+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede não identificada Rb mikrotik!

    Amigos, eu possuo uma Rb wifi apenas para uso doméstico, e sempre funcionou perfeitamente desde que comprei em 2018. Agora, depois que a resetei, a mesma fica acusando rede não identificada. Já foi testada em outro computador também e o problema é o mesmo. Já testei com outro cabo, e já fiz atualização de firmware, e sem exito. Ela dá ping normalmente. Alguém aí tem algum macete para a solução do problema? agradeço!
    Imagens Anexas Imagens Anexas  

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Rede não identificada Rb mikrotik!

    Por acaso atribuiu o IP em seu PC, fixando o IP em seu PC e nomeando o IP o IP em digamos 192.168.1.1 ou algum outro. Famoso rede privilegiado ou IP estático;

  3. #3

    Padrão Re: Rede não identificada Rb mikrotik!

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Por acaso atribuiu o IP em seu PC, fixando o IP em seu PC e nomeando o IP o IP em digamos 192.168.1.1 ou algum outro. Famoso rede privilegiado ou IP estático;
    Sim, e pior que antes desse problema quando eu ligava ela via cabo, pois o winbox só abre se for meio de cabo conectado, ela já apresentava de imediato a nome da marca Mikrotik na lateral direita do notebook, e agora não mais. Agora ela fica apenas indicando "identificando", e não entra. Mas, a gente consegui fazer a configuração dela mesmo assim. De inicio pensei que era problema na minha placa de rede, mas não é, pois já testei um roteador ligado via cabo, e funciona!

  4. #4

    Padrão

    Me parece que não esta com DHCP configurado amigo.

  5. #5

    Padrão Re: Rede não identificada Rb mikrotik!

    Sem DHCP o IP default é 192.168.88.1, simples resolver se fosse isso. Mas sem IP daria pra conectar via mac.

    Mas quando não conecta via mac, e nesse IP dá ping, é firmware corrompido, se for só isso dá pra usar cabo serial pra recuperar, mas as vezes é o CI da rom que tem problemas, setores com defeito, aí dá erro na gravação ou grava normal mas nunca dá boot completo (Não inicializa todas as features, só o bootloader e cia).

    E as vezes o firmware corrompe, ou não dá boot completo, porque a alimentação está suja, com ripple, seja a alimentação da RB (Usa qualquer outra fonte pra testar), ou seja a alimentação do chipset, aí é culpa de capacitor seco com ESR alta, ou mosfet com resistência interna (RDS_on) alterada por calor, aí já exige mais trabalho pro reparo, mas o básico do básico é abrir pra olhar, e pelo menos testar com outra fonte (Medir no multímetro não adianta, ripple não aparece neles).

  6. #6

    Padrão Re: Rede não identificada Rb mikrotik!

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sem DHCP o IP default é 192.168.88.1, simples resolver se fosse isso. Mas sem IP daria pra conectar via mac.

    Mas quando não conecta via mac, e nesse IP dá ping, é firmware corrompido, se for só isso dá pra usar cabo serial pra recuperar, mas as vezes é o CI da rom que tem problemas, setores com defeito, aí dá erro na gravação ou grava normal mas nunca dá boot completo (Não inicializa todas as features, só o bootloader e cia).

    E as vezes o firmware corrompe, ou não dá boot completo, porque a alimentação está suja, com ripple, seja a alimentação da RB (Usa qualquer outra fonte pra testar), ou seja a alimentação do chipset, aí é culpa de capacitor seco com ESR alta, ou mosfet com resistência interna (RDS_on) alterada por calor, aí já exige mais trabalho pro reparo, mas o básico do básico é abrir pra olhar, e pelo menos testar com outra fonte (Medir no multímetro não adianta, ripple não aparece neles).
    Eu a levei em uma oficina de informática, e o técnico falou que só lamentava, mas é firmware corrompido. E depois de eu ver no youtube uma pessoa comentando que depois que fez um reset nesse mesmo aparelho, o mesmo não funciona mais, e nem mesmo aparece o nome da Mikrotik na lateral do computador, e nem entra com o winbox, eu já a quebrei em seguida. Aproveitei só o carregador. Se a Mikrotik fabricasse produto LIXO que nem esse pra vocês donos de provedores, vocês estariam no pau da goiaba!

  7. #7

    Padrão Re: Rede não identificada Rb mikrotik!

    ja recuperei varias mikrotik com nettinstal. Facil, pesquise sobre e vc faz de boa.

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Rede não identificada Rb mikrotik!

    chicao48,
    Sofri com isso em um bullet2, resolvi fazer reset via fonte não funcionou e fiz no bullet2 mesmo. Não consegui entrar em seu firmiware de forma alguma, pegado a troco de dívida e meu mesmo esqueci,,,
    Passado uns 2 anos, resolvi "trabalhar nele" e com fonte de 12 volts, reconheceu o IP estático mas nada de conseguir programar, usei fonte de notebook e prontinho e faz uns 2 ou 3 anos funcionando em casa.
    O que se sucedera, não sei mas ....