+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena externa para o Amplimax

    Recentemente adquiri uma antena externa para meu Amplimax que utilizo em um rancho em Mendonça-SP. A antena é da frequência de 2100MHz (Vivo) e aconteceu as seguintes situações:

    Quando mudo a configuração do Amplimax para antena externa ele não recebe sinal, porém utilizando a configuração como antena interna eu tive alguma melhora.

    A noite, se eu inverter em 180° o apontamento da antena eu consigo um sinal ainda mais forte, porém, ao amanhecer, tenho que voltar a antena para a posição anterior.

    Alguém sabe me explicar o que pode estar acontecendo?

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Sinal refletido, durante o dia a umidade da vegetação está mais seca afetando a reflexão do sinal; pode ser que tenha algum repetidor de sinal ligado a um painel solar.

    Caso seja com telefone, não aconselho essa antena, por que ao efetuar uma ligação ele pode mudar para 2G( ERB) que normalmente é 900 e 1800, antenas nessa faixa principalmente acima de 12 dBi tem uma largura de banda de 200 MHz( 2000 a 2200) até menos. Antena presente no aparelho é 850 e 2100 para modelos só com internet 3 G e com 4G vai de 700 a 2600 conforme a versão do aparelho. Versão 4G com telefone o sinal mímo de 18% e máximo de 22% já dá para usar internet, 16% somente telefone.

  3. #3

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Citação Postado originalmente por Jhsmaestro Ver Post
    Recentemente adquiri uma antena externa para meu Amplimax que utilizo em um rancho em Mendonça-SP. A antena é da frequência de 2100MHz (Vivo) e aconteceu as seguintes situações:

    Quando mudo a configuração do Amplimax para antena externa ele não recebe sinal, porém utilizando a configuração como antena interna eu tive alguma melhora.

    A noite, se eu inverter em 180° o apontamento da antena eu consigo um sinal ainda mais forte, porém, ao amanhecer, tenho que voltar a antena para a posição anterior.

    Alguém sabe me explicar o que pode estar acontecendo?
    Isso é sinal refletido. A maioria das vezes só resolve procurando outro local para a instalação. As vezes quando liga uma antena externa no Amplimax, ela capta muita interferência e o nível de ruído no sinal fica muito alto fora do aceitável para manter o aparelho conectado ou a velocidade de navegação fica muito baixa. Antena boa para frequências altas é a de grade triband PQAG-3220 de 1800~2100Mhz da Proeletronic!

    Nome:      PQAG.png
Visitas:     818
Tamanho:  5,9 KB

  4. #4

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Citação Postado originalmente por Jhsmaestro Ver Post
    Recentemente adquiri uma antena externa para meu Amplimax que utilizo em um rancho em Mendonça-SP. A antena é da frequência de 2100MHz (Vivo) e aconteceu as seguintes situações:

    Quando mudo a configuração do Amplimax para antena externa ele não recebe sinal, porém utilizando a configuração como antena interna eu tive alguma melhora.

    A noite, se eu inverter em 180° o apontamento da antena eu consigo um sinal ainda mais forte, porém, ao amanhecer, tenho que voltar a antena para a posição anterior.

    Alguém sabe me explicar o que pode estar acontecendo?
    Começe pelo começo:

    A frequência é realmente 2100Mhz? Definiu como?

    Porque pra mim isso aí é erro de frequência. Não adianta montar com qualquer antena que não funciona!

    Geralmente em áreas rurais as frequências são baixas (700Mhz~850Mhz) que utilizam antenas totalmente diferentes dessas de 2100Mhz, que são do tipo grelha (se for a tipo pirulito não pega sinal nem no pé da torre).

    Faça assim: No modo antena interna do Amplimax, entre no menu e verifique qual a frequência ele está operando.

    Se for 700Mhz a antena é a CF 720 (Yagi Aquario)
    Se for 850Mhz a antena é a CF 820 (Yagi Aquario)
    Se for de 1800Mhz a 2100Mhz a antena é tipo grelha da Proeletronic.

