Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Repetidor de celular – 2 Yagi ou 1 log periódica no lugar da painel setorial - custo benefício

    Pessoal, postei essa questão em outro tópico, depois percebi que ele era muito antigo, peço desculpas.

    Aprendi no fórum que o melhor para o projeto abaixo é uma painel setorial, mas as que funcionam custam muito caro. Por isso eu ia seguir a sugestão custo benefício do projeto do @sphreak no post abaixo.

    A diferença é que comprei um repetidor de 3w e não de 2w: https://produto.mercadolivre.com.br/...2-3790fd8117e4 (não sei se é bom, mas estava em promoção, agora aumentou muito).

    Minha primeira dúvida: uso as duas yagi do projeto do @sphreak abaixo ou essa antena log-periódica: https://www.bitelectronics.com.br/te...-1710-2600-mhz . Pois o custo mais o frete das duas Yagi mais cabos, divisor e conectores será o mesmo de comprar uma antena dessa. Inicialmente estava pensando em usar apenas uma Yagi 14dBi Aquario CF 814 para fazer os testes, depois comprar a segunda se necessário, ou até uma terceira, quando encontrei essa log periódica da bit electronics e fiz as contas de quanto ia gastar. Até pensei que as duas ou três Yagi me dariam mais flexibilidade nos ajustes, mas estou na dúvida.

    Se tiver alguma outra opção agradeço sugestões. Pretendo cobrir uma área de 100m X 100m que estará a 400 metros de distância horizontal da antena Cliente e abaixo dela cerca de 80 m (é um buraco entre vários morros que não pega sinal nenhum, mas no alto de um dos morros consigo 80db).

    A antena cliente, seguindo mais ou menos o projeto abaixo, estará a 30 metros de distância horizontal e a 10 metros de desnível de altura abaixo da antena doadora, com o repetidor a 15 metros de distância horizontal das antenas e cerca de 5m de desnível de altura – usarei a inclinação do morro para obter essa diferença com a antena doadora no topo do morro.

    Minha última dúvida: para instalar as antenas vou usar três mourões de cerca de madeira de 2 metros de altura (um para cada antena) e aproveitar a inclinação do terreno para a diferença de 10 metros de altura entre a antena doadora e as duas antenas clientes. Eu Posso fazer isso?

    Agradeço a ajuda de todos.


    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Entendi amigo. A intenção é tentar distribuir sinal para toda a área. Neste caso prepare-se pois o investimento $$$ é relativamente alto e depende de alguma técnica.

    O que você precisa aí é de um repetidor de alto ganho e com uma saída de potência razoável. Por enquanto não se atenha ao ganho do repetidor, ele é importante mas como a finalidade é ampliar o sinal em uma grande área, há a necessidade de um repetidor que consiga "empurrar" esse sinal mais longe, ou seja, que tenha um potência de transmissão maior.

    Vamos a alguns detalhes:

    1º - Quanto maior a área, mais potente deverá ser o repetidor
    2º - Quanto mais potente o repetidor, maior deverá ser o isolamento entre antena receptora/repetidor/antena doadora
    3º - Utilizar equipamentos adequados (isso sai $$)

    Então quais equipamentos eu utilizaria:

    1 repetidor 900mhz 2watts (R$ 2000,00 no ML) Não é essas porcarias da Aquário é da BIT... Percebeu que não mencionei o ganho??? Esse repetidor tem um ganho de 80dB... mas o que precisamos é a potência de saída. O ganho do repetidor tem mais a ver com a capacidade de amplificar o sinal de entrada... Quanto menor o ganho do repetidor, melhor terá de ser o sinal de entrada!
    2 cabos RGC213 15mts cada (R$ 180,00 cada no ML)
    1 antena Yagi 20dBi Aquario CF 920 ( R$ 160,00 no ML)
    1 divisor NxN femea
    2 cabos RGC213 2mts (R$ 50,00 cada no ML)
    2 antenas Yagi 14dBi Aquario CF 814 ( R$ 60,00 cada no ML) Pra usar no lugar de painel... esses painéis de 8dBi e 12 dBi achados por aí (Telefaiver) é porcaria...

