+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Switch SG 1002 MR L2+ em inversor solar

    Queria saber se alguém tem experiência na ligação de switch com inversor solar de onda modificada.

    Tenho necessidade de ligar esse Switch SG 1002 MR L2+ em um local que tem somente energia solar. Eu uso 24V no local, mas esse switch (e mais um equipamento que vou ligar) só aceita 110V de entrada.

    Esse inversor da Intelbras será que suporta?

    https://www.intelbras.com/pt-br/inve...ficada-imd-601

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FlyerDigital_IMD_601_CAPA_0.jpg
Visualizações:	84
Tamanho: 	115,7 KB
ID:      	70585

    A carga total dificilmente passará de 100watts. O que me preocupa é ser onda modificada.

    O @Suporte Intelbras tem alguma dica?

  2. #2

    Padrão Re: Switch SG 1002 MR L2+ em inversor solar

    Tenho alguns POPs com necessidade parecida, mas por conta da retificadora -48v.

    Fico meio pé atrás de usar inversor com onda modificada, mas creio que isso dependa bastante do circuito de entrada da alimentação. Já vi fontes que tem transformadores queimarem muito rápido quando usa inversor deste tipo.

    Ao mesmo tempo, não achei nada de pequena potência com 48v e senoidal pura. Depois conta sua experiência @sphreak.

  3. #3

    Padrão Re: Switch SG 1002 MR L2+ em inversor solar

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Tenho alguns POPs com necessidade parecida, mas por conta da retificadora -48v.

    Fico meio pé atrás de usar inversor com onda modificada, mas creio que isso dependa bastante do circuito de entrada da alimentação. Já vi fontes que tem transformadores queimarem muito rápido quando usa inversor deste tipo.

    Ao mesmo tempo, não achei nada de pequena potência com 48v e senoidal pura. Depois conta sua experiência @sphreak.
    Senoidal pura tá custando um rim!

    Só o inversor sai mais caro que o conjunto switch que vou instalar lá!

    Por isso meu interesse no de onda modificada. Eu sei que aparelho que tem motor a indução não é recomendado. Mas nesse caso a plicação são com fontes chaveadas.

  4. #4

    Padrão

    Como as fontes chaveadas de switch não tem PFC nem nada, elas passam pra DC e não aproveitam absolutamente nada da forma original da onda, pode ser até onda quadrada sem problemas, desde que tenha uma boa filtragem LC no caminho (E fonte de roteador ou switch tem isso, mas se quiser colocar mais filtro de linha no meio só vai ajudar).

    Desktop tem seus problemas porque ou tem PFC ativo/passivo, ou tem dobrador de tensão, aí forma de onda faz alguma diferença nuns casos, mas switch não tem firula, é fonte que opera com DC tranquilo.

    Alias, se passar a saída do inversor pra DC e colocar mais capacitores pra filtragem LC maior, vai ter certeza de alimentação super limpa, mas dá trabalho demais.

    Metade dos provedores tem nobreak meio comum AC, eles tem onda muito mais suja que inversor normal, dão spikes bem malucos no meio, por isso um filtro de linha na saída do nobreak seria obrigatório, mas na saída de inversor depende, tem muito inversor barato que não tem spikes malucos no meio.

  5. #5

    Padrão Re: Switch SG 1002 MR L2+ em inversor solar

    @rubem, blz?

    Mas o nobreak o uso é esporádico na bateria. Preocupação é no uso contínuo. Essa senoidal modificada é quase quadrada também, só tendo dois niveis ao invés de on/off. No uso de fontes com transformador, também seria um problema?

  6. #6

    Padrão Re: Switch SG 1002 MR L2+ em inversor solar

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    No uso de fontes com transformador, também seria um problema?
    Se fala de fonte chaveada, aquele trafinho de entrada é bobina pra filtragem, justamente como a forma de onda importa pouco ele atenua até umas formas de onda, o pico das senoides encolhe, a tensão rms se mantém mas o pico da onda encolhe, como tudo vai virar DC logo depois nada muda, a tensão DC filtrada será a mesma.