    Qualquer outra antena é lixo que não vale o metal de que é feita.

    Outra coisa é o cabo. Se for o RG58, o tamanho máximo dele é 1 metro (um metro). Isso porque o Amplimax deve ficar no pé da antena. Nada de um rolo enorme de cabo pra licar o equipamento que deve ficar no máximo a 50cm da antena.


    Por fim você deve mover o Amplimax pela propriedade até o local de melhor sinal. Achado esse local, se a frequência de operação for 700Mhz ou 850Mhz, o apontamento deve procurar o melhor sinal, mesmo este não sendo na direção da torre.

    Se as frequências forem entre 1800Mhz e 2100Mhz o apontamento só funciona em visada direta. Nada de sinal refletido. Se não tiver visualização da torre nessa faixa de frequência de operação, simplesmente não funciona nada. Qualquer tentativa é dinheiro jogado fora.


    Se puder poste umas fotos e prints aqui da sua situação. (antena que vc usa, cabo, print da tela do Amplimax).

    Com isso fica mais fácil de ajudar

  5. #5

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    @sphreak, Se a antena dele tá apontada pra Mendonça, lá a vivo tem 2 torres. Uma torre no centro da cidade tem 2G, 3G e 4G. A 3G em 850 e 2100Mhz, e 4G em 700 e 1800Mhz. A outra torre tá afastada da cidade em apenas 2G Gsm em 850Mhz!

  6. #6

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Mas a dúvida e as indicações técnicas persistem!

    Se a antena dele é grelha 2100Mhz:

    - Ela só vai captar o que estiver entre 1800Mhz e 2100Mhz com visada limpa e direta
    - Nada de sinal refletido
    - Apontamento direto na direção da torre
    - Tem que ver a torre

    Se a intenção é pegar 4G em 2100Mhz, vale o que escrevi acima. Não adianta inventar!

    Se a intenção é pegar 3G/4G em 850Mhz (sim... tem 4G em 850Mhz):

    - A antena tem que ser a CF 820 Yagi Aquario. Não adianta tentar pegar com grelha de 2100Mhz. Tem que ser essa Yagi. Qualquer invenção é lixo!
    - Em 850Mhz o apontamento nunca, repito: Nunca é na direção da torre. O apontamento é na direção de melhor sinal. Pode coincidir com a direção da torre? Pode! Mas não é regra!

    Se a intenção é pegar 4G em 700Mhz:

    - A antena é a CF 720 Yagi Aquário. É a melhor. O resto que diz ser 700Mhz no mercado é lixo.
    - O apontamento é a mesma coisa da faixa de 850Mhz. Por serem frequencias baixas o apontamento é na direção de melhor sinal.


    Quando eu disse de procurar o melhor sinal dentro da propriedade é porque as vezes a pessoa quer por o Amplimax no beiral da casa. Mas aquele ponto não é bom. Tá em um lugar de sombra de sinal, tá em um ponto baixo da propriedade e daí vai ser uma briga contra a própria raiva. Simplesmente é perca de tempo.

    Então um bom passeio pela propriedade as vezes pode trazer bom resultados em termos de sinal.

    "Posso usar antena multibanda?": Pode. Mas o resultado é uma m****
    "Posso usar antena grelha no 4G 850/700Mhz?": Não. A frequência não casa.
    "Meu cabo é de 10 metros, posso usar?": Pode. Mas perde mais de 50% do sinal só no comprimento do cabo!


    Quanto a essa questão de a noite ele mudar a direção da antena e a coisa melhorar se deve a utilização da rede da torre. A noite a utilização diminui, a interferência diminui e o efeito da perda de sinal por interferência térmica também diminui. Portanto o sinal melhora. Amanheceu, que a todo mundo se pluga na torre e o sol sai a coisa fica ruim.

    Isso é algo conhecido desde a época dos rádios amadores de ondas médias e rádios de ondas médias. A noite você falava com outros rádio amadores do outro lado do mundo, escutava rádios de outro lado do mundo e de dia você não conversava com que estava na esquina.