    Nessa brincadeira a conta está em quase 3 pila sem tua mão de obra... E sem alguns detalhes como, caixa hermética, instalação elétrica, etc


    Anexo 66252
    Esse modelo do desenho (sou péssimo no paint ) é um esquema muitíssimo básico do que eu faria. Mas isso aí tem ajustes finos, instalação de antena doadora em polarização horizontal para melhorar a isolação. Se fosse só na casa por exemplo não daria 1/3 do trabalho que um projeto desse porte dá.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         repetidora.jpg
Visualizações:	117
Tamanho: 	129,1 KB
ID:      	70386  

  2. #2

    Padrão

    Você precisa de vários celulares pegando rede celular pra funcionar ao mesmo tempo?

    Só o wifi não te atenderia?

    Será que um aplimax não resolveria seu problema, pra 18km na chácara dos meus pais resolveu e tenho internet estável a 5mb e ligações sem nenhum chiado. Mas era apenas pra casa dos meus pais (2 telefones sem fio, 1 tronco e wifi pra whatsapp)

    Usei o aplimax, 1 roteador wifi simples e 1 Ts3113 Base + 2 Ramais Intelbras.

  3. #3

    Padrão

    Obrigado pela resposta @wilcox. Eu já comprei o repetidor de celular e agora tudo está muito caro. Antes eu cheguei a analisar a opção do Amplimax, mas optei pelo repetidor pois quero atender uma área mais ampla, com vários celulares em uso simultâneo em uma área que fica a 400 metros do local onde eu tenho sinal.

  4. #4

    Padrão Re: Repetidor de celular – 2 Yagi ou 1 log periódica no lugar da painel setorial - custo benefício

    Citação Postado originalmente por A1910 Ver Post
    Obrigado pela resposta @wilcox. Eu já comprei o repetidor de celular e agora tudo está muito caro. Antes eu cheguei a analisar a opção do Amplimax, mas optei pelo repetidor pois quero atender uma área mais ampla, com vários celulares em uso simultâneo em uma área que fica a 400 metros do local onde eu tenho sinal.
    Você já comprou esse repetidor que tá no link que você postou aqui, é isso?

  5. #5

    Padrão

    Sim @chicao48, não foi desse vendedor, mas é igual. Você conhece o aparelho, ele é bom? Já testei ele na propriedade e funcionou. Para o teste segurei a antena doadora com a mão mesmo e usei como cliente uma antena omnidirecional que eu tinha. O problema agora é a antena cliente para o sinal chegar onde eu preciso para montar o projeto completo: colocar os mourões de cerca para prender as antenas, enterrar os cabos... Para isso eu preciso decidir qual antena usar como cliente.

  6. #6

    Padrão Re: Repetidor de celular – 2 Yagi ou 1 log periódica no lugar da painel setorial - custo benefício

    Citação Postado originalmente por A1910 Ver Post
    Sim @chicao48, não foi desse vendedor, mas é igual. Você conhece o aparelho, ele é bom? Já testei ele na propriedade e funcionou. Para o teste segurei a antena doadora com a mão mesmo e usei como cliente uma antena omnidirecional que eu tinha. O problema agora é a antena cliente para o sinal chegar onde eu preciso para montar o projeto completo: colocar os mourões de cerca para prender as antenas, enterrar os cabos... Para isso eu preciso decidir qual antena usar como cliente.
    Essa antena da bits como doadora a única vantagem é que ela cobre todas as frequencias, e que não é o seu caso. Repetidores chineses nunca entregam potencia de saida que prometem. Vamos supor que ele entregue na saida, 30dBm. Voce bota uma yagi de 850mhz, 20dbi de ganho como doadora. 20dbi + 30dBm=50dBm de potencia na transmissão doadora. Voce bota ela na posiçao horizontal. Lembrando que não pode haver arvores no trajeto entre a antena doadora e as residencias, e nem morros tambem, senão irá obstruir a passagem de sinal. Há de ver também se essa yagi chega nas residencias com abertura suficiente para cobrir horizontalmente toda essa área que voce quer cobrir, pois isso é trabalho para uma antena painel profissional de pelo menos 65 graus de abertura!

  7. #7

    Padrão

    Obrigado @chicao48.

    Você sabe se o grau de abertura da log periódica é maior ou menor do que o da Yagi com o mesmo ganho?

    Pelo que eu li, sobre a Yagi, quando menor o ganho maior o grau de abertura, a de 14db teria 30 graus, por isso achei muito boa a ideia do @sphreak de usar duas Yagi de 14db, dá quase os mesmo 65 graus por 1/4 do investimento.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Há de ver também se essa yagi chega nas residencias com abertura suficiente para cobrir horizontalmente toda essa área que voce quer cobrir, pois isso é trabalho para uma antena painel profissional de pelo menos 65 graus de abertura!

