+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question SGP com controle de banda na OLT ZTE

    Pessoal,

    Alguém aqui usa SGP e trabalha com controle de banda na OLT? Como faz para passar a informação do plano ou banda do cliente para a OLT no ONU Template?

    Tive ideia e sugestão de criar um ONU Template para cada plano, já com o profile de banda da OLT definido, mas não gostei da ideia, vai ficar sem controle para evitar o técnico atribuir profile errado e vai gerar dezenas de templates, de cada plano para cada configuração de ONU diferente...

    O ideal seria buscar no plano a informação do nome do plano, do profile em algum lugar, da banda, qualquer coisa, e inserir lá no meio do script de autorização de ONU para formar o nome do profile criado na OLT e aplicar automaticamente.

    Alguma experiência com isso, e que poderia compartilhar?

  2. #2

    Padrão Re: SGP com controle de banda na OLT ZTE

    Olha, não sei na ZTE, mas deve ser parecido. Uso tanto na Nokia como Huawei. Mas só uso nos casos de links empresariais sem PPPoE. Fica uma brdige no cliente que liga direto no firewall dele.

    Na Nokia você usa o QoS profile e na Huawei tem o traffic-table. Bem provável que vc possa usar algo parecido na huawei. Mas para PPPoE, é muito mais prático usar direto no BNG.

  3. #3

    Padrão Re: SGP com controle de banda na OLT ZTE

    Nesses casos com Huawei e Nokia, como seria? Você define no plano o profile ou traffic-table e passa eles no script de autorização do ONU Template, certo? Poderia indicar como você configura isso no plano, quais são as variáveis que usa no script? Estava querendo fazer isso hoje aqui pra aproveitar a folga, mas não quero incomodar o Thiago Montenegro com isso em pleno feriado...

    Aqui a gente não usa PPPoE, é DHCP, e o BNG é uma CCR, mas os queues dela são meio ruins para entregar banda alta, pelo comportamento single threaded e por essa CCR estar cheia com queues pequenos da rede de rádio também... aí minha ideia é controlar a banda na OLT e só rotear e fazer DHCP server ou relay nessa CCR ou mesmo um switch L3, o que deve melhorar bem as coisas.

    Agradeço pelas informações e qualquer ajuda, tmj

  4. #4

    Padrão Re: SGP com controle de banda na OLT ZTE

    Opa, tanto na huawei como nokia, o script precisaria mandar o qos profile ou traffic table diferentes por plano, Então, o sistema de gestão precisaria ter alguma variável de plano -> profile para enviar. Na huawei que é mais padrão de mercado, seria no momento de criar o service port, você escolhe "qual" index de traffic table colocar no script. Aí depende do sistema de gestão ter essa tradução

  5. #5

    Padrão Re: SGP com controle de banda na OLT ZTE

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Opa, tanto na huawei como nokia, o script precisaria mandar o qos profile ou traffic table diferentes por plano, Então, o sistema de gestão precisaria ter alguma variável de plano -> profile para enviar. Na huawei que é mais padrão de mercado, seria no momento de criar o service port, você escolhe "qual" index de traffic table colocar no script. Aí depende do sistema de gestão ter essa tradução
    Essa parte do sistema, que estou tentando entender como é feito no SGP, hehe.

    Na OLT está tudo pronto nos profiles de banda, só falta fazer o SGP usar eles na autorização das ONUs...

  6. #6

    Padrão Re: SGP com controle de banda na OLT ZTE

    Então, como eu quase não utilizo controle na OLT, eu tenho alguns profiles de autorização no IXC para quando tem cliente dedicado de pouca banda, entregando dentro da GPON, aí eu faço o qos na OLT mesmo. Mas selecionando os profiles diferentes para autorizar a bridge.