    Voltando ao assunto do Amplimax

    A minha dica permanece: Verificar a frequência dentro do Amplimax, no modo antena interna. Acoplar uma antena correta para a frequência. Utilizar cabo curto e fazer apontamento correto em local sem sombra de sinal na propriedade. E lembrar: Se a frequência observada dentro do Amplimax for realmente 2100Mhz, a visada tem que ser direta e limpa.

    Quanto a pergunta principal sua,
    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    @sphreak, Se a antena dele tá apontada pra Mendonça, lá a vivo tem 2 torres. Uma torre no centro da cidade tem 2G, 3G e 4G. A 3G em 850 e 2100Mhz, e 4G em 700 e 1800Mhz. A outra torre tá afastada da cidade em apenas 2G Gsm em 850Mhz!
    Que o 3G está em 850Mhz e 2100Mhz e o 4G em 700Mhz e 1800Mhz

    As faixas 2100Mhz e 1800Mhz são para os clientes próximos. Aqueles que tem visada ou estão no raio de alcance com smartphone normal. Dados 4G em 1800Mhz e voz em 3G 2100Mhz. Como voz não utiliza muita banda, a intensidade do sinal não fica prejudicada quando rebaixa de 4G para 3G em uma ligação: 1800Mhz >>> 2100Mhz

    Para isso, com visada aberta a antena grelha dá conta.

    Já o 3G em 850Mhz e 4G em 700Mhz são para um alcance maior, podendo inclusive ser utilizado com sinal refletido. Por isso normalmente se utiliza antena de 700Mhz (CF 720) pois quando você utiliza para dados (4G) você está com a antena casada na frequência certa e ao rebaixar para 850Mhz, o corte da antena gera pouca perda em frequências baixas assim. E como o 850Mhz vai ser utilizado para voz, a perda não é significativa.

  7. #7

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    O amplimax já está aceitando o VoLTE?

  8. #8

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    O amplimax já está aceitando o VoLTE?
    Não. Esse tal de VoLTE só quem tá ativando ele na rede é a Tim. A Tim tá expandindo a rede dela em pequenos povoados com apenas sinal 4G e VoLTE ativado. A Claro e Vivo só irão ativar o VoLTE por volta do século XXII!

  9. #9

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Não. Esse tal de VoLTE só quem tá ativando ele na rede é a Tim. A Tim tá expandindo a rede dela em pequenos povoados com apenas sinal 4G e VoLTE ativado. A Claro e Vivo só irão ativar o VoLTE por volta do século XXII!
    E não funciona no Amplimax. Só no celular mesmo

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Mas a dúvida e as indicações técnicas persistem!

    Se a antena dele é grelha 2100Mhz:

    - Ela só vai captar o que estiver entre 1800Mhz e 2100Mhz com visada limpa e direta
    - Nada de sinal refletido
    - Apontamento direto na direção da torre
    - Tem que ver a torre

    Se a intenção é pegar 4G em 2100Mhz, vale o que escrevi acima. Não adianta inventar!

    Se a intenção é pegar 3G/4G em 850Mhz (sim... tem 4G em 850Mhz):

    - A antena tem que ser a CF 820 Yagi Aquario. Não adianta tentar pegar com grelha de 2100Mhz. Tem que ser essa Yagi. Qualquer invenção é lixo!
    - Em 850Mhz o apontamento nunca, repito: Nunca é na direção da torre. O apontamento é na direção de melhor sinal. Pode coincidir com a direção da torre? Pode! Mas não é regra!

    Se a intenção é pegar 4G em 700Mhz:

    - A antena é a CF 720 Yagi Aquário. É a melhor. O resto que diz ser 700Mhz no mercado é lixo.
    - O apontamento é a mesma coisa da faixa de 850Mhz. Por serem frequencias baixas o apontamento é na direção de melhor sinal.


    Quando eu disse de procurar o melhor sinal dentro da propriedade é porque as vezes a pessoa quer por o Amplimax no beiral da casa. Mas aquele ponto não é bom. Tá em um lugar de sombra de sinal, tá em um ponto baixo da propriedade e daí vai ser uma briga contra a própria raiva. Simplesmente é perca de tempo.

