+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Como testar Fonte ATX PCB038 fora da placa mãe?

    Estou com essa fonte atx de modelo estranho, confesso que ainda não vi dessas ainda.
    Gostaria de saber quais os pinos devo usar para efetuar o teste rápido, como fazemos nas de modelo padrão 20+4 pinos. Essa é de 11 pinos.

  2. #2

    Padrão Re: Como testar Fonte ATX PCB038 fora da placa mãe?

    Tem 5V de standby? (Aqueles 5V assim que liga na tomada)

    Se tiver, veja se tem fio branco, liga os 5V standby nele. Nas de 14 e numas 20 pinos é assim (Na maioria dos 20pin é curto no verde, mas uns usam verde pro +5V SB mesmo, sei lá que padrões esse povo inventa).

    Se não tem fio branco, e nenhum fino de cor diferente (Do amarelo, vermelho, preto e laranja) aí complica. O padrão ATX não tem isso, ele no máximo tem aquele conector 10 pinos, mas aquele tem o fio verde pra dar curto. Isso aí deve ser alguma variação de XTX ou ComExpress.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Como testar Fonte ATX PCB038 fora da placa mãe?

    Parece ser mais uma fonte TX e normalmente diz ter 200 W; mas acho que em algumas delas é 12 ou 16 pinos só que com fio duplo em alguns pinos normalmente usados em unidades remotas de empresas ou instituições dos governos.
    Serão "N" unidades cada um consumindo 60 a 100 watts até menos, conectados a um servidor central. Um notebook consome cerca de 65 watts, desktop 180 watts e um servidor básico cerca de 250 watts sem monitor. Questão de gerenciamento no consumo de energia.
    Muitas das pequenas empresas usam os velhos desktops de suas casas( XP, WIn 7 ou 8 ) e usam como servidor, uns e outros já com win 10, mas normalmente LINUX se não forem gratuitas são mais baratas.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Tem 5V de standby? (Aqueles 5V assim que liga na tomada)

    Se tiver, veja se tem fio branco, liga os 5V standby nele. Nas de 14 e numas 20 pinos é assim (Na maioria dos 20pin é curto no verde, mas uns usam verde pro +5V SB mesmo, sei lá que padrões esse povo inventa).

    Se não tem fio branco, e nenhum fino de cor diferente (Do amarelo, vermelho, preto e laranja) aí complica. O padrão ATX não tem isso, ele no máximo tem aquele conector 10 pinos, mas aquele tem o fio verde pra dar curto. Isso aí deve ser alguma variação de XTX ou ComExpress.
    Consegui testar a fonte. Fiz o teste quase que idêntico nas fontes atx normal de 20+4. Coloquei um clipe no primeiro fio verde e outro no fio preto. Funcinou bacana. Mas quando ligo ela na placa mãe nem dar sinal ao pressionar o power. Placa mãe LENOVO IH81M. O que será que essa danada tem?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Parece ser mais uma fonte TX e normalmente diz ter 200 W; mas acho que em algumas delas é 12 ou 16 pinos só que com fio duplo em alguns pinos normalmente usados em unidades remotas de empresas ou instituições dos governos.
    Serão "N" unidades cada um consumindo 60 a 100 watts até menos, conectados a um servidor central. Um notebook consome cerca de 65 watts, desktop 180 watts e um servidor básico cerca de 250 watts sem monitor. Questão de gerenciamento no consumo de energia.
    Muitas das pequenas empresas usam os velhos desktops de suas casas( XP, WIn 7 ou 8 ) e usam como servidor, uns e outros já com win 10, mas normalmente LINUX se não forem gratuitas são mais baratas.
    A fonte consegui testar. Achei que fosse problema nela, mas está na placa mãe o defeito. Estou com ela aqui ainda. Não liga de jeito nenhum.

  6. #6
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Como testar Fonte ATX PCB038 fora da placa mãe?

    Se tratando de FONTE primeira coisa é inspeção visual, abre ela e olha se não tem nem um capacitor estourado, se a placa mãe deu defeito muito provável que a FONTE tenha defeito TBM, pois o filtro da fonte segura a maior parte do RUIDO e quando ele estraga ai passa RUIDO direto pra placa e detona faz os FET's esquentarem e capacitores tbm ai detona tudo. Muitos casos os capacitores da fonte estouram em baixo então se tiver duvidas melhor tirar eles e testar com capacimetro.