+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Identificar problemas em um ptmp

    Olá pessoal do fórum, gostaria da ajuda de vocês para detectar possíveis problemas, a fim de corrigi-los, e aperfeiçoar minha célula 5.8, tenho um Rocket M5 + Painel 20 dbi 90º atendendo uma área rural, segue no anexo uma imagem detalhada do Ap, e minha duvida é sobre os sinais de Rx, por quais os motivos de sinais RX serem mts vezes mais ruins dos que o TX ? e como melhorá-los?





    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP-ROCKET-PAINEL20DB-90.png
Visualizações:	117
Tamanho: 	39,7 KB
ID:      	70605

  2. #2

    Padrão Re: Identificar problemas em um ptmp

    Citação Postado originalmente por colatino Ver Post
    Olá pessoal do fórum, gostaria da ajuda de vocês para detectar possíveis problemas, a fim de corrigi-los, e aperfeiçoar minha célula 5.8, tenho um Rocket M5 + Painel 20 dbi 90º atendendo uma área rural, segue no anexo uma imagem detalhada do Ap, e minha duvida é sobre os sinais de Rx, por quais os motivos de sinais RX serem mts vezes mais ruins dos que o TX ? e como melhorá-los?





    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP-ROCKET-PAINEL20DB-90.png
Visualizações:	117
Tamanho: 	39,7 KB
ID:      	70605
    Muita das vezes, é "problema" de alinhamento do equipamento, faz o ajuste do lado cliente levantando levemente o rádio e acompanhe o sinal, não é simplesmente "mirar" na célula e tá tudo lindo rs

  3. #3

    Padrão

    eu consigo alinhar no cliente e deixo no melhor sinal , chegando a -65 na maioria das vezes, só que no lado do ap o RX que recebo é -70. qual a razão ? perca de potencia das antenas ? pouca potencia para a distancia percorrida? zona de fresnel obstruindo ?

    obs: tenho clientes que o sinal era -66 e do nada foi parar em -76.

    ja fui la , tentei alinhar pra tudo q e canto e n melhorou mais.

  4. #4

    Padrão Re: Identificar problemas em um ptmp

    Citação Postado originalmente por colatino Ver Post
    eu consigo alinhar no cliente e deixo no melhor sinal , chegando a -65 na maioria das vezes, só que no lado do ap o RX que recebo é -70. qual a razão ? perca de potencia das antenas ? pouca potencia para a distancia percorrida? zona de fresnel obstruindo ?

    obs: tenho clientes que o sinal era -66 e do nada foi parar em -76.

    ja fui la , tentei alinhar pra tudo q e canto e n melhorou mais.
    Pelos combinados de sinal é alinhamento errado.

    Veja que o alinhamento não é só esquerda/direita pra baixo/cima (downtilt)
    O alinhamento começa pela escolha do local onde vai ser instalado a antena.

    Instalar a frente de um telhado/laje é completamente diferente de se instalar por trás dele.

    Às vezes a escolha entre um lado e outro do imóvel faz diferença.
    Instalação demasiadamente baixa, com parede na lateral da antena, prédio/vegetação dando "meia visada".

    Tudo isso interfere.

    Um bom anteneiro verifica isso quando instala a antena. E por último o ajuste fino feito milímetro a milímetro pelo sinal do rádio.

    Uma outra coisa é a instalação do painel na torre. Se o painel estiver com sinal "horizontal" (apontado pra frente) sem o devido cálculo do downtilt conforme seu ângulo de abertura, dá problema de sinal também

  5. #5

    Padrão Re: Identificar problemas em um ptmp

    Se vc apontou para máximo de sinal recebido no cliente, não há mais nada que fazer. Essa vai ser a melhor situação. A diferença de sinal vai acontecer sempre pois as potencias dos rádios não são todas iguais e também o circuito de medição de RF deve ter um erro de pelo menos 2dB.
    Também tem a ver o APC ou controle automático de potencia que não é totalmente lineal e em uma ponta pode estar abaixando a potencia para conseguir maior throughput.

    Em definitiva o que vai te dar uma melhor referencia da eficiência de seu link acaba sendo o CCQ que deverá estar por cima de 90% porem não sei te disser qual seria o menor valor aceitável.


    Não encontrei na literatura UBNT nenhum procedimento que permita igualar Tx com Rx.

  6. #6

    Padrão

    obrigado pelas dicas, vou verificar o tilt do ap

  7. #7

    Padrão Re: Identificar problemas em um ptmp

    Lembra que zona de fresnel parcial também derruba sinal.

    Pode ter visada perfeita, mas se a zona de fresnel tá míseros 30% obstruído, sinal diminui nuns 3dBm.

    As vezes é vegetação que cresce e entra na zona de fresnel, mas onde se tem muita construção (Minha cidade tá em constante construção, em todo quarteirão tem alguma coisa construindo o ano todo) as vezes surge telhado ou muro mais alto, ou as vezes a parede já estava lá, mas foi instalado um rufo metálico, e isso reflete RF pra caramba, o concreto irregular de chapisco reflete um pouco mas metal retinho (Rufo costuma ser bem reto) reflete muito, tanto que o refletor das antenas de maior ganho pra PTP é só uma chapa de metal. Alias, vegetação seca também atrapalha bem menos na zona de fresnel que vegetação verde.

    As vezes é questão de subir a CPE do cliente 1 ou 2 metros, as vezes colocar em outra parte do telhado (Mas cuida isso, o próprio telhado pode ficar na zona de Fresnel, quando mais perto da torre menos a zona de Fresnel, mas pra 1km falamos em zona de Fresnel de 3,5m, então a CPE teria que ficar a pelo menos metade disso do telhado, ou seja, 1,7m de altura! Quem coloca CPE em caninho de 50cm tá pedindo pra ter muita perda de pacote e o PTMP que em tese teria capacidade pra trafegar 60Mbps acaba conseguindo trafegar 20Mbps e com jitter grande (Um ping de 4ms, outro de 140ms).

