+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede desbalanceada conectorizada

    Olá!
    Já vi projetos de redes baratas,sem uso de máquina de fusão, OLT EPON, usando somente cabo drop, conectores, splitter desbalanceados e ctos de 8.
    Isso funciona mesmo na prática? Fiz alguns cálculos e vi que tem muita perda, principalmente por conta dos conectores.
    Alguém já fez uma rede dessas? Teve um bom resultado?
    Seria um projeto de baixo custo que me interessou pra instalar numa comunidade rural, é uma pequena vila.

  2. #2

    Padrão Re: Rede desbalanceada conectorizada

    Estou pensando um fazer o mesmo, acho que não da tanta perca assim não, você tem saber calcular as percas, mas eu já fiz aqui uma simulação da pra fazer sim, só estou aguardando liberar os postes pela concessionaria, fica bem mais em conta e funciona perfeitamente, mas que nem te falei tem que calcular certinho e fazer a instalação com drop bem certinha pra não dar problemas. Além disso fica mais barato e funcional. Ativei um 2 clientes de teste OLT + splitter 1x8 + splitter 1x8 = sinal -16, já faz 2 mês está funcionando perfeitamente 180 metros. Saindo meu projeto ai vou partir para o splitter desbalanceados e drop, antender um bairro perto do meu provedor.

  3. #3

    Padrão Re: Rede desbalanceada conectorizada

    Olha, funcionar funciona e muito bem, mas vocês precisam se atentar a alguns pontos. Nem sempre a rede desbalanceada é mais barata.

    Ela funciona muito bem para regiões que irá fibrar poucas ruas longas. Nos demais cenários, prefiro usar rede balanceada. Custo é mais interessante.

    Quanto ao uso de conectores e drop, se essa é sua opção, melhor fazer balanceada, a inserção de perda em cada caixa será menor pois há menos conectores em cada cadeia de sinal.

  4. #4

    Padrão Re: Rede desbalanceada conectorizada

    Fibra drop dá muitos problemas no cabeamento.
    Há muitos rompimentos ,atenuantes e etc.
    Pelo custo geral fibra teoricamente é feito não mexer depois de pronto.

  5. #5

    Padrão Re: Rede desbalanceada conectorizada

    Mas se o orçamento não comporta a máquina de fusão, eu faria no drop mesmo, melhor que esperar a boa vontade de alguém vir fazer fusão. Se não há orçamento para máquina de fusão, imagina para ter cabos AS sobrando para os reparos.

  6. #6

    Padrão Re: Rede desbalanceada conectorizada

    Bom dia a todos!!!

    Nesse vídeo explico como fazer uma rede Balanceado com baixo custo:

    PROJETO FTTH PARA 512 ASSINANTES MUITO OTIMIZADO E BAIXO CUSTO!!


    Dúvidas:
    (62) 9.9651-2882

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orlandosbfz Ver Post
    Olá!
    Já vi projetos de redes baratas,sem uso de máquina de fusão, OLT EPON, usando somente cabo drop, conectores, splitter desbalanceados e ctos de 8.
    Isso funciona mesmo na prática? Fiz alguns cálculos e vi que tem muita perda, principalmente por conta dos conectores.
    Alguém já fez uma rede dessas? Teve um bom resultado?
    Seria um projeto de baixo custo que me interessou pra instalar numa comunidade rural, é uma pequena vila.

    Claro que funciona!!! porem como Vc mesmo pesquisou tem muito mais perda. Por esse motivo se utiliza emenda fusao pois permite ter mais área atendida com menor potencia óptica. Agora se vc faz seu projeto com emenda mecânica e o balanço de sinal permite entregar o sinal correto na OLT do cliente vai funcionar perfeitamente.

  8. #8

    Padrão Re: Rede desbalanceada conectorizada

    Pense na situação de quem tem quase nada para gastar, mas tem uma oportunidade de vender para uns 50 clientes numa pequena comunidade rural.
    Tenho algumas vantagens:
    1 - Só tem um provedor lá que atende no cabo de rede.
    2 - este provedor tem um serviço bem ruim e caro: 10 mega por 70 reais
    3 - Como eu nasci e vivi na região, conheço todos e sou conhecido por eles por já ter trabalhado com conserto de eletronicos para esse povoado.

    Problema com drop acredito que não terá, visto que é um local que raramente mexem nos postes.

  9. #9

    Padrão Re: Rede desbalanceada conectorizada

    A emenda mecânica tem menos perda que o conector APC?

    Realmente não tenho máquina de fusão e nem sei quem poderia fazer esse serviço para mim. Até sei de um provedor de outro distrito na região mas tenho receio de ele não querer fazer e ainda implantar rede lá, gerando assim concorrência.

  10. #10

    Padrão Re: Rede desbalanceada conectorizada

    Essa informação vou ficar devendo, nunca usei nem me interei das emendas mecânicas, Mas já vi muito técnico colocar dois conectores e um acoplador no poste, uma gambiarra, mas na emergência resolveu. Mas é só chover que dá BO. kkkkkkkkk.

    Orlando, minha sugestão para economizar, pelo menos no começo, faz *balanceada, pode usar uma CTO mesmo para colocar o primeiro nivel de splitter e daí puxa as outras caixas, tudo conectorizado. Depois que essa rede der receita, pensa como melhorar. Negócio é fazer e não perder oportunidade. Enquanto a rede é pequena, dá pouco BO também

    Corrigindo, balanceada