+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Wi-Fi

    Pessoal estou com um projeto para realizar a abrangência de uma area de +/- 9mil m². Colocando uma Base no meio desta área eu vi que a distancia ate o ultimo ponto seria de +/- 900m da Torre até o local máximo que um cliente deve estar com seu celular que eu tenho que atender.
    Minha pergunta é: Seria melhor utilizar qual timo de radio para realizar a abrangência total desta área que é bem grande. Numero simultaneo de clientes nao passara de 300.

  2. #2

    Padrão Re: Rede Wi-Fi

    Citação Postado originalmente por wcoelho Ver Post
    Pessoal estou com um projeto para realizar a abrangência de uma area de +/- 9mil m². Colocando uma Base no meio desta área eu vi que a distancia ate o ultimo ponto seria de +/- 900m da Torre até o local máximo que um cliente deve estar com seu celular que eu tenho que atender.
    Minha pergunta é: Seria melhor utilizar qual timo de radio para realizar a abrangência total desta área que é bem grande. Numero simultaneo de clientes nao passara de 300.
    Se for celulares/notebooks não tem rádio que atenda seu cenário. Teria que fazer várias células em WDS para abranger todo o espaço. Isso não é porque não existem rádios que possam atender, mas porque o sistema WIFi é bidirecional. Então o celular tem que ter potência para direcionar o sinal. Como celulares não passam de 75mW, a distância máxima que ele vai conectar em um radio 2.4Ghz, para uma conexão razoável é de cerca 70mts SEM BARREIRA. Com barreira é 10mts e olha lá.

    Com sinal fraco de recebimento do retorno no rádio (celular>rádio), o AP vai forçar a modulação pra baixo. Em MCS 0 vai dar pra mandar mensagem de texto de Whats (nada de foto/audio/video).

    Provavelmente você terá que investir em uma rede UniFi ou outra rede Mesh compatível.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Rede Wi-Fi

    Em campo aberto, consegui acessar o you tube a 300 metros em um modem com chip de operadora inserido( ZTE, D-Link, Huawei etc) acondicionados em caixa plástica. Conforme a marca ou modelo o alcance foi maior ou menor, quanto mais top menor o alcance.
    No moto G 5 segundo a fabricante é 20 dBm( 100 mW), possuindo atualmente um moto-one hyper a potência deve ser inferior e com certeza 17 ou 18 dBm e conforme o país ainda permite até 26 dBm ou mais, não senti diferença significativa no uso do dia-dia.

    Muitos ténicos( técnicos), trocam o país para que os equipamentos liberem mais potência que pode chegar a 1.000 mW ou 1 W, o que acho um erro. Legislação brasileira permite no máximo 26 dBm ou 400 mW irradiados ( EIRP) conforme o caso e a antena deve estar no mínimo a 6 até 15 metros do solo( Lei de zoneamento), digamos que é algo como iluminação pública.