+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede wifi alcance 1km em 2.4

    Bom dia..

    Estou com um cliente zona rural, ele tem uma fazenda com uma torre de 30m e varias casas dos trabalhadores à uma distancia de 1km da torre.

    Queremos distribuir wifi para os trabalhadores, o objetivo é ter acesso via celular, não necessariamente dentro de casa, mas em área aberta.
    Temos 100% de visada.

    Alguém pode me indicar alguns equipamentos ou a topologia da rede para ter um funcionamento razoável..

    Pensei colocar na torre painel direcional 2.4 da ubiquiti com os rocket m2, ou também pensei em usar vários pontos de acessos com os unifi outddor, tem outra opção que já estudei a muito tempo, fazer uma rede mesh com mikrotik e omini 2.4 e 5.8, 2.4 para distribuição e 5.8 para ponto a ponto..

    Alguém já passou por isso, tem experiência nessa situação?

  2. #2

    Padrão Re: Rede wifi alcance 1km em 2.4

    Olá amigo pela minha experiência lhe digo o seguinte:
    1.º O acesso directo para os celulares é recomendado que os APs estejam o mais próximo dos dispositivos e sem barreiras nenhuma procurando não alcançar mais do que 50mt de distancia dos mesmos;
    2.º Para saber a quantidade de APs é necessário saber quantos dispositivos iram estar conectados em simultâneo a ubiquiti nos Aps mais económicos da linha UniFi AC recomenda até 60 por AP (balanceados em ambas frequências 2.4 e 5.8Ghz);

    Solução:
    1.º Para os APs use a Linha Unifi AC Outdoor visto que eles iram ficar em local aberto exposto as temps climáticas então use Outdoor em APs;
    2.º Roteador use Mikrotik para Hotspot;
    3.º Procure capacitar-se ou contrate uma alguém/empresa que tenha experiência nesses equipamentos para não ter custos desnecessários.

    Obs.: Ficaria mais fácil saber a quantidade e modelo de equipamentos aproximado se soubesses a quantidade de users simultâneo.

  3. #3

    Padrão

    dalexandre Obrigado pela resposta.

    Então, no máximo 30 usuários simultâneos em horário de pico.

    A questão mesmo é a distancia de casa. Preciso cobrir uma grande área com wifi.

    Por isso estou analisando a opção de usar redes mesh com roteadores tplink usando firmware FREIFUNK com protocolo BATAMAN.

  4. #4

    Padrão Re: Rede wifi alcance 1km em 2.4

    aqui eu uso o firmware flashbox para mesh, mais atualizado e aceita este roteadores mais modernos

  5. #5

    Padrão Re: Rede wifi alcance 1km em 2.4

    @loamesilva, se os usuários estarão dentro de suas casas o ideal seria uma Station e um roteador básico em PPPoE individual para cada casa.

    Redes MESH não são adequadas para ambiente com muitas barreiras.

    Agora se as moradias foram idênticas aos quartos de hotéis ai o cenário já é outro isso vai exigir ter a planta para melhor lhe ajudar

  6. #6

    Padrão

    dalexandre
    A obrigação acordada era que o wifi estivessse com sinal fora da casa, então dentro da cada, cada um vai ser responsável por comprar um repetidor para expandir o sinal.

  7. #7

    Padrão

    conetjet Me fala mais da experiência com esse firmware, notei que é pago, tem mesmo um funcionamento?