Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    Dentro da caixa hermética eu fiz isso. Do fio Fe80 que chegou lá eu puxei 4 pernas e fiz 2 tomadas fêmeas.

    Essa tomadas tem algum modo correto de fazer?

    Tô achando que não vai ter jeito mesmo. Acho que foi dinheiro jogado fora.




    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    @Sodre Você puxa outro ramal e coloca outra tomada de maneira que os aparelhos fiquem ligados em tomadas independentes pra ver se resolve!

  2. #22

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por Sodre Ver Post
    Dentro da caixa hermética eu fiz isso. Do fio Fe80 que chegou lá eu puxei 4 pernas e fiz 2 tomadas fêmeas.

    Essa tomadas tem algum modo correto de fazer?

    Tô achando que não vai ter jeito mesmo. Acho que foi dinheiro jogado fora.
    @Sodre Essas tomadas estão montadas certas, pois do contrário queimava os aparelhos ou o disjuntor desarmava a rede lá na residência!

  3. #23
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    Sodre, bom dia.
    Onde instalei usei as duas tomadas tipo ABNT com aterramento e cabo triflex de alumínio 25 mm² por que tem uma residência no local; sincronização foi feito em apenas uma das fases; precisei de corrigir "emendas" por que se ligar o microondas caía para 90 volts, agora com chuveiro de 5500 W cai para 112 volts no horário de pico.
    Acredito que se fizer um aterramento para Neutro no último poste resolva o problema; na telefonia comutada( Oi fixo, telefônica/vivo) faz muita diferença na qualidade de áudio, até na redução da queima dos equipamentos( preju para mim kkkkk) e basta um haste e ter 2, 3 ou 10 não fará diferença nenhuma, no caso Cemig pode piorar por que ela transporta linha primária com Neutro.
    Jamais trasnsporto rede elétrica com fio FE superior a 20 metros, se fosse bom todas as casas usariam ele pelo menos para lâmpadas além de ter uma baixa isolação.

  4. #24

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    @Sodre Essas tomadas estão montadas certas, pois do contrário queimava os aparelhos ou o disjuntor desarmava a rede lá na residência!
    @Sodre O meu roteador é antigo de apenas uma antena, e apesar de eu ter botado ele preso no caibro na parte mais alta da casa, o sinal chega muito pouco em algumas partes do quintal, fazendo com que o YouTube fique travando. Comprei um roteador da Mercusys com função de WDS. Ativei o WDS dele, e quando estou fazendo algum serviço no quintal, ligo ele numa extensão elétrica, e ele repete o sinal da rede do roteador principal. Talvez você botando o roteador dentro da caixa hermética e botando ela bem alto de maneira que tenha visada para a residência, e o sinal do roteador alcançe lá dentro da residência, e você fazendo uma rede em WDS para repetir o sinal do roteador central dentro da residência com outro roteador, dê certo. Só não vou lhe garantir a eficiência quanto ao uso contínuo, devido mudanças climáticas que podem atrapalhar a chegada de sinal do roteador central lá dentro da residência!

  5. #25
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    chicao48 atualmente uso um greatek 2500N para autenticar e rotear nas 4 portas LAN e wireless queimado; como wi-fi no comercio e onde estou na maior parte do tempo uso um nano m5 e em casa um bullet2 apenas para meu vizinho.
    Em uma fazenda, instalei um bullet m2 com antena de 18 dBi mas se chegou a 5 foi muito rsrsrs em uma torre com 8 metros; no meu celular( Motorola one hyper) foi 350 metros o mesmo com I-Phone e nos celulares com android 9, já aqueles com menos recursos chegou a 400 metros. Testei com antena de 5 dBi homologada mesma coisa e como para o morador antena grande é melhor, nem vou discutir.

    Repetir sinal de celular ou de wi-fi, usar fio FE para transporte de rede elétrica, antena de uma única faixa de corte e tomada antigas não conte comigo a menos que seja de inteira responsabilidade do cliente.

  6. #26

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por Sodre Ver Post
    Dentro da caixa hermética eu fiz isso. Do fio Fe80 que chegou lá eu puxei 4 pernas e fiz 2 tomadas fêmeas.