    Quando não tem como melhorar a instalação, colocando ainda mais alto, o jeito é perder esse cliente, 1 cliente com sinal -72dBm atrapalha o mesmo que talvez 15 clientes com sinal -60dBm (Que já é ruim pra MCS15, devia ficar nos -55dBm pra chamar de perfeito).

  8. #8

    Padrão Re: Identificar problemas em um ptmp

    A obstrução da zona de Fresnel afeta os dois path, Tx e Rx por igual. Não é esse o problema do colega.

  9. #9

    Padrão

    gente me tirem uma duvida , se O AP Transmite 43 dBm de EIRP, e o Cliente tem 48 dBm de EIRP, neste cenario temos 5dBm de diferença, seria isso o motivo de Sinal Cliente RX e Sinal AP Tx, terem essa diferença ? ou não tem nada a ver ?

  10. #10

    Padrão Re: Identificar problemas em um ptmp

    Sim, tem todo a ver, é isso que acontece se vc tem um AP com antena setorial e um cliente com antena parabólica por exemplo, ambos usando mesmo radio. mesmo usando os mesmo equipamento , uma diferença de ate 1,5 dB entre ambos poderia estar dentro do erro do equipamento (não sei e não temos informação da precisão do sistema de medição de sinal dos rádios).

  11. #11

    Padrão Re: Identificar problemas em um ptmp

    Citação Postado originalmente por colatino Ver Post
    gente me tirem uma duvida , se O AP Transmite 43 dBm de EIRP, e o Cliente tem 48 dBm de EIRP, neste cenario temos 5dBm de diferença, seria isso o motivo de Sinal Cliente RX e Sinal AP Tx, terem essa diferença ? ou não tem nada a ver ?
    Sim
    Não
    Talvez

    Imagine que esse seu AP de EIRP 43 dBm tem um painel de 20dBi (vou chamar de radio A) e o rádio cliente tenha uma antena de 23dBi (vou chamar de radio B)
    Em um enlace de 10km em 5.8Ghz, se dirrimir as perdas de sinal no ar dos dois rádios:

    A perda de sinal no ar é da ordem de: 127,7dBm (127dBm). {a perda no ar é tão grande quanto maior a distância e maior quanto maior a frequência}

    Portanto o sinal do rádio A recebido lá no rádio B é:

    EIRP de A (43dBm) - perda (127dB) + ganho antena de B (23dBi)

    43 - 127 + 23 = -61

    O sinal teórico medido em B seria de -61dBm

    Já o sinal de B recebido em A:

    EIRP de B (48dBm) - perda (127dB) + ganho antena A (20dBi)

    48 - 127 + 20 = -59

    O sinal teórico medido em A seria de -59dBm

    Perceba que a diferença de 3dB entre os sinal de um e outro. Essa diferença é tão maior quanto maior a diferença de EIRP entre os rádios.

    Quando se tem um PTMP com clientes em diversas distâncias, essa perda no espaço livre é diferente para cada cliente. O que enseja uma diferença de sinal, mesmo com equipamentos idênticos.

  12. #12

    Padrão Re: Identificar problemas em um ptmp

    É isso mesmo!!!!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Sim
    Não
    Talvez

    Imagine que esse seu AP de EIRP 43 dBm tem um painel de 20dBi (vou chamar de radio A) e o rádio cliente tenha uma antena de 23dBi (vou chamar de radio B)
    Em um enlace de 10km em 5.8Ghz, se dirrimir as perdas de sinal no ar dos dois rádios:

    A perda de sinal no ar é da ordem de: 127,7dBm (127dBm). {a perda no ar é tão grande quanto maior a distância e maior quanto maior a frequência}

    Portanto o sinal do rádio A recebido lá no rádio B é:

    EIRP de A (43dBm) - perda (127dB) + ganho antena de B (23dBi)

    43 - 127 + 23 = -61

    O sinal teórico medido em B seria de -61dBm

    Já o sinal de B recebido em A:

    EIRP de B (48dBm) - perda (127dB) + ganho antena A (20dBi)

    48 - 127 + 20 = -59

    O sinal teórico medido em A seria de -59dBm

    Perceba que a diferença de 3dB entre os sinal de um e outro. Essa diferença é tão maior quanto maior a diferença de EIRP entre os rádios.

    Quando se tem um PTMP com clientes em diversas distâncias, essa perda no espaço livre é diferente para cada cliente. O que enseja uma diferença de sinal, mesmo com equipamentos idênticos.
    sem contar que conforme a modulação, a potência de saída muda.

  14. #14

    Padrão Re: Identificar problemas em um ptmp

    adicionei +1 rocket com outra basestation de 20 dbi de 90° de abertura (identica ao outro ap ) um pouco mais acima na torre, e verifiquei que clientes que o sinal chegava em -72 caiu para -65 vindo desse novo ap, deixei o outro ap ligado a fim de comparar os clientes. porém ainda existem clientes que o sinal de recepçao no AP continua entre -70 a -72, o que me leva a crer que o problema esteja realmente nos clientes. zona de fresnel, distancia, perca de potencia. nao sei são tantas variaveis....

  15. #15

    Padrão Re: Identificar problemas em um ptmp

    Isso não tem nada a ver com sua pergunta inicial de diferenças entre Tx e Rx e sim com percas no enlace.

  16. #16

    Padrão

    Tive um problema parecido e além da questão dos ganhos de potência dos rádios serem diferentes eu, por curiosidade, troquei o local onde tinha fixado a antena, para outra parede do outro lado da residência e consegui uma melhora.