+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Servidor Cliente via PPPoe

    Olá bom dia sou meio leigo no ramo da Mikrotik ... Peço ajuda de vocês pra configurar minha RB GR3 . Atualmente recebo 200mb via PPPoe fibra ótica.
    E não tenho ideia de como fazer essa configuração no Mikrotik já vi vários vídeos mais ainda não consegui alguém poderia me ajudar ...

  2. #2

    Padrão

    Bom dia a todos!!!


    POR QUE MONTAR UM PROVEDOR?

    1º QUAL SUA MOTIVAÇÃO PARA MONTAR UM PROVEDOR DE INTERNET?

    Tem gente que quer montar por que:

    • Quer conectar pessoas (sejam vizinhos, amigos, conhecidos e outros mais);
    • Ter sua própria internet e você mesmo resolver o problema dela (se é que é possível);
    • Ganhar dinheiro (mas não necessariamente ficar rico, ou ficar se trabalhar para isso);
    • Trabalhar com algo que é o presente e futuro;
    • Gosta de trabalhar com redes, internet e telecomunicações.

    2º A REALIDADE DE UM PROVEDOR:

    • Desafios de se ter um provedor (não tem final de semana, feriado, trabalho quase 24x7)
    • Cliente enche o saco (sempre quer ter razão, faz cagada e finge que não fez nada);
    • Tenha em mente que você irá precisar de pessoas e provavelmente vai ter que capacitar elas também, um sócio pode ser uma alternativa (ou não) no começo. Provedor é como qualquer empresa precisa de contador, sistema de gestão, controle financeiro, colaboradores, fazer compras, controlar estoque, espaço físico para um escritório, móveis, etc...

    3º AS VANTAGENS EM MONTAR UM PROVEDOR:

    Meu objetivo não é te desanimar, mas te mostrar a realidade, você precisa saber onde está entrando, agora vamos falar sobre o que você pode alcançar tendo seu próprio provedor:
    • Ganhos recorrentes (quanto mais clientes mais ganho), todo mês, faça chuva ou faça sol, você pode chegar a faturar mais de 100 mil todo mês (com investimento e com o passar do tempo é claro);
    • É o mercado que mais cresce no Brasil e ainda tem muito a ser explorado (quase metade da população não tem internet fixa);
    • Satisfação em conectar pessoas que até então estavam desconectadas ou mal conectadas;
    • Trabalhar com algo realmente dinâmico e que muda a todo o momento, não pode e não fica estagnado, todo dia tem novidade;
    • Empregar pessoas, gerar empregos e riqueza na sua cidade e região (você vai precisar);
    • Ser referência na cidade ou região em alta tecnologia (todo mundo acha de mais trabalhar com internet, e realmente é);
    • Ter a oportunidade de empreender e montar seu próprio negócio.
    Enfim, existem muitas outras vantagens, mas a mensagem que quero deixar no final é: Faça uma avaliação e entenda o motivo pelo qual você quer montar um provedor, montar pelos motivos errados sem levar em consideração todo o trabalho que você tem pela frente só vai fazer você perder tempo e dinheiro e ficar frustrado.

    NÃO SEJA SÓ MAIS UM PROVEDOR!

    Segundo dados da Anatel divulgados no final do ano passado existem 17 mil ISP (provedores) entre outorgados e cadastrados (fora os que não são cadastrados), você vai entrar nesse mercado, qual vai ser seu diferencial?
    Faça diferente (pegue o que estão fazendo e veja como fazer melhor e ou diferente): se for para ser igual todos concorrente, por que vão escolher o seu provedor?

    NÃO QUEIRA ENTRAR NA BRIGA BRIGANDO POR PREÇO (SEJA NA INSTALAÇÃO OU NA MENSALIDADE):

    Você não vai conseguir competir com os grandes que tem margens pequenas, mas muitos assinantes, fora o dinheiro que eles têm pra queimar e aguentar o retorno do investimento.


    VEJA NESSA IMAGEM UM DESENHO DE REDE BÁSICO, PARA VC ESTÁ INICIANDO DA MANEIRA CORRETA. É CLARO QUE COM A EVOLUÇÃO DO SEU PROVEDOR O DESENHO DA SUA REDE TB TENDE A EVOLUIR.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PROJETO DE REDE COM  UMA RB- IP TRANSPORTE.jpg
Visualizações:	258
Tamanho: 	152,5 KB
ID:      	70207

    Boa sorte no seu Projeto.

    Caso queira entrar em contato para está tirando suas dúvidas, fique a vontade.

    (62) 9.9651-2882

  3. #3

    Padrão Re: Servidor Cliente via PPPoe

    Bom dia Fabricio, tudo jóia?

    O primeiro passo para conseguir a ajuda, é especificar seu cenário.

    Pela descrição que passou, a resposta mais fácil seria "assista algum dos vídeos do youtube, tem vários ensinando".

    Mas aí entra a questão, vc disse servidor cliente. É servidor, ou é cliente pppoe?
    Tem muita diferença entre esses 2.
    Você é provedor e quer configurar servidores pppoe para atender assinantes, ou cliente final que está querendo apenas transferir a discagem pppoe para a RB?

  4. #4
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Servidor Cliente via PPPoe

    https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Interface/PPPoE

    Amigo, tá aí a wiki da mikrotik, tem muitas informações sobre o pppoe.

    Se ainda tiver dúvidas e precisar de ajuda pode chamar aqui...77 99182-838

  5. #5

    Padrão Re: Servidor Cliente via PPPoe

    Citação Postado originalmente por fabriciocosta Ver Post
    Olá bom dia sou meio leigo no ramo da Mikrotik ... Peço ajuda de vocês pra configurar minha RB GR3 . Atualmente recebo 200mb via PPPoe fibra ótica.
    E não tenho ideia de como fazer essa configuração no Mikrotik já vi vários vídeos mais ainda não consegui alguém poderia me ajudar ...

  6. #6

    Padrão Re: Servidor Cliente via PPPoe

    bom deixa eu tentar explicar recebo um link na fibra direto para a ONU que o provedor colocou. e dela vai para um roteador tplink.
    Bom a ONU (Modelo EPON ONU 110) e roteador tplink que faz a autenticação PPPOE.

    Estou querendo fazer tirar o roteador e fazer autenticação direto na minha RB GR3 quero saber como fazer essa configuração . tenho que configurar a onu primeiro ? e como fazer.

  7. #7

    Padrão Re: Servidor Cliente via PPPoe

    vc precisa pegar as credenciais com o provedor que lhe fornece a internet e criar um pppoe-client no seu router com essas informações.