    Essa tomadas tem algum modo correto de fazer?

    Tô achando que não vai ter jeito mesmo. Acho que foi dinheiro jogado fora.

    Tente fazer 2 coisas:

    A primeira é soldar o fio de cobre das tomadas no fio FE80. A conexão comum que a gente faz "enrolando" um fio no outro é meio ruim no FE80. A solda garante uma união 100%

    Outra coisa é trocar a fonte do Amplimax (que é de 24V) por uma de 12V de boa qualidade (tem que ser 12V 2A no mínimo. Não use fonte com saída na casa dos mA). Como o Amplimax tá perto da fonte a perda é praticamente 0. Ele trabalha de 9V a 24V vai funcionar do boa.

    Eu particularmente acho a fonte 24V da Elsys meio porca. Ela pode estar causando algum ruído na rede elétrica.

  7. #27

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    fala, sphreak!

    amanhã cedo voltarei na roça e vou testar isso que vc me falou. Espero que dê certo!

    Uma coisa que está me intrigando é que quando eu ligo somente o powerline sincroniza instantâneo....se eu ligo a fonte do Amplimax + powerline não sincroniza.

    Se eu ligo só o powerline espero ele sincronizar e depois ligo a fonte do Amplimax o powerline perde o sincronismo.

    Isso que tá complicando

    valeu!

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Tente fazer 2 coisas:

    A primeira é soldar o fio de cobre das tomadas no fio FE80. A conexão comum que a gente faz "enrolando" um fio no outro é meio ruim no FE80. A solda garante uma união 100%

    Outra coisa é trocar a fonte do Amplimax (que é de 24V) por uma de 12V de boa qualidade (tem que ser 12V 2A no mínimo. Não use fonte com saída na casa dos mA). Como o Amplimax tá perto da fonte a perda é praticamente 0. Ele trabalha de 9V a 24V vai funcionar do boa.

    Eu particularmente acho a fonte 24V da Elsys meio porca. Ela pode estar causando algum ruído na rede elétrica.
    Última edição por Sodre; 03-08-2021 às 21:05. Razão: Complemento

  8. #28
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    sphreak/
    Fios FE 60 e 80 costumam ter ligas de ferro junto, algumas usam arame cozido com banho de cobre vermelho ou branco nestes casos se soldar com 2 ou três meses o condutor se parte.
    A respeito do Amplimax quando adquiridos via ML e $$$$ as fontes, embalagens são uma porcaria e o próprio material( carcaça) amarela com um ou dois meses. Quando adquirido do fabricante com uns 10 meses ou mais é que começam a perder coloração, suas fontes são melhores; se queimar uso ou os clientes possuem fontes do notebook( 19 V, 3,45 A) o mais comum ou os da Lenovo ( 20 V, 2,25 A ou 24 V, 2,85 A) e usando fontes de 12 V não gostei dos resultados, fontes da Mikrotik, Ubiquiti também é uma boa solução.

  9. #29

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    Bom dia, Nilton!

    Eu usei o Fe80 pq era mais barato, esse cabo triflex pra mim ficaria muito caro.
    Hoje iriei novamente lá na roça e vou testar cortar as sobras do fio e refazer as tomadas.
    Espero que de certo.
    Valeu aí pela ajuda!



    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Sodre, bom dia.
    Onde instalei usei as duas tomadas tipo ABNT com aterramento e cabo triflex de alumínio 25 mm² por que tem uma residência no local; sincronização foi feito em apenas uma das fases; precisei de corrigir "emendas" por que se ligar o microondas caía para 90 volts, agora com chuveiro de 5500 W cai para 112 volts no horário de pico.
    Acredito que se fizer um aterramento para Neutro no último poste resolva o problema; na telefonia comutada( Oi fixo, telefônica/vivo) faz muita diferença na qualidade de áudio, até na redução da queima dos equipamentos( preju para mim kkkkk) e basta um haste e ter 2, 3 ou 10 não fará diferença nenhuma, no caso Cemig pode piorar por que ela transporta linha primária com Neutro.
    Jamais trasnsporto rede elétrica com fio FE superior a 20 metros, se fosse bom todas as casas usariam ele pelo menos para lâmpadas além de ter uma baixa isolação.

