+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como entregar IP publico no mikrotik para cliente?

    Galera seguinte,
    Tenho um bloco de IP /28 publico, consigo entregar normalmente aos clientes via PPPoE como a seguir:

    Servidor Principal ==> Cliente A
    Servidor Principal ==> Cliente B
    Servidor Principal ==> Cliente C
    Servidor Principal ==> POP A

    Porém preciso entregar um desses IPs a um cliente q está depois do POP A. Ficando assim:

    Servidor Principal ==> POP A ==> Cliente X

    Como proceder? O POP A ja recebe um IP publico via PPPoE, daí ele tem varios clientes pppoe q se autenticam dentro dele, e um desses clientes tenho q colocar IP publico da faixa /28.

    Alguem da uma luz?!

  2. #2

    Padrão Re: Como entregar IP publico no mikrotik para cliente?

    Boa noite! Há algum tempo percebo que o fórum está morrendo e acredito que deve ser por conta a popularidade de outros meios de comunicações.

    Mas vamos ao que interessa.

    Você autentica tudo no servidor principal ou sua autenticação é no POP?

    Se for a primeira opção, basicamente na aba SECRET DO PPPoE, em local address você define o endereço de ip local do tunel PPPoE e em Remote Address você define o IP PÚBLICO que deseja atribuir ao cliente. Já se a autenticação for no POP você precisa rotear esse IP PÚBLICO até o POP e repetir o procedimento que mencionei anteriormente.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    Boa noite! Há algum tempo percebo que o fórum está morrendo e acredito que deve ser por conta a popularidade de outros meios de comunicações.

    Mas vamos ao que interessa.

    Você autentica tudo no servidor principal ou sua autenticação é no POP?

    Se for a primeira opção, basicamente na aba SECRET DO PPPoE, em local address você define o endereço de ip local do tunel PPPoE e em Remote Address você define o IP PÚBLICO que deseja atribuir ao cliente. Já se a autenticação for no POP você precisa rotear esse IP PÚBLICO até o POP e repetir o procedimento que mencionei anteriormente.
    Como faria esse procedimento?

    Tipo no servidor principal, fiz a rota
    ds-adress 116.149.12.29 gateway 116.149.12.25

    No servidor secundario (POP) que recebo um IP publico via PPPoE (116.149.12.27), criei setei o IP no pppoe do cliente 116.149.12.29 e fiz a rota
    ds-adree 116.149.12.29 gateway 116.149.12.25
    mas nao foi.


    Minha faixa de IP
    116.149.12.25/29

  4. #4

    Padrão Re: Como entregar IP publico no mikrotik para cliente?

    Citação Postado originalmente por leoneoliveira Ver Post
    Como faria esse procedimento?

    Tipo no servidor principal, fiz a rota
    ds-adress 116.149.12.29 gateway 116.149.12.25

    No servidor secundario (POP) que recebo um IP publico via PPPoE (116.149.12.27), criei setei o IP no pppoe do cliente 116.149.12.29 e fiz a rota
    ds-adree 116.149.12.29 gateway 116.149.12.25
    mas nao foi.


    Minha faixa de IP
    116.149.12.25/29
    Bom dia! Acho que a rota que vc fez está com os IP's errados nao? Faz um rabisco da topologia com todos os ips. Eu geralmente faço rotas com ips privados para economizar os públicos