+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Acesso remoto com redundância no Mikrotik

    Tenho o seguinte cenário:

    1 Link dedicado IP fixo x.x.x.x
    1 Link dedicado IP fixo y.y.y.y

    Tenho uma redundância no Mikrotik onde necessito redefinir o gatway nas máquinas toda vez que o link em uso cai, exemplo

    IP 192.168.254.88
    Gatway 192.168.254.240 para conexão usando o link 1
    Gatway 192.168.254.242 para conexão usando o link 2

    Para acesso remoto utilizo o IP fixo para acesso a um servidor após o MK, se o mesmo estiver com o gatway do link 1 o IP x.x.x.x
    Se com gatway do link 2 y.y.y.y

    Minhas dúvidas são as seguintes:
    1 como definir uma regra para que o link da redundância entre automaticamente sem necessidade de alterar o gatway

    2 existe alguma possibilidade do acesso remoto ser feito usando qualquer um dos ip's fixos sem necessidade de alteração toda vez que um dos links cai

    Desde já, agradeço

  2. #2

    Padrão

    Uma opção para a redundancia subir automaticamente é alterando a distancia das duas rotas default. A principal com distancia 1 e redundancia com distancia 2 por exemplo.

    Agora uma duvida: os seus dois links de redundancia vem do memso fornecedor? Independente de qual link esteja usando vai receber sempre o mesmo ip valido?

  3. #3

    Padrão Re: Acesso remoto com redundância no Mikrotik

    Procura "Failover" no mikrotik e vai se informar direitinho. É aquilo mencionou geovaneboth , tem configurar cada link com seus respeitvos gateway porem com distancia 1 para um e distancia 2 para o redundante

  4. #4

    Padrão Re: Acesso remoto com redundância no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por JorgeCiriaco Ver Post
    Uma opção para a redundancia subir automaticamente é alterando a distancia das duas rotas default. A principal com distancia 1 e redundancia com distancia 2 por exemplo.

    Agora uma duvida: os seus dois links de redundancia vem do memso fornecedor? Independente de qual link esteja usando vai receber sempre o mesmo ip valido?
    Os dois links são de fornecedores diferentes e os ops válidos são diferentes