "via rádio" ser tão mal falado

  9. #9

    Padrão Re: Configuração potencia wireless Ominitik

    E porque esse canal 5790MHz?

    Dependendo da seleção de país ele não escaneia isso mesmo não, o padrão é a canalização começar tipo 5725MHz então com config. de 20 em 20MHz ele escaneia centro de canal tipo 5745, 5765, 5785, 5805, 5825 e 5845MHz.

    Tem a config. de channel list pra isso, pra quando você usa centro de canal muito anormal igual esse.

    Ah, e na config, automática e indecisa de 20 e 40MHz é comum dar isso, tem que CONFIGURAR, não deixar no default (Modo dona-de-casa), e configurar implica usar OU 20MHz OU 40MHz. Não vejo motivo pra banda pequena usar 40MHz, só exige ainda mais sinal.

    Usa canal padrão tipo 5865MHz, com 20MHz de largura, seleciona o país correto no MK e no UBNT (Isso é pra lista de canais ficar com o centro igual) e testa.

  10. #10

    Padrão Re: Configuração potencia wireless Ominitik

    vou testar amigo