+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Perda de pacotes somente em redes sem fio

    Galera boa tarde, sou novo por aqui e me desculpem se eu estiver postando no lugar errado porém estou com um problema que apareceu da noite pro dia e não consegui achar uma solução para o mesmo. Meu pai tem um provedor de Internet com cerca de 458 clientes ativos sendo que +ou- 98% da rede é UTP porem isso nao vem a o caso, só que de uns dias pra ca, apareceu um problema somente nas redes sem fio, causando uma instabilidade enorme e a velocidade contratada nunca chega ao cliente. Ao medir com o speed test, o ping fica entre 1 - 5 e o jitter sempre acima de 30 (ja chegou a 296) e a perda de pacote sempre acima de 2%.Só que o estranho é que se eu ativar o modo avião nos celulares a rede sem fio volta ao normal, o jitter baixa, zera a perda de pacotes e a velocidade volta ao normal.Esse problema acontece até mesmo colocando um roteador com o cabo direto da rb (uma ccr 1009). Outro fato que acho interessante é que se eu testar por uma conexão cabeada no mesmo roteador que apresenta o problema citado na rede sem fio, a rede funciona normal, ping baixo, sem perda de pacotes e a velocidade normal. Desde já agradeço a atenção de todos

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por junio12000 Ver Post
    Galera boa tarde, sou novo por aqui e me desculpem se eu estiver postando no lugar errado porém estou com um problema que apareceu da noite pro dia e não consegui achar uma solução para o mesmo. Meu pai tem um provedor de Internet com cerca de 458 clientes ativos sendo que +ou- 98% da rede é UTP porem isso nao vem a o caso, só que de uns dias pra ca, apareceu um problema somente nas redes sem fio, causando uma instabilidade enorme e a velocidade contratada nunca chega ao cliente. Ao medir com o speed test, o ping fica entre 1 - 5 e o jitter sempre acima de 30 (ja chegou a 296) e a perda de pacote sempre acima de 2%.Só que o estranho é que se eu ativar o modo avião nos celulares a rede sem fio volta ao normal, o jitter baixa, zera a perda de pacotes e a velocidade volta ao normal.Esse problema acontece até mesmo colocando um roteador com o cabo direto da rb (uma ccr 1009). Outro fato que acho interessante é que se eu testar por uma conexão cabeada no mesmo roteador que apresenta o problema citado na rede sem fio, a rede funciona normal, ping baixo, sem perda de pacotes e a velocidade normal. Desde já agradeço a atenção de todos
    Esqueci de citar que temos 700MB de Link dedicado, o mesmo chega diretamente na porta de fibra da ccr

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Perda de pacotes somente em redes sem fio

    Muita gente usa nos APs e nos roteadores domésticos canais automáticos; eu prefiro fixar. Outro dia tive 11 dispositivos conectados na minha rede; 1 em 5.8; 7 em 2,4 em um bullet2 e 2 em um multilaser além de conexão via cabo no PC.
    Minha surpresa por 3 horas foi tudo normal com plano de apenas 5 MB; normalmente são 4 dispositivos conectados.

  4. #4

    Padrão Re: Perda de pacotes somente em redes sem fio

    Citação Postado originalmente por junio12000 Ver Post
    Galera boa tarde, sou novo por aqui e me desculpem se eu estiver postando no lugar errado porém estou com um problema que apareceu da noite pro dia e não consegui achar uma solução para o mesmo. Meu pai tem um provedor de Internet com cerca de 458 clientes ativos sendo que +ou- 98% da rede é UTP porem isso nao vem a o caso, só que de uns dias pra ca, apareceu um problema somente nas redes sem fio, causando uma instabilidade enorme e a velocidade contratada nunca chega ao cliente. Ao medir com o speed test, o ping fica entre 1 - 5 e o jitter sempre acima de 30 (ja chegou a 296) e a perda de pacote sempre acima de 2%.Só que o estranho é que se eu ativar o modo avião nos celulares a rede sem fio volta ao normal, o jitter baixa, zera a perda de pacotes e a velocidade volta ao normal.Esse problema acontece até mesmo colocando um roteador com o cabo direto da rb (uma ccr 1009). Outro fato que acho interessante é que se eu testar por uma conexão cabeada no mesmo roteador que apresenta o problema citado na rede sem fio, a rede funciona normal, ping baixo, sem perda de pacotes e a velocidade normal. Desde já agradeço a atenção de todos
    Ta meio estranho isso aí. Esse problema é na rede interna do cliente? Pós autenticação no roteador interno? Porque se for isso tem uma explicação bem básica...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por junio12000 Ver Post
    Galera boa tarde, sou novo por aqui e me desculpem se eu estiver postando no lugar errado porém estou com um problema que apareceu da noite pro dia e não consegui achar uma solução para o mesmo. Meu pai tem um provedor de Internet com cerca de 458 clientes ativos sendo que +ou- 98% da rede é UTP porem isso nao vem a o caso, só que de uns dias pra ca, apareceu um problema somente nas redes sem fio, causando uma instabilidade enorme e a velocidade contratada nunca chega ao cliente. Ao medir com o speed test, o ping fica entre 1 - 5 e o jitter sempre acima de 30 (ja chegou a 296) e a perda de pacote sempre acima de 2%.Só que o estranho é que se eu ativar o modo avião nos celulares a rede sem fio volta ao normal, o jitter baixa, zera a perda de pacotes e a velocidade volta ao normal.Esse problema acontece até mesmo colocando um roteador com o cabo direto da rb (uma ccr 1009). Outro fato que acho interessante é que se eu testar por uma conexão cabeada no mesmo roteador que apresenta o problema citado na rede sem fio, a rede funciona normal, ping baixo, sem perda de pacotes e a velocidade normal. Desde já agradeço a atenção de todos

    esta difícil de entender onde vc faz os teste da rede sem fio. Esta testando na casa do cliente? como esta a conexão dele? atinge os níveis de sinal mínimo para garantir a boa conectividade?
    De qualquer forma é obvio que o problema esta no seu sistema sem fio e teria verificar cliente por cliente qual o nivel de sinal RF recebidos por eles.