  8. #8

    Padrão Re: Repetidor de celular – 2 Yagi ou 1 log periódica no lugar da painel setorial - custo benefício

    Citação Postado originalmente por A1910 Ver Post
    Obrigado @chicao48.

    Você sabe se o grau de abertura da log periódica é maior ou menor do que o da Yagi com o mesmo ganho?

    Pelo que eu li, sobre a Yagi, quando menor o ganho maior o grau de abertura, a de 14db teria 30 graus, por isso achei muito boa a ideia do @sphreak de usar duas Yagi de 14db, dá quase os mesmo 65 graus por 1/4 do investimento.
    Ficarei lhe devendo essa informação!

  9. #9

    Padrão Re: Repetidor de celular – 2 Yagi ou 1 log periódica no lugar da painel setorial - custo benefício

    @A1910Creio que dará certo, pois um angulo de 30 graus no inicio do percurso a tendencia é se abrir ao longo do percurso. Sinal de ondas eletromagnéticas funcionam como um foco de uma lanterna, o foco se abre como um leque. Creio que apenas uma antena será suficiente. Agora, tem que ter cuidado com a dona ANATEL, pois uma potencia dessa é muito alta, dependendo da distancia da operadora, e a altura da antena doadora do repetidor, isso pode causar interferencia no sinal das operadoras, aí voce vai tá no sal com a ANATEL!

  10. #10

    Padrão

    Obrigado @chicao48.

    Estou no interior do ES, 250km da capital e 20km da sede do município. A torre que eu vou captar está a 20km em linha reta da propriedade. Há uma torre a cerca de 5km, mas está atrás de montanhas muito elevadas.

    Acredito que meu sinal só vai chegar até a 400m, que é a base da próxima montanha para onde a antena estará apontada, que é onde fica a casa e algumas áreas da propriedade. Não sei se o sinal refletido pode ir muito longe com 3w do repetidor, mas por dentro da montanha ele não vai passar, são uns 500m de altura e de diâmetro. O terreno que quero cobrir está a 130 metros de altitude, logo depois a cota de altura sobe para 150 m e vai subindo, a antena vai ficar em um morro apontada para baixo na direção da área.

    Você tem conhecimento sobre muita gente que teve problema com Anatel em condições parecidas?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Agora, tem que ter cuidado com a dona ANATEL, pois uma potencia dessa é muito alta, dependendo da distancia da operadora, e a altura da antena doadora do repetidor, isso pode causar interferencia no sinal das operadoras, aí voce vai tá no sal com a ANATEL!

  11. #11

    Padrão Re: Repetidor de celular – 2 Yagi ou 1 log periódica no lugar da painel setorial - custo benefício

    Citação Postado originalmente por A1910 Ver Post
    Obrigado @chicao48.

    Estou no interior do ES, 250km da capital e 20km da sede do município. A torre que eu vou captar está a 20km em linha reta da propriedade. Há uma torre a cerca de 5km, mas está atrás de montanhas muito elevadas.

    Acredito que meu sinal só vai chegar até a 400m, que é a base da próxima montanha para onde a antena estará apontada, que é onde fica a casa e algumas áreas da propriedade. Não sei se o sinal refletido pode ir muito longe com 3w do repetidor, mas por dentro da montanha ele não vai passar, são uns 500m de altura e de diâmetro. O terreno que quero cobrir está a 130 metros de altitude, logo depois a cota de altura sobe para 150 m e vai subindo, a antena vai ficar em um morro apontada para baixo na direção da área.

    Você tem conhecimento sobre muita gente que teve problema com Anatel em condições parecidas?
    Tempos atrás eu postei neste forum uma materia da internet onde uma pessoa teve o seu repetidor da Aquário de uso doméstico apreendido pela ANATEL, devido instalação errada e que tava causando interferência no sinal das torres, e o mesmo recebeu também uma multa de 400 reais. Outra matéria, no interior da Bahia o pessoal instalou repetidores de alta potência em cima de morros e em torres estaidas. Eram 3 povoados circunvizinhos com distâncias de 40 km entre eles. O sinal de uma torre tava causando interferência no sinal da Vivo, e a dona ANATEL entrou em campo fez uma análise de espectro, e descobriu qual delas tava causando interferência. A ANATEL apreendeu os equipamentos das 3 repetidoras!