    Então um bom passeio pela propriedade as vezes pode trazer bom resultados em termos de sinal.

    "Posso usar antena multibanda?": Pode. Mas o resultado é uma m****
    "Posso usar antena grelha no 4G 850/700Mhz?": Não. A frequência não casa.
    "Meu cabo é de 10 metros, posso usar?": Pode. Mas perde mais de 50% do sinal só no comprimento do cabo!


    Quanto a essa questão de a noite ele mudar a direção da antena e a coisa melhorar se deve a utilização da rede da torre. A noite a utilização diminui, a interferência diminui e o efeito da perda de sinal por interferência térmica também diminui. Portanto o sinal melhora. Amanheceu, que a todo mundo se pluga na torre e o sol sai a coisa fica ruim.

    Isso é algo conhecido desde a época dos rádios amadores de ondas médias e rádios de ondas médias. A noite você falava com outros rádio amadores do outro lado do mundo, escutava rádios de outro lado do mundo e de dia você não conversava com que estava na esquina.

    Voltando ao assunto do Amplimax

    A minha dica permanece: Verificar a frequência dentro do Amplimax, no modo antena interna. Acoplar uma antena correta para a frequência. Utilizar cabo curto e fazer apontamento correto em local sem sombra de sinal na propriedade. E lembrar: Se a frequência observada dentro do Amplimax for realmente 2100Mhz, a visada tem que ser direta e limpa.

    Quanto a pergunta principal sua,

    Que o 3G está em 850Mhz e 2100Mhz e o 4G em 700Mhz e 1800Mhz

    As faixas 2100Mhz e 1800Mhz são para os clientes próximos. Aqueles que tem visada ou estão no raio de alcance com smartphone normal. Dados 4G em 1800Mhz e voz em 3G 2100Mhz. Como voz não utiliza muita banda, a intensidade do sinal não fica prejudicada quando rebaixa de 4G para 3G em uma ligação: 1800Mhz >>> 2100Mhz

    Para isso, com visada aberta a antena grelha dá conta.

    Já o 3G em 850Mhz e 4G em 700Mhz são para um alcance maior, podendo inclusive ser utilizado com sinal refletido. Por isso normalmente se utiliza antena de 700Mhz (CF 720) pois quando você utiliza para dados (4G) você está com a antena casada na frequência certa e ao rebaixar para 850Mhz, o corte da antena gera pouca perda em frequências baixas assim. E como o 850Mhz vai ser utilizado para voz, a perda não é significativa.
    aqui a claro ta usando 4g no 2600Mhz

  11. #11

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Aqui, todas as operadoras operavam 4G em apenas 2600Mhz. Há um ano apenas a Tim acrescentou em 4G as frequências de 700, 1800Mhz e ativou o VoLTE. Eu tenho um aplicativo que informa a frequência da operadora e que tem também a opção de configurar o aparelho para apenas uma das frequências. No início o meu smartphone não se conectava em 700Mhz e ficava alternando entre 1800 e 2600Mhz; a não ser que eu configurasse o aparelho para apenas 700Mhz. Depois o aparelho passou a se conectar automaticamente na frequência de 700Mhz. Agora ele tá se conectando em apenas 1800Mhz e dificilmente se conecta em 2600Mhz. Vejo muitas pessoas relatar que o Amplimax passou muito tempo funcionando muito bem, e que depois de algum tempo não conseguem mais conexão. Enfim, acho que o mesmo que acontece com o smartphone quando a operadora passa a operar em mais de uma frequência, o mesmo temporariamente abandona uma delas e passa a se conectar em outra, o Amplimax perde conexão por causa disso, haja vista que o mesmo está conectado a uma antena externa de frequência única e não tem como alcançar a outra banda de frequência disponibilizada pela operadora!

  12. #12

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    aqui a claro ta usando 4g no 2600Mhz
    Só presta se usar sentado do lado da torre. 1km longe da torre o sinal já da perda e a internet vira um lixo.

