+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Perda de pacotes nos clientes estão com autenticação PPPoE

    olá pessoal, gostaria que vcs me ajudassem
    tenho aki uma RB 1100AHX4 como concentrador e autenticando 550 clientes simultâneo, o trafego nela chega a os 600mb com processamento de no máximo 35% em horário de pico e não tem Nat dentro dela
    o problema é que esta tendo uma grande perda de pacotes para cliente pppoe e nos testes a velocidade varia bastante principalmente o Upload mesmo meu pc estando conectado direto na RB, esse problema é percebido o dia todo se agravando mais em horário de pico
    Ja em clientes com ip fixo na mesma Rb e utilizando a mesma rede não tem problema nenhum e os teste batem o restante do link que chegam atingir 400mb de download e upload isso em horário de pico.
    ja testei varias configurações como MTU, MRU e etc mais sem solução
    só não troquei a RB ainda.
    Se alguém já tiver passado por isso e me orientar a uma solução ficarei muito grato
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2021-07-29 at 22.46.36.jpeg
Visualizações:	102
Tamanho: 	56,5 KB
ID:      	70481   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2021-07-29 at 22.47.42.jpeg
Visualizações:	123
Tamanho: 	65,2 KB
ID:      	70482  


  2. #2

    Padrão Re: Perda de pacotes nos clientes estão com autenticação PPPoE

    Para melhor avaliar tem que saber mais sobre sua rede e como vc está efetuando os testes.
    Se vc está efetuando o teste para dentro da sua rede ou para fora.
    Se algum dos cores estão topando processamento.
    Se usa utp ou rádio pode está gargalhando sua rede .
    Enfim ,são muitas variáveis.

  3. #3

    Padrão Re: Perda de pacotes nos clientes estão com autenticação PPPoE

    boa noite! amigo vida de provedor e complicado msm kkk .. mais vamos aos testes !
    primeiro teste seu link direto no pc. caso esteja tudo ok pule para o proximo passo.
    '' muitas vezes o link esta uma bosta e achamos que o problema no servidor''
    teste sua rb, de preferencia para tirar todas as duvidas configura ela do zero, ''verifique atualizacoes''
    isso para um teste e verificacao do seu concentrador.
    caso tenha algum equipamento bichado externo, faca os testes por partes.
    sei que e complicado manter a rede desligada por muito tempo, mais nao tem jeito .. precisa desligar todos e corrigir o erro para nao comecar a perder clientes.faca isso na madrugada o impacto e menor para os clientes boa sorte ai espero que consiga resolver.

  4. #4

    Padrão Re: Perda de pacotes nos clientes estão com autenticação PPPoE

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Para melhor avaliar tem que saber mais sobre sua rede e como vc está efetuando os testes.
    Se vc está efetuando o teste para dentro da sua rede ou para fora.
    Se algum dos cores estão topando processamento.
    Se usa utp ou rádio pode está gargalhando sua rede .
    Enfim ,são muitas variáveis.
    Boa noite amigo
    Já fiz vários tipo de teste é todos apresenta uma grande diferença entre PPPoE é IP fixo
    Minha rede tem rádio, fibra é utp é todos apresentam o mesmo problema
    Hoje foi tranquilo mais mesmo assim teve diferença quando testei com o speedteste
    Vou postar alguns print
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210730-225947_Gallery.jpg
Visualizações:	94
Tamanho: 	336,3 KB
ID:      	70483   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210730-211528_Chrome.jpg
Visualizações:	89
Tamanho: 	170,9 KB
ID:      	70484  


  5. #5

    Padrão Re: Perda de pacotes nos clientes estão com autenticação PPPoE

    Quando cpu0 chega a 70% o download varia de 50 a 100mb é o upload varia de 2 a 20mb isso no pppoe
    Já no momento que coloco em IP fixo passa por volta de 300mb nos dois teste
    Sei que esse tipo de teste não é real e eu nem deveria está sitando ele como teste mais é o que os clientes usam quando percebem as mensagem não estão enviando
    Esse teste fiz em um roteador AC conectato direto na rb
    Hoje ninguém reclamou

  6. #6

    Padrão Re: Perda de pacotes nos clientes estão com autenticação PPPoE

    Citação Postado originalmente por adrianoal00 Ver Post
    boa noite! amigo vida de provedor e complicado msm kkk .. mais vamos aos testes !
    primeiro teste seu link direto no pc. caso esteja tudo ok pule para o proximo passo.
    '' muitas vezes o link esta uma bosta e achamos que o problema no servidor''
    teste sua rb, de preferencia para tirar todas as duvidas configura ela do zero, ''verifique atualizacoes''
    isso para um teste e verificacao do seu concentrador.
    caso tenha algum equipamento bichado externo, faca os testes por partes.
    sei que e complicado manter a rede desligada por muito tempo, mais nao tem jeito .. precisa desligar todos e corrigir o erro para nao comecar a perder clientes.faca isso na madrugada o impacto e menor para os clientes boa sorte ai espero que consiga resolver.
    Ja fiz todo tipo de teste que conheço
    Só nao resetei ainda
    Vai ser o jeito resetar e reconfigurar
    Vou fazer isso Hoje e amanhã ou depois posto o resultado
    Não sei a capacidade dessa rb mais to pensando que é ela que não tá suportando mesmo por que é mais quando o consumo se aproxima dos 600mb
    O que me intriga é porque é só no pppoe que acontece isso
    Quando coloca o cliente no IP fixo e mesmo limitando a velocidade dele em 5mb ele não se reclama de nada

  7. #7

    Padrão Re: Perda de pacotes nos clientes estão com autenticação PPPoE

    Citação Postado originalmente por Rondrinelio Ver Post
    Quando cpu0 chega a 70% o download varia de 50 a 100mb é o upload varia de 2 a 20mb isso no pppoe
    Já no momento que coloco em IP fixo passa por volta de 300mb nos dois teste
    Sei que esse tipo de teste não é real e eu nem deveria está sitando ele como teste mais é o que os clientes usam quando percebem as mensagem não estão enviando
    Esse teste fiz em um roteador AC conectato direto na rb
    Hoje ninguém reclamou
    Isso acontece quando uma galera cai, certo? Tipo, caem uns 10 clientes a CCR quase trava e banda fica super reduzida?

    Se for é a limpeza de conntrack. Tipico de mikrotik que faz toda parte de mgt com um core. Como não tem NAT na caixa, desliga o conntrack da caixa.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Isso acontece quando uma galera cai, certo? Tipo, caem uns 10 clientes a CCR quase trava e banda fica super reduzida?

    Se for é a limpeza de conntrack. Tipico de mikrotik que faz toda parte de mgt com um core. Como não tem NAT na caixa, desliga o conntrack da caixa.
    ontem configurei o pppoe na ccr que está recebendo o link, migrei os cliente, tirei a 1100 e ficou show de bola
    vou colocar outra 1100 para ver se o problema continua
    se por acaso o problema voltar com essa nova rb que é o mesmo modelo, então fica certo que vai ser a 1100 que não suporta essa quantidade de cliente navegando com qualidade

    obrigado amigo
    quando eu voltar para a 1100 faço esse procedimento e posto aqui

  9. #9

    Padrão Re: Perda de pacotes nos clientes estão com autenticação PPPoE

    na caixa que faz o pppoe, desliga a conntrack