+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dimensionamento de energia solar em repetidora

    Olá companheiros

    Recentemente precisei instalar mais equipamentos em uma repetidora na qual uso energia solar. Então o sistema não está mais dimensionado corretamente.

    Meu cenário ATUAL:

    2 placas Yingli 100w ligadas em série. (1000w gerados em 5 horas de sol)

    4 baterias estacionárias de 55ah cada (110ah de baterias em 24v)

    RADIOS: 41w de consumo por hora, aproximadamente. (984w em 24horas)


    Logo de cara já se percebe que meus painéis estão no máximo empatando com o consumo, isso considerando dias 5 horas de SOL mesmo.
    Como o mestre e grande contribuidor do fórum @rubem indica, no mínimo, 30% de geração acima do consumo total, pensei em colocar mais uma placa de 100w ligada em série junto.

    Aí que está minha dúvida, meu sistema realmente vai ficar mais eficiente? visto que a Corrente (A) se mantém numa ligação em série e eu estou achando pouco 5.4A para carregar 110Ah de baterias. (posso estar falando besteira, não entendo muito.)

    Ficaria assim:

    3 placas Yingli 100w (300w)
    Tensão TOTAL dos painéis 55,5V (datasheet)
    Corrente: 5.41A (datasheet)
    Geração total: 1500w(5 boas horas de sol)
    Consumo: 41w hora (984w por dia)
    Descarga das baterias por dia (dia normal com sol) 30%

    pelos meus cálculos, as baterias devem durar no máximo 3 dias de escuridão total. como eu moro no Sul, isso é muito normal no inverno, as vezes fica até mais dias.)


    Fica bom com essa placa adicional, ou o melhor seria colocar logo mais 2 placas pra subir a corrente para 10A e trabalhar com sobra?



    Me perdoem pela explicação enorme. Desde já agradeço quem puder contribuir com alguma opinião.

  2. #2

    Padrão Re: Dimensionamento de energia solar em repetidora

    Citação Postado originalmente por andreivinicius Ver Post
    Olá companheiros

    Recentemente precisei instalar mais equipamentos em uma repetidora na qual uso energia solar. Então o sistema não está mais dimensionado corretamente.

    Meu cenário ATUAL:

    2 placas Yingli 100w ligadas em série. (1000w gerados em 5 horas de sol)

    4 baterias estacionárias de 55ah cada (110ah de baterias em 24v)

    RADIOS: 41w de consumo por hora, aproximadamente. (984w em 24horas)


    Logo de cara já se percebe que meus painéis estão no máximo empatando com o consumo, isso considerando dias 5 horas de SOL mesmo.
    Como o mestre e grande contribuidor do fórum @rubem indica, no mínimo, 30% de geração acima do consumo total, pensei em colocar mais uma placa de 100w ligada em série junto.

    Aí que está minha dúvida, meu sistema realmente vai ficar mais eficiente? visto que a Corrente (A) se mantém numa ligação em série e eu estou achando pouco 5.4A para carregar 110Ah de baterias. (posso estar falando besteira, não entendo muito.)

    Ficaria assim:

    3 placas Yingli 100w (300w)
    Tensão TOTAL dos painéis 55,5V (datasheet)
    Corrente: 5.41A (datasheet)
    Geração total: 1500w(5 boas horas de sol)
    Consumo: 41w hora (984w por dia)
    Descarga das baterias por dia (dia normal com sol) 30%

    pelos meus cálculos, as baterias devem durar no máximo 3 dias de escuridão total. como eu moro no Sul, isso é muito normal no inverno, as vezes fica até mais dias.)


    Fica bom com essa placa adicional, ou o melhor seria colocar logo mais 2 placas pra subir a corrente para 10A e trabalhar com sobra?



    Me perdoem pela explicação enorme. Desde já agradeço quem puder contribuir com alguma opinião.
    41w ÷ 24v= 1,7A/h
    1,7A x 24h= 40.8A
    40.8A ÷ 5h= 8.1A
    Você tem 2 placas de 100w ligadas em série e elas só geram 5.5A/h desconsiderando as perdas, então, irá precisar de mais 2 placas para fazer uma associação em série paralelo para gerar o dobro que será 11A/h.

    Você precisa de 8.1A/h para poder sobrar carga para alimentar o sistema após as 5 horas de sol, mas as suas 2 placas em série só geram 5,5A/h.
    Considerando as perdas, essas 2 placas a mais ligadas em série paralelo será o mínimo que o seu sistema irá precisar, e portanto, quanto mais placas for acrescentada no sistema, melhor ainda ficará!

  3. #3

    Padrão Re: Dimensionamento de energia solar em repetidora

    Autonomia 3 dias em RS
    Potencia de carga=44W
    controlador de carga=PWM
    Banco Bateria 24V= 219,64 Ah
    Inversor= 24/110V
    Painel Monocristalino=440Wp

    É isso ai......

  4. #4

    Padrão Re: Dimensionamento de energia solar em repetidora

    Nos RS acho que não dá pra considerar 5h de média não, eu nem usaria média de 4,5h, porque no inverno a geração cai muito! Não é que tem pouco sol nuns dias, é que tem pouco sol nuns MESES, bateria não aguenta meses.

    Faz a conta com umas 4h de sol pro RS, porque no inverno deve dar geração nessa casa, em talvez uns 20 dias do ano, dias seguidos. E pelo preço dos painéis 12V de 100W deve compensar mais comprar painéis 24V acima de 280W, ou os painéis maiores tipo 380W que são de 36V nominais (Tem 0,5V nominal por célula, se fala em 48 a 60 células são pra sistema 24V, se fala em 70-72 células é pra 36V, e por aí vai. Esses de 100W são de 36 células, tensão nominal de 18V, na prática é pra sistema 12V, ou 24V em pares, até controlador mppt 24V capta pouco com eles se usar em paralelo (18V de entrada pra carregar bateria 24V, o rendimento no modo de aumentar tensão é ruim)).

    Por uns 20 dias no ano deve dar o equivalente a talvez 6h de sol, mas em outros 20d deve dar só 4h de sol, aí a bateria ia morrer toda madrugada, bateria que descarrega por completo todo dia é bateria que não dura meio ano.

    Cuida que painel acima de uns 300W é 36V, e controlador mesmo caro nem sempre aceita tanta tensão de entrada. Uns tem 2 rails de 72 células, soma 144 células ao todo mas só como se fossem 2 painéis em paralelo, são de 72 células, 36V nominais. Tem que ver na ficha a tensão em aberto, painel grande as vezes bate 50V, muito controlador pwm não aguenta. Pra dar um exemplo, os Sun21 aguentam até 55V, então pra painel de 72 células ainda dá tranquilo. Mas os azuis PWM 24V genéricos aguentam só até uns 40V (Igual conversor dc-dc barato), pra esses teria que ser painel de 60 células pra baixo. Controlador barato nem informa a tensão que aceita, qualquer coisa diferente e já queimam.

    A maioria do que tem em loja tipo Neosolar e Minhacasasolar aguenta painel 72 células em sistema 24V, mas tem muito controlador barato na web que não aguenta a tensão mais alta, aí não vale a pena, comprar painel 280W de 60 células pra economizar R$ 50 em controlador não compensa, painel grandão tipo 400W pra cima só é ruim de instalar, porque é grande pra caramba, fora isso é só lavar as vezes e pronto, o sistema de 2 rails de 72 células sofre bem menos com sombras e poeira, e como nominalmente é 36V, mesmo com sol fraco ainda capta acima de uns 27V pra carregar bateria em sistema 24V.