+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvidas sobre Switch e vlan

    Boa noite pessoal!

    Estou com a seguinte duvida, instalei um switch CRS317 onde queria conectar os link da operadora nele, a OLT e a RB.

    Porém estou com uma duvida em relação a VLAN, preciso configurar a VLAN 2345 para receber o link, fiz tudo conforme li na wiki porém acredito que não entendi corretamente, pois o link não passa por ele.

    Alguém teria um exemplo funcional para que eu pudesse olhar e saber o que estou errando? Pois já fiz de todas as formas que pude pensar e nada faz ele trafegar pelo switch.



    Desde já agradeço!

  2. #2

    Padrão

    POde configurar a VLAN na interface do Routerboard. O switch vai ser transparente. Em realidade nao vai precisar switch se receber o link direto com a routerboard e na saída dele vai a OLT

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas sobre Switch e vlan

    Citação Postado originalmente por RedSkull Ver Post
    Boa noite pessoal!

    Estou com a seguinte duvida, instalei um switch CRS317 onde queria conectar os link da operadora nele, a OLT e a RB.

    Porém estou com uma duvida em relação a VLAN, preciso configurar a VLAN 2345 para receber o link, fiz tudo conforme li na wiki porém acredito que não entendi corretamente, pois o link não passa por ele.

    Alguém teria um exemplo funcional para que eu pudesse olhar e saber o que estou errando? Pois já fiz de todas as formas que pude pensar e nada faz ele trafegar pelo switch.



    Desde já agradeço!
    Bom dia! Tu precisa configurar as VLANS TAG no SWITCH e na RB tu só vai configurar uma VLAN normal mesmo. Qualquer dúvida, me procura 87 99177-5939 ou entao vai postando ai que vou ajudando

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    POde configurar a VLAN na interface do Routerboard. O switch vai ser transparente. Em realidade nao vai precisar switch se receber o link direto com a routerboard e na saída dele vai a OLT
    No caso quero utilizar o switch devido a routerboard ter apenas duas portas SFP, num futuro, acredito que entrará mais duas operadoras, ai já não conseguiria dessa forma, infelizmente.

    Mas direto na routerboard, funcionou que é uma beleza, o maior problema está sendo usar pelo switch mesmo. =/

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    Bom dia! Tu precisa configurar as VLANS TAG no SWITCH e na RB tu só vai configurar uma VLAN normal mesmo. Qualquer dúvida, me procura 87 99177-5939 ou entao vai postando ai que vou ajudando
    Boa tarde!
    No caso, eu deixo a VLAN que a operadora me informou como tag e só crio outra vlan(diferente da operadora) na routerboard?

    Vou tentar dessa forma, mas qualquer coisa te dou um alô lá no whatsapp

    Obrigado!

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas sobre Switch e vlan

    Bom dia,

    Tem um post que fiz a muito tempo referente a vlan entre cisco e mikrotik, segue o link: https://under-linux.org/showthread.php?t=185804

    Mas se você quer transportar essa vlan, deve ter criado a vlan 2345 no switch tmbm, e a porta que conecta seu switch na olt deve estar como trunk e acesso pra essa vlan.

  6. #6