    Pra mim essa frequência deveria ter sido reservada pra indoor (shoppings, eventos, etc)

  13. #13

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Aqui, todas as operadoras operavam 4G em apenas 2600Mhz. Há um ano apenas a Tim acrescentou em 4G as frequências de 700, 1800Mhz e ativou o VoLTE. Eu tenho um aplicativo que informa a frequência da operadora e que tem também a opção de configurar o aparelho para apenas uma das frequências. No início o meu smartphone não se conectava em 700Mhz e ficava alternando entre 1800 e 2600Mhz; a não ser que eu configurasse o aparelho para apenas 700Mhz. Depois o aparelho passou a se conectar automaticamente na frequência de 700Mhz. Agora ele tá se conectando em apenas 1800Mhz e dificilmente se conecta em 2600Mhz. Vejo muitas pessoas relatar que o Amplimax passou muito tempo funcionando muito bem, e que depois de algum tempo não conseguem mais conexão. Enfim, acho que o mesmo que acontece com o smartphone quando a operadora passa a operar em mais de uma frequência, o mesmo temporariamente abandona uma delas e passa a se conectar em outra, o Amplimax perde conexão por causa disso, haja vista que o mesmo está conectado a uma antena externa de frequência única e não tem como alcançar a outra banda de frequência disponibilizada pela operadora!
    Isso ocorre principalmente no início da operação de algumas torres.

    Se for em 1800, 2100, 2600 em baixa distância, a antena grelha suporta essas mudanças.

    O que ocorre é o erro que alguns cometem de usar uma Yagi multibanda ou antena pirulito casada na frequência e em distâncias longas. Quando a frequência muda a antena vira um pedaço de metal sem uso.

    Por isso em grandes distâncias deve sempre tentar como primeira opção as torres com operação em 700/850mhz.

  14. #14

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Estou a 4 km da torre da vivo, em uma fazenda com o sinal excelente, porém a velocidade em download está muito ruim, não chega a 1 mega. O que pode ser?

  15. #15

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Citação Postado originalmente por Wermeson Ver Post
    Estou a 4 km da torre da vivo, em uma fazenda com o sinal excelente, porém a velocidade em download está muito ruim, não chega a 1 mega. O que pode ser?
    Depende do equipamento que você está usando. Pode ser frequência: Em 1800/2100/2600mhz em 4km é esperado que a perca seja grande.

    Se estiver em área de sombra de sinal, sem visada, equipamento sem antena ou instalado em local errado. Tudo isso pode prejudicar a velocidade.

  16. #16

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Citação Postado originalmente por Wermeson Ver Post
    Estou a 4 km da torre da vivo, em uma fazenda com o sinal excelente, porém a velocidade em download está muito ruim, não chega a 1 mega. O que pode ser?
    Depende da velocidade que a operadora disponibiliza naquela torre também. Aqui a Oi 4G a 1 km da torre com visada tá dando 1,5 mega de velocidade no meu smartphone. Fico vendo na internet pessoas relatar que a operadora delas chegam 50 mega em 4G. Aqui algumas delas chegam no máximo 26 mega em algumas horas do dia, mas a maior parte do tempo é 8 ~ 10 mega no smartphone!

  17. #17

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Usando Amplimax fit sem antena externa na frequência de 700mghz. Na cidade fiz o teste a velocidade está dando 26 mg. O Amplimax está assim: 91% qualidade do sinal
    Nível do sinal -91 dbm( RSRP)
    qualidade do sinal: - 17 dbm( RSRQ) aceitável.
    Com antena externa aquário 20 dbi fica:
    99% qualidade do sinal
    Nível do sinal -87 dbm( RSRP)
    qualidade do sinal: - 16dbm( RSRQ) aceitável.

    No teste de velocidade da 0.55 mg download e 15mg upload.
    Tem um morro na frente, do outro lado é a torre da operadora. Se eu colocar outro equipamento sem ser o Amplimax resolve esse problema?