  10. #30

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    Cheguei, pessoal!

    Cortei uns 30m de fio, troquei fontes, refiz as tomadas e NADA!

    A única coisa que penso que está acontecendo é falta de corrente quando ligo os dois equipamentos.

    Não sei mais o que posso fazer.

    Tem algum outro fio barato que eu possa comprar? Será que vale a pena tirar o powerline e colocar duas antenas intelbras ou ubiquiti?

    Valeu!

  11. #31

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por Sodre Ver Post
    Cheguei, pessoal!

    Cortei uns 30m de fio, troquei fontes, refiz as tomadas e NADA!

    A única coisa que penso que está acontecendo é falta de corrente quando ligo os dois equipamentos.

    Não sei mais o que posso fazer.

    Tem algum outro fio barato que eu possa comprar? Será que vale a pena tirar o powerline e colocar duas antenas intelbras ou ubiquiti?

    Valeu!
    Quais os eletrodomésticos que ficam em uso na casa?

  12. #32

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    Não tem nada na casa. Na verdade só tem a casa mesmo...não mora ninguém.

    Vou na roça só para fazer algum serviço e volto.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Quais os eletrodomésticos que ficam em uso na casa?

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Sodre Ver Post
    Não tem nada na casa. Na verdade só tem a casa mesmo...não mora ninguém.

    Vou na roça só para fazer algum serviço e volto.
    Já que não mora ninguém na casa, acho que essa rede elétrica que tá fornecendo energia para a casa seja algo improvisado, e talvez nem tenha padrão de energia, e olhe lá se tiver pelo menos um disjuntor. Creio que essa rede que tá fornecendo energia para a casa tenha sido uma improvisação muito mal dimensionada no quesito de bitola do fio que tá levando energia para essa casa, devido a distância, e que uma rede a mais puxada dessa casa, é algo totalmente inviável ainda mais se tratando de uma tensão de 110v. Peço 1000 perdões se estou errado na minha análise!

  14. #34

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    Fala, Chicão! Blz?

    A situação lá é a seguinte: É uma propriedade rural bem distante, vem a energia da cemig somente pra essa residência, tem padrão e disjuntor tudo nos conformes. Creio que em relação a energia lá está tudo certo, pois medi com um multímetro nas tomadas e está chegando os 127v cravados. Lá na caixa hermética também fiz essa medição, e deu 125v.

    Tô achando que tá chegando pouca corrente lá em cima, essa é a única explicação possível.

    Se eu ligo o powerline sozinho sincroniza.
    Se eu ligo o powerline com outra fonte não há sincronismo.

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Sodre Ver Post
    Fala, Chicão! Blz?

    A situação lá é a seguinte: É uma propriedade rural bem distante, vem a energia da cemig somente pra essa residência, tem padrão e disjuntor tudo nos conformes. Creio que em relação a energia lá está tudo certo, pois medi com um multímetro nas tomadas e está chegando os 127v cravados. Lá na caixa hermética também fiz essa medição, e deu 125v.

    Tô achando que tá chegando pouca corrente lá em cima, essa é a única explicação possível.

    Se eu ligo o powerline sozinho sincroniza.
    Se eu ligo o powerline com outra fonte não há sincronismo.
    @Sodre Então, se lá não está chegando corrente suficiente para alimentar esses 2 aparelhos ao mesmo tempo; creio que será como dar um tiro no escuro comprar antenas CPE's para fazer essa rede sem fio, pois, os aparelhos não irão funcionar também em conjunto. A coisa tá tão complicada pra entender tão quanto tentar entender o que se passa em cabeça de filósofo!

  16. #36

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    Kakakakkak

    Tá difícil mesmo!

    Será que teria algum fio melhor que eu possa substituir ou vai dar na mesma?

    Se eu ligar um transformador na ponta será que não chegaria mais corrente devido a tensão ser 220v?

    Valeu!

  17. #37

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por Sodre Ver Post
    Kakakakkak

    Tá difícil mesmo!

