+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração Vlan por Bairro

    Pessoal, boa tarde

    estou com uma duvida e preciso de ajuda, atendo uns 4 bairros que ficam proximos do meu pop principal, e quero separar os clientes por Vlan, pois passamos dos 120 cliente e a Rb (3011) começou a apresentar muita perca de pacotes no horario de pico.

    como faço para criar um servidor PPPoe em Cada Vlan ?
    posso colocar todas as Vlans em uma unica Bridge

    Agradeço pelo apoio.

  2. #2

    Padrão Re: Configuração Vlan por Bairro

    o recomendavel eh vc criar um servidor pppoe pra cada vlan, mas pra vc fazer isso seu "meio de campo" tem que estar organizado.
    todos os seus switch do roteador ate o cliente tem que ser gerenciavel!!

    desenha a sua topologia, desde a chegada do link, roteador pppoe, e a saida da rede pra cliente e a sua divisao, ate chegar no cliente.

    eh OLT? Se for OLT vc cria 1 vlan por porta PON, nao precisa criar 1 vlan pra cada cliente, agora se a rede for UTP ai vc ate pode ter 1 vlan por cliente

  3. #3

    Padrão Re: Configuração Vlan por Bairro

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    o recomendavel eh vc criar um servidor pppoe pra cada vlan, mas pra vc fazer isso seu "meio de campo" tem que estar organizado.
    todos os seus switch do roteador ate o cliente tem que ser gerenciavel!!

    desenha a sua topologia, desde a chegada do link, roteador pppoe, e a saida da rede pra cliente e a sua divisao, ate chegar no cliente.

    eh OLT? Se for OLT vc cria 1 vlan por porta PON, nao precisa criar 1 vlan pra cada cliente, agora se a rede for UTP ai vc ate pode ter 1 vlan por cliente
    amigo, fazemos o transporte do link via radio para os bairros, seria possivel criar um vlan ou servidor PPPoE em um aunida interface, para atender somente este bairro ?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jiago Ver Post
    amigo, fazemos o transporte do link via radio para os bairros, seria possivel criar um vlan ou servidor PPPoE em um aunida interface, para atender somente este bairro ?

    Não sei qual rádio vc usa, mas poderia criar as vlans direto nos rádios e no seu mikrotik criaria as Vlans referentes a interface que cada rádio saí e os PPPoE para cada vlan.

    Fuja de bridge, pois se der loop em algum cliente ou rota de alguma vlan vai afetar todas as portas e todas as vlans que estiverem nessa bridge, até um dhcp afetará todos que estiver na mesma bridge.

  5. #5

    Padrão Re: Configuração Vlan por Bairro

    Citação Postado originalmente por vaizard Ver Post
    Não sei qual rádio vc usa, mas poderia criar as vlans direto nos rádios e no seu mikrotik criaria as Vlans referentes a interface que cada rádio saí e os PPPoE para cada vlan.

    Fuja de bridge, pois se der loop em algum cliente ou rota de alguma vlan vai afetar todas as portas e todas as vlans que estiverem nessa bridge, até um dhcp afetará todos que estiver na mesma bridge.
    amigo, aqui usamos Ubiquiti, gostei dessa sua ideia, poderia explicar melhor como funciona essa configuração que vc nos falou acima ?