+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Fundação para Torre Autoportante de 40 Mts

    Boa Tarde, estou precisando fazer uma fundação de uma torre de 40 Mts.
    São 8 módulos de 5 metros cada.
    mas tenho que fazer a base para fixar ela
    Pessoal que souber e tiver fotos me ajudaria Muito.

    Tenho dela um memorial de cálculo somente

    Seção de base triângulo com 1900mm de lado.
    Seção do topo triângulo com 250mm de lado.

  2. #2

    Padrão Re: Fundação para Torre Autoportante de 40 Mts

    bom , nao quero te desanimar mais é um pouquinho mais complexo que isso.

    A fundação da torre tem como função principal evitar o tombamento dela pela ação dos ventos na propria estrutura e nas antenas. Cada região do Brasil sofre ventos diferentes e estão tabulados em uma "isopleta de ventos".
    De posse da área exposta ao vento do conjunto torre + antenas, calcula-se a força máxima forçar o tombamento. Com essa força se calcula uma fundação , que na versão mais simples, atua como lastro.

    Então cada torre é uma situação diferente. Piora mais ainda se estiver em área aberta como planicies ou veira mar. Se estiver na borda de um penhasco também tem outras considerações.

    me passe pelo privado foto e dimensões da torre e local onde sera montada que que forneço um croquis sobre-dimensionado que vai dar conta.

  3. #3
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Fundação para Torre Autoportante de 40 Mts

    Amigo, coloque estes croquis a disposição da comunidade! vai servir de valia para todos que desejam aprender ou entender melhor o conceito.

  4. #4

    Padrão Re: Fundação para Torre Autoportante de 40 Mts

    Cada torre tem croquis diferente dependendo da carga dela.

  5. #5

    Padrão

    Procure um Engenheiro Civil. Se o cara calcular errado tua torre você pode cobrar dele depois.

    Senão acontece que nem eu vi num grupo de whats. Um provedor da região de Curitiba perdeu a torre com o vento do tal do ciclone. O pé ta no lugar... agora o resto...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         46a565ff-39af-47b3-a76b-565609b843a6.jpg
Visualizações:	138
Tamanho: 	212,2 KB
ID:      	70199

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         365ccf0f-632f-44e3-b61f-5ed81c880a5a.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	147,3 KB
ID:      	70200

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         e4c75cb1-1355-459d-89ab-4f20153f876a.jpg
Visualizações:	137
Tamanho: 	231,3 KB
ID:      	70201

  6. #6

    Padrão Re: Fundação para Torre Autoportante de 40 Mts

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    bom , nao quero te desanimar mais é um pouquinho mais complexo que isso.

    A fundação da torre tem como função principal evitar o tombamento dela pela ação dos ventos na propria estrutura e nas antenas. Cada região do Brasil sofre ventos diferentes e estão tabulados em uma "isopleta de ventos".
    De posse da área exposta ao vento do conjunto torre + antenas, calcula-se a força máxima forçar o tombamento. Com essa força se calcula uma fundação , que na versão mais simples, atua como lastro.

    Então cada torre é uma situação diferente. Piora mais ainda se estiver em área aberta como planicies ou veira mar. Se estiver na borda de um penhasco também tem outras considerações.

    me passe pelo privado foto e dimensões da torre e local onde sera montada que que forneço um croquis sobre-dimensionado que vai dar conta.
    Lhe Enviei.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Procure um Engenheiro Civil. Se o cara calcular errado tua torre você pode cobrar dele depois.

    Senão acontece que nem eu vi num grupo de whats. Um provedor da região de Curitiba perdeu a torre com o vento do tal do ciclone. O pé ta no lugar... agora o resto...
    No Caso já tenho a torre auto portante só preciso fazer a base mesmo que creio que ser bem reforçada.

  7. #7

    Padrão Re: Fundação para Torre Autoportante de 40 Mts

    Citação Postado originalmente por lnris Ver Post
    Lhe Enviei.



    No Caso já tenho a torre auto portante só preciso fazer a base mesmo que creio que ser bem reforçada.
    Amigo, o pedreiro que fizer uma fundação de uma torre, de modo que essa torre caia com uma tempestade rompendo desde o concreto até as barras de ferro que tão dentro desse concreto da sua fundação, é um pedreiro muito LIXO.. Torre de celular também cai durante uma tempestade, mas não por causa da sua fundação, mais sim por causa da velocidade do vento e do peso dos equipamentos instalados nela. O que influência na queda de uma torre mesmo ela estando com 2 metros de profundidade de fundação é a espessura das chapas que ela foi fabricada incompatíveis com o peso dos equipamentos que foram instalados nela, e se ela foi montanda desalinhada, pois se ela está desalinhada, tende com o peso dos equipamentos ela está sofrendo pressão para apenas um lado, e que consequentemente durante uma tempestade, a mesma irá arriar para aquele lado!

  8. #8

    Padrão Re: Fundação para Torre Autoportante de 40 Mts

    ja fez a torre? eu tive prejuizo com uma estaiada ano passado. montei uma auto portante , não gostei muito, e fiz ela com 2 estaios tbm.

    diferença de preço é algo em torno de 4 ou 5x mais caro com projeto pelo que pesquisei. mais se não fez ainda. uma dica para a base é fazer uma uma ARANHA de estacas em volta. 40m é muita coisa pra radio... ainda mais se tiver alguma antena de 34dbi a mais de 25m.

    EU capricharia na base e amarraria 3 ou 4 cabos por precaução.

    o ciclone foi algo bem fora do normal , acho que ninguem nunca passou por isso na nossa região. sul.

  9. #9

    Padrão Re: Fundação para Torre Autoportante de 40 Mts

    Citação Postado originalmente por guiggoo Ver Post
    ja fez a torre? eu tive prejuizo com uma estaiada ano passado. montei uma auto portante , não gostei muito, e fiz ela com 2 estaios tbm.

    diferença de preço é algo em torno de 4 ou 5x mais caro com projeto pelo que pesquisei. mais se não fez ainda. uma dica para a base é fazer uma uma ARANHA de estacas em volta. 40m é muita coisa pra radio... ainda mais se tiver alguma antena de 34dbi a mais de 25m.

    EU capricharia na base e amarraria 3 ou 4 cabos por precaução.

    o ciclone foi algo bem fora do normal , acho que ninguem nunca passou por isso na nossa região. sul.
    Só tenho a torre ainda não foi montada, só estou vendo para quando precisar fazer corretamente.

  10. #10

    Padrão

    Fico imaginando o que seria instalado numa torre com base triangular de 1,90m de lado e com triângulo de 25cm de lado do módulo do seu topo como essa, e que traria o risco iminente de sua queda!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FUNDAÇÃO DE TORRE.png
Visualizações:	105
Tamanho: 	27,4 KB
ID:      	70216

    Este é o esboço da estrutura de fundação de uma torre de 40m.

    Estrutura de 2 metros de profundidade, com cantoneira na cabeça de chapa 3/16 que equivale a espessura de 4,7mm; vergalhão de 3/4, que equivale a 19mm de diâmetros nos cantos e no meio do comprimento das cantoneiras; travamento com estribos triangulares com distância de 20cm um do outro, com vergalhão 7/16, que equivale a diâmetro de 11mm, e parafusos sextavados zincados de 3/8. Essa estrutura é toda soldada!