Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OLT Epon com mais de 64 clientes por porta PON

    Alguém já conseguiu ou sabe quem utiliza OLT Epon com mais de 64 clientes por porta ?
    Tem um tópico aqui (https://under-linux.org/showthread.php?t=187067) onde uma pessoa diz que é só mudar LLID ou coisa do tipo.
    Até achei um manual da Overtek ensinando como mudar,mas minhas OLTs são V-Solutin e fico receoso de mudar.
    Minha rede é Epon ,hoje tenho várias portas topando o limite.Se aumentar a quantidade de ONUs porta fosse funcional daria sobre vida a minha rede.
    Enfim,caso alguém tenha alguma experiencia dá um alô,vlwwww.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  2. #2

    Padrão Re: OLT Epon com mais de 64 clientes por porta PON

    Bom dia porque voce nao muda somente a olt para Gpon, ou voce esta usando somente Onu epon?

  3. #3

    Padrão Re: OLT Epon com mais de 64 clientes por porta PON

    Já pensei nisso.
    O problema que tenho muitas ONUs na rede que são somente Epon.
    Eu já coloquei na cabeça que em algum tempo terei que montar outra rede do zero.Mas se eu pudesse dar um UP na rede que já tenho seria interessante,pois sabemos do custo geral de ftth.

  4. #4

    Padrão Re: OLT Epon com mais de 64 clientes por porta PON

    Então o jeito mais facil de fazer seria voce trocar a olt para um gpon e troca as onu dos clientes, ou troca a onu dos clientes agora e coloca hibrida ai quando voce acabar de trocar todas voce so troca a olt que seria muito mais rapido tambme.

  5. #5

    Padrão Re: OLT Epon com mais de 64 clientes por porta PON

    Exatamente... a melhor saída seria ir para o GPON para trabalhar com mais de 64 ONUs por porta PON.
    Não é a toa que a norma do EPON estabelece como 64 o limite, pois há muito pouca banda e cada usuário que entra é mais overhead que se perde. Por mais que seja possível, permitido, de se configurar em diferentes firmwares, não é recomendável.

  6. #6

    Padrão Re: OLT Epon com mais de 64 clientes por porta PON

    Sim.
    Eu já cheguei a conclusão que seria melhor montar uma outra rede ftth.
    Mas só estou cogitando aumentar o limite da porta PON porque queria dá uma sobre vida a rede já existente.Até porque tem muitos trechos onde tem porta pouco utilizada.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Zeroberto Ver Post
    Exatamente... a melhor saída seria ir para o GPON para trabalhar com mais de 64 ONUs por porta PON.
    Não é a toa que a norma do EPON estabelece como 64 o limite, pois há muito pouca banda e cada usuário que entra é mais overhead que se perde. Por mais que seja possível, permitido, de se configurar em diferentes firmwares, não é recomendável.

    Recomendo para todos que utilizam rede EPON.. com mais de 500 ou 1000 ONUs espalhadas na rede, para terem calma antes de pularem pra GPON e ter que trocar um monte de ONUs...

    Existe OLTs 10G-EPON disponiveis já no mercado com GBIC modulo combo que aceita o padrão EPON 1.25G e o novo padrão 10G-EPON

    Antes de sair correndo, trocando topologia de rede igual doido desesperado.. pesquise primeiro o mercado da sua região, para ver quais são as suas necessidades.. de nada adianta ter 64 ONU em porta GPON 2,5gbps download e vender 64 planos de 300megas para cada cliente, porque não vai funcionar se todos conectarem ao mesmo tempo o máximo que irá passar pra cada é 40megas, se tiver rede splitada em 128clientes o máximo que irá passar para cada cliente são 20megas , num cenário onde todos estarão conectados ao mesmo tempo navegando, coisa muito improvavel de acontecer.

    o custo é um pouco caro ainda.. mas fica mais em conta do que trocar umas 500 ou 1000 onus... já tem solucões no mercado a huawei já tem Placas chassi para 10G-EPONClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TP5500 Back.png
Visualizações:	160
Tamanho: 	156,7 KB
ID:      	70162Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TP5500.png
Visualizações:	187
Tamanho: 	1,18 MB
ID:      	70163Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-06-17 at 20.19.50 (1).jpeg
Visualizações:	220
Tamanho: 	41,4 KB
ID:      	70164Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-06-17 at 20.19.50 (2).jpeg
Visualizações:	227
Tamanho: 	62,1 KB
ID:      	70165Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-06-17 at 20.19.50 (3).jpeg
Visualizações:	177
Tamanho: 	51,3 KB
ID:      	70166Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-06-17 at 20.19.50.jpeg
Visualizações:	175
Tamanho: 	53,4 KB
ID:      	70167

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Alguém já conseguiu ou sabe quem utiliza OLT Epon com mais de 64 clientes por porta ?
    Tem um tópico aqui (https://under-linux.org/showthread.php?t=187067) onde uma pessoa diz que é só mudar LLID ou coisa do tipo.
    Até achei um manual da Overtek ensinando como mudar,mas minhas OLTs são V-Solutin e fico receoso de mudar.
    Minha rede é Epon ,hoje tenho várias portas topando o limite.Se aumentar a quantidade de ONUs porta fosse funcional daria sobre vida a minha rede.
    Enfim,caso alguém tenha alguma experiencia dá um alô,vlwwww.
    Voce esta correto, tem tentar mudar sua OLT EPON sem trocar as ONUs!!!o maior investimento esta nas ONU e pensar sustituir todas elas é coisa de doido.

    Testa a solução de mudar via software a limitação de 64 clientes por porta em um banco de testes, mesmo que tenga comprar equipamento adicional.

