+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question IP publico roteado

    Boa noite

    recentemente, contratamos um link , e a operadora que nos fornece, nos passou um endereço para confguração do nosso equipamento, e informou que o um bloco /29 estava roteado para um unico endereço.

    como faço para configurar esse bloco roteado no meu mikrotik de borda ?

    vou poder usar os ips normalmente ?

  2. #2

    Padrão Re: IP publico roteado

    Citação Postado originalmente por jiago Ver Post
    Boa noite

    recentemente, contratamos um link , e a operadora que nos fornece, nos passou um endereço para confguração do nosso equipamento, e informou que o um bloco /29 estava roteado para um unico endereço.

    como faço para configurar esse bloco roteado no meu mikrotik de borda ?

    vou poder usar os ips normalmente ?
    Pode sim, ou você usar direto na porta quebra o link pra utilizar no seu NAT, ou você faz um bridge e usa nela, ou você pode fazer uma rota estática e colocar o /29 nela e usa no nat

    Tem n formas de fazer

  3. #3

    Padrão Re: IP publico roteado

    A operadora fecha um /30 com você, e aponta o /29 para seu IP desse /30.

    Com isso, você tem todo esse /29 para usar, então você tem algumas possibilidades que são:

    Dividir esse /29 em 2 /30 ou 4 /31 ou o mais comum, subir um Cgnat usando todo o /29, possibilitando atender 256 clientes, ou usar um /30 no Cgnat possibilitando atender 128 clientes e guardar o outro /30 ou usá-lo como bem entender.

    Sobre o Cgnat, recomendo 2000 portas, a quantidade de clientes citados acima foram baseados nessa quantidade.

    Para gerar o script Cgnat recomendo esse do Remontti
    https://cgnat.remontti.com.br/

  4. #4

    Padrão Re: IP publico roteado

    Tbm tenho esse msm senario onde recebi /30 mais um /28 publicos configurei o /30 certinho na chegada do link na interface e coloquei o gateway na rota tudo blz interessante que so fiz os src-nat de cada ip do /28 para cada 31 ip privado local meu tudo ficou top dmais eu achei que tinha que configurar o /28 tbm em outros lugares mais nao precisou isso esta correto????.