  6. #6

    Padrão

    Eu testo na residência do cliente, de frente para o roteador. Até mesmo se eu colocar um cabo saindo da minha ccr para um roteador, acontece isso. O mais estranho é que na sexta e no sabado voltou ao normal, porém domingo o mesmo problema voltou a acontecer. Meus Clientes recebem internet via cabo, do switch para o roteador. Se eu testar a conexão do cliente via cabo (o cabo saindo ou direto do switch ou direto do roteador do cliente) a conexão fica normal, sem perdas nem nada do tipo, porém pela rede sem fio acontece tudo ao contrario, perdas e ping alto. Só consigo testar a conexão do cliente via wifi de forma correta se for com o modo avião ativo (o porque eu nao sei) pois com ele ativo nao da perda nenhuma, ping baixo e a velocidade normal. Assim que eu chegar em casa vou colocar os prints dos testes feito com e sem o modo avião

  7. #7

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	135
Tamanho: 	141,3 KB
ID:      	70285Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-09-28 at 20.21.52 (1).jpeg
Visualizações:	137
Tamanho: 	45,6 KB
ID:      	70286Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-09-28 at 20.21.52.jpeg
Visualizações:	119
Tamanho: 	43,8 KB
ID:      	70287

    1 teste feito no pc (do mesmo roteador que no teste pelo wifi)
    2 no celular, sendo um com o modo avião desativado e outro com ele ativado

    Citação Postado originalmente por junio12000 Ver Post
    Eu testo na residência do cliente, de frente para o roteador. Até mesmo se eu colocar um cabo saindo da minha ccr para um roteador, acontece isso. O mais estranho é que na sexta e no sabado voltou ao normal, porém domingo o mesmo problema voltou a acontecer. Meus Clientes recebem internet via cabo, do switch para o roteador. Se eu testar a conexão do cliente via cabo (o cabo saindo ou direto do switch ou direto do roteador do cliente) a conexão fica normal, sem perdas nem nada do tipo, porém pela rede sem fio acontece tudo ao contrario, perdas e ping alto. Só consigo testar a conexão do cliente via wifi de forma correta se for com o modo avião ativo (o porque eu nao sei) pois com ele ativo nao da perda nenhuma, ping baixo e a velocidade normal. Assim que eu chegar em casa vou colocar os prints dos testes feito com e sem o modo avião

  8. #8

    Padrão Re: Perda de pacotes somente em redes sem fio

    Citação Postado originalmente por junio12000 Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	135
Tamanho: 	141,3 KB
ID:      	70285Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-09-28 at 20.21.52 (1).jpeg
Visualizações:	137
Tamanho: 	45,6 KB
ID:      	70286Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-09-28 at 20.21.52.jpeg
Visualizações:	119
Tamanho: 	43,8 KB
ID:      	70287

    1 teste feito no pc (do mesmo roteador que no teste pelo wifi)
    2 no celular, sendo um com o modo avião desativado e outro com ele ativado
    Você por acaso não está usando um Hotspot 300 da Intelbras?? Porque essas loucuras só vi acontecer com ele...

    Brincadeiras a parte:

    Primeiro veja o seguinte. Como sua rede não deve estar bem configurada. Em todos os testes o upload está sempre, em média, o dobro do download. Quando deveria ser ao contrário. Upload metade do download.

    Desde o teste direto até o teste por wifi.

    Deve ter algo errado nas regras de controle de banda da sua CCR.

    Outro teste que você pode fazer é pegar um roteador wifi seu. Do seu uso e plugar pra ver. Tente também teste com servidores diferentes e alterne entre multi e unica pra ver os resultados. Opte por fazer testes com notebook plugado no cabo e depois conectado via wifi para comparação.

    Testes via celular são muito pouco confiáveis. Divergem desde o tipo do celular, até para a marca.

  9. #9
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Perda de pacotes somente em redes sem fio

    Aqui se estiver usando roteador e telefone sem fio Intelbrás acontece principalmente se já teve certas quedas, aliás ela interfere até nos bullets ou grooves se forem de 2,4 GHz ou mesmo em 5,8 GHz.
    Em alguns casos só resolvi afastando-as de um cômodo a outro, fios do cabo de rede separados da linha telefônica. Mesmo de outras marcas as que utilizam baterias AAA interferem menos do que tipo pack; Não entendo como esses "ténicos" adoram os Intelbrás.
    Eu de raiva substitui por bullet 2 em casa e nano M5 no comércio, e mesmo assim o M5 chega a travar conforme recebo o telefone sem fio para consertar, tenho um multilaser só para eventos anormais de celulares que não possuam 5,8 GHz.