    Passar sua rede para GPON sem tentar é absurdo.

  9. #9

    Padrão Re: OLT Epon com mais de 64 clientes por porta PON

    Sim.
    Minha ideia seria por outra rede,neste caso Gpon,em paralelo a rede Epon.
    Mas só faria isso caso atingisse número X de clientes.Ou seja,vai demorar um pouco.
    Conseguindo dar um UP na quantidade de clientes por porta daria para segurar mais um pouco.Até porque hoje trabalho com planos de até 200Mb,mas sei que em futuro não tão distante terei que passar a vender planos de 300Mbps e terei muitos mais clientes nas portas.

  10. #10

    Padrão Re: OLT Epon com mais de 64 clientes por porta PON

    Nao intendi ate agora a dificuldade de trocar somente as onu por hibridas e quando acabar de trocar todas vc ja trocar a olt por Gpon tambem menos gasto, os equipamento que voce tirar epon voce monta em outro lugar ou vende, muito mais facil de resolver do que ficar mexendo na rede ou montar um rede secundaria.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Sim.
    Minha ideia seria por outra rede,neste caso Gpon,em paralelo a rede Epon.
    Mas só faria isso caso atingisse número X de clientes.Ou seja,vai demorar um pouco.
    Conseguindo dar um UP na quantidade de clientes por porta daria para segurar mais um pouco.Até porque hoje trabalho com planos de até 200Mb,mas sei que em futuro não tão distante terei que passar a vender planos de 300Mbps e terei muitos mais clientes nas portas.
    Porque trocar a rede se pode trocar so a OLT? faz um upgrade na OLT atual e depois compra a GEPON que te permite convivir com as ONUs atuais.

  12. #12

    Padrão Re: OLT Epon com mais de 64 clientes por porta PON

    A dificuldade radica no INVESTIMENTO. As ONU são o maior investimento do operador e se puder aumentar a base SEM trocar os antigos estrá fazendo um belo negocio. Ele nao precisa trocar a tecnologia para aumentar a base. Pode tranquilamente migrar de EPON para GEPON so mudando a OLT no futuro como explicou brilhantemente Porta NET com seus graficos.

  13. #13

    Padrão Re: OLT Epon com mais de 64 clientes por porta PON

    EPON Funciona legal, mas com as XGPON podendo trabalhar com equipamentos GPON na mesma PON "para transição", acredito que investir um pouco a mais agora, é prudente já que terá que comprar as ONU de qualquer maneira no período de expansão de rede, nesse caso já faz aquisição de GPON.
    Quanto as ONU hibridas, vejo um custo elevado para as mesmas.
    Outra característica interessante, é possibilidade de crescimento, nem sempre serão OLT EPON que permitem permitir mais LLID "OVERTEK", se migrar para outros chassis terá que dividir a carga, devido a limitação do mesmo.

  14. #14

    Padrão Re: OLT Epon com mais de 64 clientes por porta PON

    Minha rede não é grande.
    Também trabalho com pacpon.
    Só que de uns dias pra cá comecei a por todos clientes na fibra,isso fez com que as portas atingissem seu limite.
    Resultado,tive que manipular porta de outro local para poder atender onde precisava.Isso não iria acontecer ser tivesse a possibilidade de por mais clientes por porta.
    Sendo que a isso ocorreu em dois locais,em outros ainda tenho muita folga.
    A questão seria mais para onde encontro com a porta no limite.
    Já resolvi o problema no momento, mas acredito que em breve terei outras portas cheias.Até porque em uma rua que seja uma porta para atender somente 64 cliente é muito pouco.
    Eu já decidi montar outra rede ftth em paralelo,mas isso vai demorar um pouco.A ideia de por mais clientes por porta seria somente para me dá um pouco mais de tempo.

  15. #15

    Padrão Re: OLT Epon com mais de 64 clientes por porta PON

    Relaxa que isso acontece na GPON também, já tenho alguns quarteirões com CTOs 1x16 cheias e as reservas já lotaram também. Tive de já providenciar novo lançamento até lá.

  16. #16

    Padrão Re: OLT Epon com mais de 64 clientes por porta PON

    Que bom que estamos sofrendo de sucesso né kkk.

  17. #17

    Padrão

    ola pessoal gostaria de saber se algum de vocês já colocou a firmware cianet nesse modelo de olt v1600a tava vendo que a cianet tem olt desse mesmo chassi porque eu não consigo ter acesso a minha via a porta uplink se com outra firmware seria possível

  18. #18

    Padrão

    Voce definiu o gateway para a faixa da porta uplink?

  19. #19

    Padrão Re: OLT Epon com mais de 64 clientes por porta PON

    Eu tenho 4 OLTs Epon.
    2 Standalone de 2 portas PONs iguais a CIANET .
    1 de 8 portas PONs
    1 de 16 portas PONs
    Eu não recomendo atualizar a OLT se não for com convicção da versão e fabricante ,pois pode-se inutilizar o equipamento.Como as documentações não são muitas fica complicado,as chances de dar ruim não são pequenas.
    Acredito que vc não esteja conseguindo acessar seu equipamento por algum problema na porta ou ip de acesso.
    Se ajuda,aqui todos os ips de acesso no manual das OLTs:
    – Via porta “Manager” – IP 192.168.120.100
    – Via porta Uplink – IP 192.168.1.100
    – Via porta “Manager” – IP 192.168.8.100
    – Via porta Uplink – IP 192.168.120.100

  20. #20

    Padrão

    eu so consigo ter acesso espetando o cabo direto na porta uplink já eu fora do meu pop não consigo