  12. #12

    Padrão

    Obrigado @chicao48.

    Analisando as situações entendo que é um risco aceitável para mim.

  13. #13

    Padrão Re: Repetidor de celular – 2 Yagi ou 1 log periódica no lugar da painel setorial - custo benefício

    @A1910Quando você montar o seu projeto, você dá retorno aqui no fórum, para dizer como ficou!

  14. #14

    Padrão Re: Repetidor de celular – 2 Yagi ou 1 log periódica no lugar da painel setorial - custo benefício

    Citação Postado originalmente por A1910 Ver Post
    Obrigado @chicao48.

    Estou no interior do ES, 250km da capital e 20km da sede do município. A torre que eu vou captar está a 20km em linha reta da propriedade. Há uma torre a cerca de 5km, mas está atrás de montanhas muito elevadas.

    Acredito que meu sinal só vai chegar até a 400m, que é a base da próxima montanha para onde a antena estará apontada, que é onde fica a casa e algumas áreas da propriedade. Não sei se o sinal refletido pode ir muito longe com 3w do repetidor, mas por dentro da montanha ele não vai passar, são uns 500m de altura e de diâmetro. O terreno que quero cobrir está a 130 metros de altitude, logo depois a cota de altura sobe para 150 m e vai subindo, a antena vai ficar em um morro apontada para baixo na direção da área.

    Você tem conhecimento sobre muita gente que teve problema com Anatel em condições parecidas?
    Boa tarde . Desculpe a demora em responder.

    Então. Com relação as antenas, eu utilizo Yagi de baixo ganho (pois tem abertura maior). o detalhe é que meus projetos são para atender clientes que também possuem antenas direcionais em suas casas. Se for para atender diretamente para usuário de celular eu recomendo o painel. Não pelo ganho mas pela maior possibilidade de sinal entrante ser em ângulo errático (não direcional).

    Quanto a tal antena "log períodica" é a mesma coisa que Yagi. A antena você deve se ater ao detalhe da frequência para qual ela foi cortada. Pelo que entendi você tem um repetidor de 850Mhz e essa antena "log periódica" é 1800Mhz. Salada. Vai furar teu projeto.

    Manter os equipamentos dentro da frequência de operação (de ponta a ponta) é fundamental. Começar a misturar antena de corte exato, como por exemplo essa de 850Mhz, com antena faixa larga, quadriband, dual band, etc etc é receita para o fracasso.

    Pra esse repetidor aí você deve usar um painel bom. Como esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/...9-7c24c4212128

    Fuja dos azuis "Telefaiver" como o diabo foge da cruz.

    Outro ponto e acho que o mais fundamental de todos, principalmente com um repetidor de alto ganho como esse de 3Watts, é o fator realimentação do sistema.

    Imagine um sistema repetidor como um equipamento de som de altíssima potência instalado para um show musical, onde o microfone é a antena que recebe o sinal da torre e as caixas de som as antenas que jogam sinal para os clientes. Sabe aquele efeito da chamada "microfonia"? Aquele ruído horrível? Então. Com repetidor ocorre o mesmo, só que em frequência de celular não audível. Essa interferência é chamada de realimentação do sistema, onde as antenas clientes jogam sinal de volta para a antena que capta o sinal da torre.
    Isso pode até desligar uma torre de celular. E é aí que a Anatel entra multando e apreendendo equipamentos.

    O fundamental no projeto é:

    - Nunca projete seu sistema de maneira que as antenas de entrada e saída fiquem apontadas na mesma direção. Elas devem sempre, sempre, sempre ser montadas em direções opostas (uma de costas para as outras).

    -Seu projeto deve ter altura suficiente para que a antena receptora fique mais alta, pelo menos 10 metros do repetidor e as antenas de saída 10 metros mais baixas que o repetidor. Isso porque o distanciamento em altura evita esse efeito de realimentação do sistema. Já o distanciamento horizontal é pouco ou totalmente ineficaz.
    Uma dica é montar o sistema na encosta de um morro. O declive ajuda a obter essa separação em altura.
    Outra dica é utilizar o painel setorial de saída na polarização horizontal, ou se for utilizar antena yagi, girar ela para a posição horizontal. Ajuda a minimizar o efeito.