  18. #18

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Citação Postado originalmente por Wermeson Ver Post
    Usando Amplimax fit sem antena externa na frequência de 700mghz. Na cidade fiz o teste a velocidade está dando 26 mg. O Amplimax está assim: 91% qualidade do sinal
    Nível do sinal -91 dbm( RSRP)
    qualidade do sinal: - 17 dbm( RSRQ) aceitável.
    Com antena externa aquário 20 dbi fica:
    99% qualidade do sinal
    Nível do sinal -87 dbm( RSRP)
    qualidade do sinal: - 16dbm( RSRQ) aceitável.

    No teste de velocidade da 0.55 mg download e 15mg upload.
    Tem um morro na frente, do outro lado é a torre da operadora. Se eu colocar outro equipamento sem ser o Amplimax resolve esse problema?
    Se a torre está por trás do morro outro equipamento não irá resolver o problema, pois se não fosse o morro e numa distância de apenas 4 km o Amplimax nem precisaria de antena.

    Você tem que fazer alguns testes: bota a antena com os elementos na posição horizontal "deitados", e se não resolver o problema, você bota na posição normal "vertical" e vai girando ela lentamente para todas as direções e vai olhando na página de configuração do Amplimax pelo celular ou notebook para ver se melhora a qualidade de sinal "RSRQ". Quanto menor for o valor do RSRQ, melhor será a velocidade.
    Tem que botar a antena com a ponta um pouco levantada parecendo um avião levantando voo.

    Se esses testes não resolver o problema, terá que instalar o Amplimax em cima do morro e fazer uma rede sem fio!

  19. #19

    Padrão Re: Antena externa para o Amplimax

    Citação Postado originalmente por Wermeson Ver Post
    Usando Amplimax fit sem antena externa na frequência de 700mghz. Na cidade fiz o teste a velocidade está dando 26 mg. O Amplimax está assim: 91% qualidade do sinal
    Nível do sinal -91 dbm( RSRP)
    qualidade do sinal: - 17 dbm( RSRQ) aceitável.
    Com antena externa aquário 20 dbi fica:
    99% qualidade do sinal
    Nível do sinal -87 dbm( RSRP)
    qualidade do sinal: - 16dbm( RSRQ) aceitável.

    No teste de velocidade da 0.55 mg download e 15mg upload.
    Tem um morro na frente, do outro lado é a torre da operadora. Se eu colocar outro equipamento sem ser o Amplimax resolve esse problema?
    Dê um passeio com o equipamento pela propriedade.

    Internet em baixa frequência (850/700Mhz) a posição dentro da propriedade é super importante (principalmente em área de morros) e o alinhamento da antena.

    O alinhamento em 700Mhz nunca, repito: Nunca é na direção da torre e sim na direção de melhor sinal.

    Portanto mudar o equipamento de localização e alinhar a antena na direção de melhor sinal (mesmo que seja oposto ou refletido) pode melhorar a sua situação.

  20. #20

    Padrão

    @sphreak Tá tendo um apagão geral da Vivo 4G no Amplimax em longas distâncias da torre. Do nada e com a mesma potência e qualidade de sinal de antes, o aparelho perde conexão com a 4G e fica conectado apenas em 3G. Nem fazendo configurações manuais recomendadas, não volta mais a conexão com 4G.
    Tem uma reclamação de um instalador no Reclameaqui que escreveu que, tem 4 Amplimax sem funcionamento; sem conexão com 4G ou sem leitura do chip.

    Um cidadão do MT instalou o Amplimax numa parabólica com um chip de plano de dados da Claro; foi testado em um local com visada para torre a 25 km em linha reta, mas só se conecta em 3G 850Mhz e não em 4G em 1800Mhz mesmo amarrando o aparelho na frequência de 1800Mhz. Creio que se fosse com um roteador Zte, Huawei e Wnc ele conseguiria se conectar em 4G fácil, fácil.

    Há quem diga até que a Vivo tá bloqueando o 4G dela pelo Mac do Amplimax para longas distâncias e deixando desbloqueado apenas 3G!