Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Obrigado @chicao48
    Eles vendem o adaptador DIN para N junto com a antena por mais 50,00, mas não me sinto seguro para comprar algo usado sobre o qual eu não tenho conhecimento em relação a possíveis problemas e a durabilidade.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    já pede o envio de um adaptador DIN para N junto com a antena
    Última edição por A1910; 21-04-2021 às 00:14.

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por A1910 Ver Post
    Prezado @sphreak, muito obrigado.

    Como o problema da realimentação, se eu abrir mão da visada direta para a torre tenho uma opção que me permite apontar uma antena 90º em relação à outra:

    - Uma antena a 140m de altura apontada para o topo de uma pedra que está a 1,5km e tem 220 metros de altura, a torre está a cerca de 18km dessa pedra. Conferi no site da https://link.ui.com/# e essa é a única elevação que efetivamente impede a visada da torre. Nesse local com a antena tenho um sinal muito bom, mesmo sem visada. Dúvidas:

    1) Uma antena estará direcionada uns 90º da outra e deslocada na diagonal. Vale a pena perder a visada para obter esses 90º?

    2) Haverá uma distância menor, 250m, entre a antena e a casa. Essa redução de 150m permitirá que a Yagi receba o sinal do celular ou não fará diferença?

    3) Onde essa antena ficaria apontada para a torre há uma antena com um desses repetidores chineses pequeninos internos de uma casa. Há problema eu colocar as duas antenas juntas na mesma haste?

    Novamente muito obrigado.
    Então. Com relação a visada, em 900/850/700Mhz, não tem muita relevância. Inclusive o apontamento de antenas nessas frequências nunca é na direção da torre. Pode coincidir. Mas o apontamento é na direção de melhor sinal.

    Quanto ao deslocamento para 90º ajuda bastante. Lembrando que a separação vertical ainda é necessária.

    A diminuição de distância entre as casas e as antenas é benéfico, pois o sinal irá aumentar e as chances de penetração do sinal no interior das edificações é maior.

    Citação Postado originalmente por A1910 Ver Post
    Onde essa antena ficaria apontada para a torre há uma antena com um desses repetidores chineses pequeninos internos de uma casa. Há problema eu colocar as duas antenas juntas na mesma haste?
    Vou te dizer que eu nunca experimentei fazer uma instalação assim. O que eu sei é que uma antena receptora nunca pode ficar apontada para uma antena transmissora de outro repetidor. Simplesmente não vai funcionar.

    Neste caso o pior que pode acontecer é o repetidor de maior potência injetar sinal no menor e tudo parar de funcionar. Seria testar pra ver.

  3. #23

    Padrão

    Obrigado @sphreak,

    Encontrei essa painel setorial usada vendida pela Amplicell: https://produto.mercadolivre.com.br/...mhz-17-dbi-_JM

    1) Eu posso colocá-la onde ficaria a Yagi (90º e 10 metros de altura da outra Yagi em um mourão de cerca a 2 metros de altura no morro)?

    2) Sabe se comprar antena usada é algo muito problemático?


    Novamente obrigado.


    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Quanto ao deslocamento para 90º ajuda bastante. Lembrando que a separação vertical ainda é necessária.
    Última edição por A1910; 22-04-2021 às 12:01.

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    O problema é que nos dias atuais tá tudo muito caro. Mas, se fosse eu cortava uma yagi e deixava só o irridiante, o refletor e dois diretores, e adaptaria na posição horizontal numa parabólica de chapa de 1,50m e botava pra transmitir o sinal lá para as residências. Uma antena de chapa facilitaria no isolamento desse sinal, pois com o sinal potente desse, para conseguir o isolamento dessas antenas yagi sem que estejam escondidas por trás de morros fica muito complicado. Creio que o sinal sendo transmitido por uma antena de chapa, o ângulo de abertura será indentico a uma antena painel!
    @A1910 Podemos ver nessa imagem que, como mencionei a respeito do dipolo adaptado na antena de chapa, o dipolo dá uma abertura de feixe de 70º, e quando se acrescenta os demais diretores, o angulo do feixe de irradiação vai se fechando chegando a até 25º.






    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DIPOLO..png
Visualizações:	110
Tamanho: 	264,9 KB
ID:      	70398

  5. #25

    Padrão Re: Repetidor de celular – 2 Yagi ou 1 log periódica no lugar da painel setorial - custo benefício

    Interessante @chicao48,

    A questão do ângulo para a antena enviar o sinal realmente fica resolvida, mas continua o principal problema que o @sphreak mencionou: só a antena painel setorial consegue captar bem o sinal enviado de longe e de dentro da casa do aparelho celular, esse sinal é muito fraco e sem direção. O celular vai receber o sinal da antena, mas vai ter dificuldade que o sinal dele seja recebido por ela.

    De qualquer maneira, como eu já tinha comprado as Yagi, no final do mês vou montar o projeto com elas e ver como vai ficar.


    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    @A1910 Podemos ver nessa imagem que, como mencionei a respeito do dipolo adaptado na antena de chapa, o dipolo dá uma abertura de feixe de 70º, e quando se acrescenta os demais diretores, o angulo do feixe de irradiação vai se fechando chegando a até 25º.

  6. #26

    Padrão Re: Repetidor de celular – 2 Yagi ou 1 log periódica no lugar da painel setorial - custo benefício

    Citação Postado originalmente por A1910 Ver Post
    Interessante @chicao48,

    A questão do ângulo para a antena enviar o sinal realmente fica resolvida, mas continua o principal problema que o @sphreak mencionou: só a antena painel setorial consegue captar bem o sinal enviado de longe e de dentro da casa do aparelho celular, esse sinal é muito fraco e sem direção. O celular vai receber o sinal da antena, mas vai ter dificuldade que o sinal dele seja recebido por ela.

    De qualquer maneira, como eu já tinha comprado as Yagi, no final do mês vou montar o projeto com elas e ver como vai ficar.
    @A1910Tanto a antena painel, quanto o dipolo adaptado na antena parabólica de chapa, o sinal do repetidor se reflete na chapa metálica da antena e impulsiona para frente, fortalecendo a recepção e o retorno de sinal dos celulares conectados no sinal do repetidor. Essa chapa metálica não deixa vazar sinal por trás da antena painel e nem da parabólica de chapa!

  7. #27

    Padrão Re: Repetidor de celular – 2 Yagi ou 1 log periódica no lugar da painel setorial - custo benefício

    Entendi @chicao48, o problema para mim é arrumar uma parabólica com 1,5 metros como você sugeriu antes. O que eu tenho lá é uma tela de Inox fina, que deve ter 1x1 metro que eu poderia colocar por trás da antena. Mas penso que isso não ajudaria.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    @A1910Tanto a antena painel, quanto o dipolo adaptado na antena parabólica de chapa, o sinal do repetidor se reflete na chapa metálica da antena e impulsiona para frente, fortalecendo a recepção e o retorno de sinal dos celulares conectados no sinal do repetidor. Essa chapa metálica não deixa vazar sinal por trás da antena painel e nem da parabólica de chapa!

  8. #28