    Quanto a Anatel, ela só irá atrás de você se houver denúncia. Essas denúncias na maior parte das vezes partem da própria operadora de celular (principalmente da Claro). Isso se deve invariavelmente pelo repetidor estar causando interferência na torre, que por sua vez é causado por erro no projeto, principalmente erro quanto a eliminação do efeito de realimentação no sistema (separação dos componentes em altura).
    Essa realimentação causa ruídos nas ligações, matam a transmissão de dados e podem até deixar uma torre inoperante.


    Espero poder ajudar mais.

    Vá postando suas dúvidas aqui, que respondo assim que puder.

  15. #15

    Padrão

    Obrigado pela ajuda e pelo projeto @sphreak,

    1) Comprei as Yagis antes de ler sua mensagem. Estou sem recursos para comprar a painel agora, tem alguma sugestão para eu usar as Yagi "para atender diretamente para usuário de celular". Por exemplo, posso colocar 4 Yagi.

    2) No seu projeto você coloca duas Yagi para saída, posso colocar as duas no mesmo poste, uma acima da outra com ângulos diferentes ou é melhor ter separação entre elas em dois postes? Se for qual seria essa separação?

    3) A antena cliente estará a 30 metros de distância horizontal e a 10 metros de desnível de altura abaixo da antena doadora. Para instalar as antenas vou usar mourões de cerca de madeira de 2 metros de altura (um para cada antena) e aproveitar a inclinação do terreno para a diferença de 10 metros de altura entre a antena doadora e as duas antenas clientes. Eu Posso fazer isso?

    4) Pelo que escreveu terei problema com a posição das antenas. A doadora estará apontada para a mesma direção que a cliente. Uma ficaria apontada para frente e a outra estaria apontada para baixo, para a casa, 90 metros abaixo de altura e 400 metros de distância. A doadora estará a 230 metros de altura, no alto de um morro, de frente para a torre que está a 20km de distância entre essa antena e a torre há um morro de 220m. Não consegui um jeito de instalar em outro lugar. O que posso fazer para evitar o problema da realimentação?

    Agradeço muito a ajuda.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    ... Vá postando suas dúvidas aqui, que respondo assim que puder.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por A1910 Ver Post
    Comprei as Yagis antes de ler sua mensagem. Estou sem recursos para comprar a painel agora, tem alguma sugestão para eu usar as Yagi "para atender diretamente para usuário de celular". Por exemplo, posso colocar 4 Yagi.
    Na verdade o problema das Yagis para atender diretamente celulares é a baixa sensibilidade dela. O refletor atrás do dipolo é uma haste simples, enquanto em um painel setorial é uma chapa. O que melhora a captação do sinal entrante.

    Ao meu ver o acréscimo de antenas não iria influenciar muito nesse quesito.


    Citação Postado originalmente por A1910 Ver Post
    2) No seu projeto você coloca duas Yagi para saída, posso colocar as duas no mesmo poste, uma acima da outra com ângulos diferentes ou é melhor ter separação entre elas em dois postes? Se for qual seria essa separação?
    Pode sim. Na verdade as antenas de saída não precisam de separação entre elas. Podem, inclusive, ficar na mesma trave. O acréscimo de antenas serve para aumentar a cobertura e direção do sinal.

    Citação Postado originalmente por A1910 Ver Post
    A antena cliente estará a 30 metros de distância horizontal e a 10 metros de desnível de altura abaixo da antena doadora. Para instalar as antenas vou usar mourões de cerca de madeira de 2 metros de altura (um para cada antena) e aproveitar a inclinação do terreno para a diferença de 10 metros de altura entre a antena doadora e as duas antenas clientes. Eu Posso fazer isso?

    Pelo que escreveu terei problema com a posição das antenas. A doadora estará apontada para a mesma direção que a cliente. Uma ficaria apontada para frente e a outra estaria apontada para baixo, para a casa, 90 metros abaixo de altura e 400 metros de distância. A doadora estará a 230 metros de altura, no alto de um morro, de frente para a torre que está a 20km de distância entre essa antena e a torre há um morro de 220m. Não consegui um jeito de instalar em outro lugar. O que posso fazer para evitar o problema da realimentação?
    Aí é que está o detalhe. Acho que você terá muitos problemas aqui.

    A separação utilizando o declive é inclusive aconselhável. Mas por experiência própria em campo e com um repetidor de potência tão alta, essa separação horizontal de 30 metros é nula. Principalmente porque as antenas estarão na mesma direção.
    Os lóbulos de sinal irradiados pelas antenas vai com toda certeza atingir antena receptora e emissora, vice versa.