    Será que teria algum fio melhor que eu possa substituir ou vai dar na mesma?

    Se eu ligar um transformador na ponta será que não chegaria mais corrente devido a tensão ser 220v?

    Valeu!
    É confuso entender porque você testou na cidade e funcionou, e na roça não funciona. Não sei se usar transformador fará alguma diferença, não. Talvez as CPE's funcionem pois elas irão precisar de corrente elétrica apenas para ficar energizadas; diferentes do Power Line que o sinal precisa percorrer pela corrente elétrica do fio para sair na outra ponta, e que consequentemente está se perdendo pelo caminho por alguma interferência que não se sabe qual!

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Sodre Ver Post
    Kakakakkak

    Tá difícil mesmo!

    Será que teria algum fio melhor que eu possa substituir ou vai dar na mesma?

    Se eu ligar um transformador na ponta será que não chegaria mais corrente devido a tensão ser 220v?

    Valeu!
    Nessa distância não... É FE80 mesmo ou cabo triplex (caro pro esse tipo de aplicação).

    Quanto a por CPEs ligadas por FE80 vai rodar normal. Eu tenho casos de repetidora alimentada por FE80 com 3 CPEs e vai de boa. 200mts de cabo.
    Esse FE80 nessa distância de 200mts suporta uma carga de até 30Watts. Mais ou menos o que consome 3 CPEs.

    Mas pelo tempo que eu faço esse tipo de serviço te dou algumas dicas:

    Não dobre e nem torça ao contário o FE80 nas emendas. Ele parte ou fica dando mal contato. Enrole uma ponta descascada na outra de modo diferente que a gente faz com fio de luz comum. Torça ele um por cima do outro em paralelo, nessa posição:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fio.jpg
Visualizações:	73
Tamanho: 	8,0 KB
ID:      	70485

    Para o cabo suportar a tração, dê um nó no meio dele, assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20210804_234300.jpg
Visualizações:	80
Tamanho: 	188,5 KB
ID:      	70487

    O ideal mesmo é a solda. E sim ela aguenta anos se não for submetida a tração. Por isso o nó no meio do cabo com a emenda na curva livre do laço. A dica da solda é fazer ela na mesma posição da figura, mas sem torcer o fio. E fazer ela bem quente.
    É meio chato de esperar o estanho solidificar pra solda não ficar "fria", mas dá um ótimo resultado.

    A última dica é que, no caso de você não conseguir fazer funcionar com a solda do cabo e a troca da fonte e acabar partindo pra CPE é colocar aterramento.
    Aterramento com Clamper é essencial.

    No caso do Powerline o Clamper obstrui a passagem do sinal dele pela linha. Já se não for usado o Powerline o aterramento + Clamper vai impedir a queima das CPEs por raios. E dido por experiência própria. Queima e queima com vontade. Chega a torrar os contatos do cabo de rede.


    Conforme for fazendo testes vai postando aqui.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20210804_234300.jpg
Visualizações:	67
Tamanho: 	1,94 MB
ID:      	70486  

  19. #39

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    Fala, Sphreak! Blz?

    Valeu pela ajuda. Logo voltarei na roça e farei últimos testes, se não der certo com o powerline vou colocar as CPEs mesmo. Esse powerline só tá dando dor de cabeça.

    Valeu!

  20. #40

    Padrão Re: Energia para ponto a ponto

    Ola, tenho uma situação parecida, so que com 350m mais ou menos de fio fe 80, na ponta dele tenho fontes 2 ubiquit com uma powerbeam m5 e um nanostation m5 e um dos power line, então se o seu fe 80 for esses mesmo acredito que não seja falta de corrente nas fontes, tive problemas nesse caso quando tentei usar umas proteção na casa da pessoa caso viesse algo de raio pelo fio. O powerlina tb n tinha sincronia de jeito algum, testei com nobreak e estabilizador e a desgraça não funciona, unica maneira foi colocar apenas fuziveis nos dois cabos do fe 80, um amplimax q mmontei tinha uma fonte lixo e mais a caixinha onde sai o fio pro telefone, tente usar uma fonte ubiquit e acredito q resolve seu problema