    O modo correto de instalação seria assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imgg.jpg
Visualizações:	125
Tamanho: 	57,1 KB
ID:      	70390

    O que possivelmente poderia ser feito é aumentar as distâncias entre a antena receptora e o repetidor, utilizando 20 metros de cabo RGC213. Tentar deslocar a instalação na diagonal e procurar tentar ocultar as antenas emissoras da "visão" da antena receptora.
    Colocar atrás de um barranco, árvore, etc... Qualquer obstáculo físico que ajude a ocultar as antenas umas das outras.

  17. #17

    Padrão

    Prezado @sphreak, muito obrigado.

    Como o problema da realimentação, se eu abrir mão da visada direta para a torre tenho uma opção que me permite apontar uma antena 90º em relação à outra:

    - Uma antena a 140m de altura apontada para o topo de uma pedra que está a 1,5km e tem 220 metros de altura, a torre está a cerca de 18km dessa pedra. Conferi no site da https://link.ui.com/# e essa é a única elevação que efetivamente impede a visada da torre. Nesse local com a antena tenho um sinal muito bom, mesmo sem visada. Dúvidas:

    1) Uma antena estará direcionada uns 90º da outra e deslocada na diagonal. Vale a pena perder a visada para obter esses 90º?

    2) Haverá uma distância menor, 250m, entre a antena e a casa. Essa redução de 150m permitirá que a Yagi receba o sinal do celular ou não fará diferença?

    3) Onde essa antena ficaria apontada para a torre há uma antena com um desses repetidores chineses pequeninos internos de uma casa. Há problema eu colocar as duas antenas juntas na mesma haste?

    Novamente muito obrigado.


    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Aí é que está o detalhe. Acho que você terá muitos problemas aqui.

    A separação utilizando o declive é inclusive aconselhável. Mas por experiência própria em campo e com um repetidor de potência tão alta, essa separação horizontal de 30 metros é nula. Principalmente porque as antenas estarão na mesma direção.
    Os lóbulos de sinal irradiados pelas antenas vai com toda certeza atingir antena receptora e emissora, vice versa.

  18. #18

    Padrão Re: Repetidor de celular – 2 Yagi ou 1 log periódica no lugar da painel setorial - custo benefício

    O problema é que nos dias atuais tá tudo muito caro. Mas, se fosse eu cortava uma yagi e deixava só o irridiante, o refletor e dois diretores, e adaptaria na posição horizontal numa parabólica de chapa de 1,50m e botava pra transmitir o sinal lá para as residências. Uma antena de chapa facilitaria no isolamento desse sinal, pois com o sinal potente desse, para conseguir o isolamento dessas antenas yagi sem que estejam escondidas por trás de morros fica muito complicado. Creio que o sinal sendo transmitido por uma antena de chapa, o ângulo de abertura será indentico a uma antena painel!

  19. #19

    Padrão

    Obrigado @chicao48 mas me faltam habilidades para realizar isso.

    Eu segui o link que o @sphreak postou de uma antena nova e procurei uma parecida usada, encontrei essa antena PAINEL SETORIAL 850/900MHZ 17 DBI USADA https://produto.mercadolivre.com.br/...mhz-17-dbi-_JM o preço ainda está salgado mas posso negociar.

    Antenas desse tipo usadas é algo problemático ou é algo simples, durável que não tem muito o que dar defeito?

    Obrigado.



    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Mas, se fosse eu cortava uma yagi e deixava só o irridiante, o refletor e dois diretores, e adaptaria na posição horizontal numa parabólica de chapa de 1,50m [...]

  20. #20

    Padrão Re: Repetidor de celular – 2 Yagi ou 1 log periódica no lugar da painel setorial - custo benefício

    @A1910 Muito dificil se prever o tempo de vida útil restante de um aparelho já usado. Lembrando que o mercado livre lhe dá um prazo de 7 dias para a devolução do produto, caso apresente defeito a partir da data de recebimento. Lembrando também que essa antena tem conector DIN, e voce já pede o envio de um adaptador DIN para N junto com a antena, pois, esse adaptador é muito difícil de encontrar. Se encontrar no mercado livre, somando o preço com o frete, sai pelo valor de um rim novo. Aí só no Aliexpress, mesmo!